Afinal, quem nunca quis dicas de sucesso para direcionar uma carreira artística no início? Boas práticas, estratégia e planejamento andam de mãos dadas com resultados positivos e a empresária Kamilla Fialho é especialista no assunto. Com mais de 19 anos de mercado musical e cases de sucesso com artistas como Kevin o Chris, Anitta, Lexa, Rebecca, entre outros, a sócia da K2L Empresariamento Artístico reuniu dicas para artistas que estão iniciando sua trajetória.
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Com base na pergunta “O que eu faria se estivesse começando na música hoje”, Kamilla apresenta, de forma simples, os melhores caminhos para os artistas terem sucesso.
Kamilla Fialho: “o que eu faria se estivesse começando na música?”
Para a empresária, o primeiro passo é buscar pessoas conhecidas.
“Primeiro, procuraria conhecidos que me indicassem onde buscar informação. Trocar ideia com os parceiros de profissão é essencial. Só eles terão vivências parecidas com as suas!”, diz Kamilla Fialho.
Em seguida, a sócia da K2L afirma: “depois de já ter entendido por onde começar, faria um plano de estudos. Incluiria, tanto as aulas (sejam gratuitas no YouTube ou cursos pagos) de business, quanto as musicais.”
Para Fialho, esse momento inicial fomenta a base para caminhos mais consistentes na música.“Alguns meses depois, já entendendo melhor o game e começando a compor com mais facilidade, começaria a busca por um produtor musical. Alguém que se encaixe no tipo de som que pretendo fazer.”
Kamilla Fialho destaca a importância do Planejamento Estratégico
Após encontrar um Produtor Musical, Kamilla aponta que é importante fazer um teste prévio das canções, além de estruturar o planejamento.
“Depois de achá-lo [o Produtor Musical], faria um teste drive de 3 músicas, sem intenção de lançá-las. Pra ver se deu match mesmo! Se sim, começaria a planejar os próximos 6 meses da minha carreira.”, afirma a empresária.
No entanto, um dos problemas recorrentes para artistas em início de carreira envolve o desafio para coordenar as contas financeiras. Observando esse problema, Kamilla destaca: “pra começar a planejar os 6 primeiros meses da minha carreira eu faria contas, antes de tudo! Quanto de dinheiro tenho pra investir no total? Esse total dividido por 6 dá meu valor por lançamento (podendo tirar um pouco de um mês e adicionar em outro, dependendo do propósito).”
Em paralelo, Kamilla também destaca a importância de estar filiado a uma Associação Musical (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro ou UBC) que possui papel fundamental para os titulares de Direito Autoral. O processo de filiação é gratuito e pode ser feito online.
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Kamilla Fialho pontua o diferencial das “escolhas inteligentes na música”
Após o planejamento financeiro e burocrático resolvido, Kamilla destaca as prioridades que os artistas precisam se atentar no início da carreira.
“Tenho R$300,00 por mês pra pagar tudo, logo, vou fazer escolhas inteligentes. Priorizaria a qualidade do meu trampo e o tráfego pago, ou seja, uma música muito boa, chegando pra muita gente. Não preciso de clipe, lanço só com a capa mesmo!”
Para a empresária, o ideal é testar esse formato para depois ampliar o investimento financeiro. “Depois de três lançamentos nesse molde, faria um clipe ou visualizer. Usaria meu celular pra gravar e já teria ideias pensando na falta de equipamento, mesmo! Sem inventar moda: simples e criativo. Continuaria investindo em Ads.”
A especialista pontua a importância das parcerias para ajudar a impulsionar esses resultados.
“Depois de 4 lançamentos bem impulsionados, sendo um deles com um visual maneiro, eu já começo a ser vista por colegas da área. É nessas horas que os parceiros vêm! SEMPRE tem um amigo do audiovisual, ou um conhecido designer que podemos fazer um acordo.”
Por fim, Kamilla ainda dá alternativas para os artistas que ainda não possuem parceiros disponíveis:
“Se eu não conseguir parceiros, vou fazer os dois últimos lançamentos do mesmo jeito: clipe do celular e Ads. A partir daí, já tenho um pequeno repertório e já entendi um pouco mais do meu branding pessoal, além da identidade, sonora e visual, como artista. Desse jeito, fica muito mais fácil de planejar minha comunicação.”
Em breve, Kamilla Fialho compartilhará mais dicas sobre o Planejamento de Comunicação para artistas. Para conferir, acesse o seu perfil no Instagram.