in

Conteúdo em vídeo atingiu 99,2% dos brasileiros no 1º semestre de 2023, aponta Kantar IBOPE Media

O estudo feito pelo Cross-Platform ViewTM sobre o consumo dos conteúdos em vídeo no Brasil está na edição de julho dos Data Stories

Foto: Unsplash

Kantar IBOPE Media divulgou os primeiros insights do estudo do Cross-Platform ViewTM sobre o consumo dos conteúdos em vídeo no Brasil na edição de julho dos Data Stories. No documento consta que mais de 99% dos brasileiros foram impactados por conteúdos em vídeo no primeiro semestre de 2023. 

O número reforça a diversidade e o alcance do conteúdo consumido neste formato no país. Pela primeira vez, é possível ver não apenas o consumo nacional, como também a realidade local de seis regiões metropolitanas do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.  

Foto: Unsplash

Leia Mais:

No estudo ‘Aquarelas de Vídeo do Brasil – Explorando o Consumo Cross-media no País’ é possível verificar que em cidades como Rio de Janeiro e Curitiba, a média de alcance foi maior do que a  nacional e chegaram a 99,6%. Os números ainda mostram que nenhuma outra mídia tem tanto poder de abrangência e penetração quanto o vídeo no país. 

Os dados dizem respeito tanto a vídeos distribuídos por TV Linear (redes de TV abertas e por assinatura) quanto online, que podem chegar ao consumidor das mais variadas maneiras, como smartphones, tablets, computadores e  aparelhos de TV conectados à internet.

Realidades Locais

Os dados do Kantar IBOPE Media compilados pela Cross-Platform ViewTM ainda mostram que, no âmbito nacional, a TV Linear (redes de TV aberta e por assinatura) lidera a distribuição de conteúdo em vídeo, com uma participação de 77% no share – os 23% restantes são dedicados à audiência de vídeo online.

Segundo o estudo, em algumas cidades, como no caso de Belo Horizonte, a TV Linear  ocupa 85% do share, enquanto no Distrito Federal a participação dos vídeos online foi bem maior do que a média brasileira no mês de junho. Por lá, 27% de todo conteúdo em vídeo consumido chega por meio da internet.

Foto: Unplash.

A pesquisa também mostra que os vídeos online são consumidos por uma enorme variedade de aparelhos, como TVs conectadas, smartphones, tablets e computadores de mesa. Em Curitiba, por exemplo, 41% dos vídeos online são assistidos por smartphones, um dos maiores índices do país.

Entre as seis regiões metropolitanas atualmente disponíveis no Cross-Platform ViewTM, Belo Horizonte é a cidade com o maior share de consumo de vídeo online via desktop: 12%.

Tela grande

Apesar do grande consumo por celulares ou tablets, os aparelhos de televisão ainda são os mais usados pelos brasileiros para assistir vídeos online, de acordo com o documento.

Os dados do Kantar IBOPE Media, compilados pela Cross-Platform ViewTM, mostram que neste primeiro semestre os brasileiros gastaram em média 3,3 horas todos os dias consumindo vídeos online pelos aparelhos de TV, enquanto a média total dos  devices chegou a 2,18 horas – uma diferença de 44 minutos. Em Belo Horizonte, a diferença é ainda maior: 58 minutos a mais vendo vídeo online pela TV do que por outros aparelhos.

Ainda segundo o estudo, a sobreposição de alcance dos conteúdos mostra a diversidade dos meios utilizados pelos brasileiros para consumir vídeo. Em um dia normal, os brasileiros consomem 49% dos vídeos pela TV, numa combinação entre conteúdos que chegam pelas antenas, pelo cabo ou online. O restante, 15%, é exclusivamente online. 

O documento ainda aponta que em  Curitiba, o conteúdo exclusivamente online chega a 20%, recorde no país. Já em um dia típico, ao menos 15% do alcance dos vídeos é exclusivo online e 20% combinado com a TV Linear.

Foto: Unsplash.