Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Kamilla Fialho apresenta dicas de lançamento para artistas no começo da carreira

A empresária, que conta com mais de 19 anos de experiência e diversos cases de sucessos, reuniu conselhos para quem está começando a trajetória no mercado musical
Kamilla Fialho apresenta dicas de lançamento para artistas no começo da carreira
Kamilla Fialho. Foto: Divulgação

Kamilla Fialho reuniu dicas para os artistas que estão no começo da carreira. A sócia da K2L Empresariamento Artístico tem mais de 19 anos de mercado musical e cases de sucesso com Kevin O Chris, Anitta, Lexa e Rebecca, entre outros, conta que boas práticas, estratégia e planejamento são pilares essenciais para o bom andamento de uma trajetória artística.

Leia Mais:

Com base na pergunta “o que eu faria se estivesse começando na música hoje?”, a empresária apresenta os melhores caminhos para o sucesso do primeiro lançamento. Para isso, antes de tudo, Kamilla pontua que é importante se colocar no lugar do fã e entender as necessidades deles. 

Kamilla Fialho: “O que eu postaria se estivesse começando como artista?”

A empresária já reuniu dicas sobre como chamar atenção nas redes sociais e como reciclar conteúdos para aplicativos diferentes. Dessa vez, Kamilla reuniu conselhos sobre o primeiro lançamento. Segundo a sócia da K2L Empresariamento Artístico, é comum entre artistas independentes divulgar um novo produto apenas pelo story e por uma postagem do feed no Instagram. No entanto, de acordo com ela, essa estratégia não é eficaz.

“Quando falamos em lançamento, seja de música ou produto, temos sempre que ter em mente a estrutura: pré lançamento, lançamento e pós-lançamento. O pré serve para gerar o burburinho, o lançamento é o momento que fica disponível e o pós serve de sustentação. Esse último é um dos mais importantes, porque, depois de lançado, não podemos esquecer, nem deixar para lá! Sei que, ao lançar, já estamos saturados daquilo, mas é essencial insistir. Pensa que para os seus fãs, ainda é novidade. Mesmo que você já tenha trabalhado nisso por meses!”

Kamilla Fialho apresenta dicas de lançamento para artistas no começo da carreira

Kamilla Fialho. Foto: Divulgação/K2L

Segundo Fialho, o pré lançamento é importante para gerar curiosidade. Para gerar a sensação de que tem novidade chegando existem alguns mecanismos famosos na indústria, como arquivar tudo no seu feed ou mudar drasticamente de visual. 

“Talvez para um primeiríssimo lançamento, não seja ideal sumir com todos os seus conteúdos, porque as pessoas ainda estão te conhecendo e você não pode deixar elas sem nada para bisbilhotar. A mesma coisa sobre mudar de visual, você ainda está construindo ele! Uma ideia seria começar a fazer postagens da sessão de fotos, que você fez para o lançamento (pode ser de celular, mas em um bom cenário e com roupa maneira). Esses conteúdos mais bem produzidos, em contraste com os de apresentação que postamos antes, vão, com certeza, chamar a atenção da galera! Esse é o momento que falamos do pré-save.”

A empresária lembra que não é fácil fazer as pessoas salvarem a sua música com antecedência, uma vez que esse mecanismo requer tempo e o consumidor moderno não quer perdê-lo. Para solucionar essa questão, Kamilla sugere alternativas simples e baratas. 

“Então como tornar o pré-save atrativo? Uma solução baratinha é fazer adesivos exclusivos. Todo mundo que fizer o pré-save vai receber na porta de casa, pelos correios, uma cartinha sua com um ou mais adesivos do lançamento. Junto com um print do pré-save na sua DM, pede também nome completo, endereço, e-mail dessas pessoas, porque, acredite, é importante mapeá-las para tê-las mais para frente”.

Ainda de acordo com Fialho, é importante o artista valorizar os fãs, os seguindo de volta e respondendo as mensagens. 

“Esses são seus superfãs. Valorize! Segue de volta, responde DM, não sejam vacilões/vacilonas. Depois de gerar burburinho com as fotos e ter uma campanha de pré-save bem feitinha, eu faria uma contagem regressiva nos stories — 5 dias está bom — e, finalmente, chegamos no dia de lançar!”  

Kamilla Fialho apresenta dicas de lançamento para artistas no começo da carreira

Kamilla Fialho. Foto: Divulgação/K2L

Kamilla compartilhou dicas sobre o Planejamento de Comunicação para artistas. Para conferir, acesse o seu perfil no Instagram.

Destaques

#Noticias

E ela não deixou quieto! Hailey Bieber fez questão de externar seu descontentamento ao descobrir a posição que a Billboard US elencou Justin Bieber...

#Noticias

O Coachella 2025 está marcado para os finais de semana dos dias 11 a 13 e 18 a 20 de abril e, aparentemente, os...

#Mercado

Em celebração ao dia da Consciência Negra e à força do movimento do Hip Hop no Brasil, o Museu da Cultura Hip Hop RS...