Em 2023, a publicidade apresentou alta em investimento pelo quarto ano consecutivo, crescendo 8% e atingindo o patamar de R$ 80 bilhões. É o que mostra o material “Inside Advertising: O que passado e presente indicam para o futuro da publicidade”, última edição do Data Stories, conteúdo temático lançado bimestralmente pela Kantar IBOPE Media.
Um dos principais insights do estudo aponta que, embora a maioria dos setores tenha apresentado movimentos positivos, os dois maiores crescimentos percentuais vieram de setores que oferecem entretenimento. São eles: Mídia e Conteúdo (+ 30%) e Cultura, Lazer, Esporte e Turismo (+27%)
Leia Mais:
- YouTube foi a plataforma de vídeo mais assistida no Brasil em 2023, aponta Kantar IBOPE
- Kantar IBOPE Media aponta as tendências e previsões para o mercado de mídia em 2024
- 90% dos brasileiros consomem algum formato de áudio, aponta Kantar IBOPE Media
- Conteúdo em vídeo atingiu 99,2% dos brasileiros no 1º semestre de 2023, aponta Kantar IBOPE Media
- Confira quais são as marcas mais valiosas do mundo, segundo o Kantar BrandZ 2023
Mesmo com a disputa pelo tempo livre do consumidor aquecendo a publicidade, cinco segmentos mais tradicionais ainda concentraram 51% da verba, de acordo com a Kantar IBOPE Media: Comércio (18%), Serviços (10%), Financeiro (9%), Mídia (7%) e Beleza (7%).
Para reter a atenção do consumidor, a estratégia de presença cross-media, que usa vários pontos de contato, foi a principal saída encontrada pelas 10 marcas mais valiosas do “BrandZ 2024”, pesquisa realizada pela Kantar. Neste cenário, as empresas usaram, em média, seis dos sete meios publicitários.

Um dos maiores crescimentos dos investimentos em publicidade está no setor de entretenimento. Foto: Unsplash
Em relação à localização, o eixo São Paulo-Rio lidera o share entre as praças brasileiras, com 19% e 7%, respectivamente. Ainda assim, altas de 10% ou mais foram registradas tanto no Sudeste, como no Nordeste e no Sul, mostrando o início de uma descentralização dos investimentos da publicidade, que historicamente foram concentrados no eixo São Paulo-Rio.
Kantar IBOPE: Projeções para o futuro
O ano de 2024 traz cenários promissores para a publicidade, de acordo com o estudo. A pesquisa “Marketing Trends”, realizado pela Kantar IBOPE Media em parceria com o Meio & Mensagem, mostra que mais de 90% dos CMOs pretendem investir igual ou mais do que no ano passado.
O mesmo estudo também mostra que, entre os líderes de marketing, 43% investirão mais em TV Conectada (CTV), 60% apostarão mais em vídeo como um todo e 55% afirmam que o maior ponto de atenção do ano será a unificação de métricas sobre a jornada cross-media para otimização dos investimentos.