Você já sabe quando Jin, do BTS, será dispensado do exército coreano. Agora chegou a vez de J-Hope! O artista se alistou em abril deste ano, após lançar sua carreira solo com o álbum “Jack In The Box”, e desde então segue afastado das atividades. Para quem não sabe, o alistamento para servir as forças armadas é obrigatório entre os homens de 18 a 28 anos.
LEIA MAIS:
- BTS, NewJeans, BLACKPINK e mais K-Pop entram na lista de Top Grupos do Spotify em 2023
- BTS: Confira a tradução do discurso de Jungkook no MAMA AWARDS 2023!
- NewJeans, SEVENTEEN, BTS e mais! Veja os vencedores do 2ª dia de MAMA AWARDS 2023
Como funciona o alistamento militar na Coreia do Sul?
O tempo de serviço varia de 18 a 21 meses sob um sistema de recrutamento destinado a impedir ataques da rival Coreia do Norte. A lei concede isenções especiais a atletas, músicos clássicos e tradicionais, bailarinos e outros dançarinos, caso obtenham prêmios em determinadas competições e forem avaliados como tendo grande prestígio nacional. Estrelas do k-pop e outros artistas não estão sujeitos a tais privilégios.
Porém, em 2020, o BTS adiou seu serviço até os 30 anos depois que a Assembleia Nacional da Coreia do Sul revisou sua Lei do Serviço Militar, permitindo que artistas do segmento atrasassem seu alistamento.
Vale lembrar que houve um debate público acalorado em 2022 sobre a possibilidade de oferecer isenções especiais do serviço militar obrigatório para os membros do BTS, até que a BigHit, agência de gerenciamento do grupo, anunciou que todos os sete membros cumpririam suas funções.
LEIA MAIS:
- SM é acusada de plagiar álbum solo de V, do BTS, em projeto de idol famoso
- Vai voltar ou não? Relembre o que a HYBE disse sobre o retorno do BTS!
- Uau! Fãs notam transformações nos corpos de Jin e J-Hope, do BTS, após exército; confira!
Em dezembro de 2022, Jin se alistou aos 30 anos após revogar seu pedido para atrasar o recrutamento. Sendo assim, ele deve cumprir até junho de 2024. Tudo indica que ele seja liberado no dia 12, pouco antes do aniversário de 11 anos do BTS. J-Hope, por sua vez, seguiu o exemplo e se alistou em abril deste ano, a expectativa é que ele deixe o exército em 17 de outubro de 2024.
Suga iniciou em setembro, mas só voltará aos trabalhos em junho de 2025, pois escolheu o ‘serviço alternativo’. Isso significa que, em vez de cumprir seu serviço militar como ativo — igual os colegas –, ele estará no serviço público, trabalhando em escritórios governamentais, como Centro de Bem-Estar Comunitário, correios, escolas e delegacias de polícia.
Agora só faltam quatro integrantes. Em novembro, a BigHit declarou que os meninos já estão se preparando para o exército. A expectativa é que RM e V inicie no dia 11 de dezembro, e Jimin e Jungkook no dia 12. Caso seja confirmado, os quatro serão dispensados em junho de 2025.