O novo disco de Beyoncé é o assunto desta sexta-feira (29) no universo da música. A superestrela liberou o disco “Renaissance Act I” em todas as plataformas de áudio. Em seu novo projeto, a cantora se inspira em artistas e movimentos culturais da década de 1990, trazendo samples e elementos que dominaram as pistas de dança naquela época.
LEIA MAIS:
- Após lançamento oficial, Beyoncé comenta vazamento de “RENAISSANCE”
- Beyoncé renasce poderosa em “RENAISSANCE”, seu novo álbum
- Beyoncé agradece seu tio gay por inspirar novo disco: “minha madrinha”
- Novo single da Beyoncé? “CHURCH GIRL” ganha destaque nas playlists do Spotify
As 16 novas faixas homenageiam nomes como Robin S, cantora que ficou entusiasmada com o uso de sua música “Show Me Love”, de 1993, no lead-single do novo álbum de Beyoncé, “Break My Soul”. Mas nem todos os artistas celebrados por Queen B receberam os tributos da mesma forma.
A cantora Kelis, de 42 anos, é conhecida por sucessos como “Bossy” e “Milkshake” criticou a estrela global por não ter sido avisada do uso da música “Get Along With You”, de 1999, em “Energy”, quinta faixa do novo projeto de Beyoncé.
Essa, porém, não é a única reclamação de Kelis, que acusou Pharrell Williams e Chad Hugo, do Neptunes, com quem ela trabalhou em seu primeiro disco, de não creditá-la na música original e usar a canção 20 anos depois, sem avisar.
No dia 25, Kelis comentou em uma publicação no Instagram, que noticiava o uso do sample no novo álbum de Beyoncé:
“Minha mente também está explodindo porque o nível de desrespeito e total ignorância de todas as 3 partes envolvidas é surpreendente. Eu ouvi sobre isso da mesma forma que todo mundo fez. Nada é o que parece, algumas das pessoas neste negócio não têm alma ou integridade e enganam a todos.”
Kelis se revoltou contra Beyoncé e os produtores nas redes soicais
Kelis também publicou alguns vídeos em seu Instagram acusando Beyoncé e o duo de produtores de não avisá-la sobre o sample. Ela disse que Williams foi “mesquinho” e agiu de tal forma para irritá-la. “Tenho o direito de ficar frustrada”, disse a artista.
A cantora de R&B falou que Bey, assim como outros artistas, já a “copiou antes” e deveria ter pedido sua permissão antes de usar a música. “A questão é que não somos apenas artistas femininas, artistas femininas negras em uma indústria – não há muitas de nós”, disse ela. “Nós nos conhecemos, nos conhecemos, temos amigos em comum. Não é difícil. Ela pode entrar em contato, certo?”, declarou Kelis no vídeo.
“Por que? Porque ninguém teve a decência humana de ligar e dizer, ‘Ei, nós gostaríamos de usar seu registro.’ A razão pela qual estou irritado é porque eu sei que foi de propósito.”
Kelis engrossou o tom de suas críticas a Pharrell e Chad. “Ele (Pharrell) tem créditos de composição em meus discos, todos os meus singles coincidentemente, e ele nunca escreveu uma música e letra por dia em sua vida”. Ela alega que foi vítima de um golpe dos produtores quando estava trabalhando em seus primeiros álbuns.
Em outro vídeo, ela falou sobre o “empoderamento” de Beyoncé:“A realidade é que todo esse empoderamento feminino só conta se você realmente fizer isso. Se você está realmente vivendo isso. Não apenas fale.”