Depois de diversos questionamentos dos usuários sobre o algoritmo de hierarquia das informações dentro do feed do Instagram, a plataforma está testando silenciosamente uma solução para o seu feed chamado de “Favoritos”, revelou o The Verge.
> #PoplineBizTrends: João Gomes e Lil Nas X no topo do Reels
De acordo com Alessandro Paluzzi, um desenvolvedor móvel que postou pela primeira vez sobre o novo recurso no Twitter, o “Favoritos” permite categorizar suas contas mais importantes do Instagram (amigos e criadores) como suas prioridades, para que suas postagens cheguem “em primeiro lugar” em seu feed.
#Instagram is working on “Favorites” 👀
ℹ️ Posts from your favorites are shown higher in feed. pic.twitter.com/NfBd8v4IHR
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) September 9, 2021
Ainda de acordo com a publicação, se esse recurso parece familiar para alguns usuários, é porque o Instagram estava testando um recurso diferente de Favoritos em 2017, que permite limitar o público exato para cada postagem. Por exemplo: você pode compartilhar sua foto de casamento apenas com os favoritos designados, em vez de com todos os seus seguidores.
A interação de Favoritos de 2021, no entanto, oferece mais controle sobre o feed – informando ao Instagram quais contas são mais importantes para você. Afinal, o usuário pode seguir várias marcas e criadores diferentes em sua conta, mas não prioriza necessariamente o conteúdo deles no mesmo nível que seus amigos e familiares mais próximos.
Leia mais:
- Entenda como conseguir o selo de verificado no Instagram
- Instagram: campanha de segurança e privacidade para geração Z
- Instagram anuncia fim do ‘arrasta para cima’; entenda
Como funciona atualmente?
Atualmente, o Instagram classifica a ordem do feed pelas postagens mais recentes e compartilhadas das pessoas que você segue, além de outros “sinais” como a probabilidade de você se envolver com uma postagem, de acordo com a postagem no blog da empresa de junho de 2021 sobre seu algoritmo.
Embora o usuário possa “gostar” de muitas postagens que vê, esses podem não ser o conteúdo que ele realmente está procurando, mas podem estar enviando ao Instagram todos os sinais errados sobre o que realmente deseja ver em seu feed.
Não está claro se esse recurso “Favoritos” se tornará um recurso oficial ou se mudará antes de ser implementado de forma mais ampla. Enquanto isso, talvez você veja esse recurso no menu da sua conta, logo abaixo de “Amigos próximos” – um recurso que permite controlar com quem você compartilha suas histórias. A plataforma não retornou ao pedido de contato do The Verge.