Foto: NeONBRAND/ Unsplash/Montagem POPline.Biz
in

Entenda como conseguir o selo de verificado no Instagram

Confira um compilado de informações sobre o que você deve ter em mente ao solicitar a verificação na plataforma

Conseguir o selo de verificado do Instagram é o sonho de consumo de muitos artistas, principalmente nesse momento de boom das redes sociais. Durante os últimos meses, a plataforma fez algumas atualizações para melhorar o processo de aplicação para obter a verificação. Por isso, no Guia MM deste sábado (04), o POPline.Biz é Mundo da Música preparou um compilado de informações sobre o que mudou, o que você deve ter em mente ao solicitar a verificação na plataforma, além de outras respostas a perguntas frequentes sobre o selo.

O que é a verificação?

Em sua essência, a verificação é uma forma de as pessoas saberem que as contas notáveis que estão seguindo ou que estão procurando são exatamente quem elas dizem ser. É uma forma de as pessoas saberem quais contas são autênticas e notáveis. Segundo a plataforma, “o selo de verificação não é um endosso do Instagram e não o consideramos um símbolo de importância”.

“Como parte de nosso trabalho contínuo em equidade, revisamos o nosso processo de verificação e descobrimos que algumas pessoas estavam com dúvidas em relação ao objetivo da verificação, como as contas são verificadas e se a verificação afeta a forma como uma conta é tratada no Instagram e no Facebook“, destaca o Instagram.

Assim, a plataforma resolveu tornar mais fácil para as pessoas solicitarem a verificação, através da atualização do formulário no aplicativo. “Fizemos mudanças para que elas possam entender melhor as informações que precisam ser enviadas para solicitar a verificação, e para oferecer mais transparência sobre nossos requisitos. Esses requisitos são os mesmos para Instagram e Facebook”, explica.

Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Como eu posso ser verificado?

Para ser verificado, você deve seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade. No processo de aplicação (disponível no próprio aplicativo), são exigidos os seguintes requisitos:

  • Sua conta deve representar uma pessoa real, uma empresa registrada ou uma entidade.
  • Sua conta deve ser a presença única da pessoa ou empresa que ela representa. Entidades notáveis (por exemplo, organizações ou veículos de imprensa) também são elegíveis.
  • Apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceção para contas específicas de idiomas distintos.
  • Sua conta deve ser pública e ter uma biografia, foto de perfil e pelo menos um post.
  • Sua conta deve representar uma pessoa, marca ou entidade bem conhecida e frequentemente pesquisada.
Foto: Reprodução/Instagram

“Verificamos contas que aparecem em múltiplas fontes da imprensa. Não consideramos o conteúdo pago ou promocional como fontes de notícias. Recentemente expandimos, tanto para para Instagram quanto para Facebook, nossa lista de fontes de notícias para incluir veículos mais diversificados, como por exemplo publicações voltadas para a comunidade negra, LGBTQIA+ e Latina e mais veículos de outras partes do mundo”, revela o Instagram.

Com essas atualizações, os usuários agora também podem compartilhar informações sobre sua audiência, a região onde é mais popular, além de adicionar até cinco matérias publicadas pela imprensa para ajudar a equipe da plataforma a ter mais contexto ao revisar pedidos de verificação de conta.

Leia mais:

O que a verificação do Instagram significa e NÃO significa?

Em resumo, a verificação sinaliza autenticidade. Segundo o Instagram, ser verificado não significa que seu conteúdo seja favorecido pelo sistema em termos de onde ele aparece.

“Tentamos assegurar a imparcialidade no processo de verificação, baseando-nos em fontes como cobertura de imprensa confiável e examinando o impacto cultural da pessoa em questão. Por exemplo: essas contas atualmente fazem parte do que as pessoas em sua respectiva comunidade estão falando? Elas tiveram conteúdo que há pouco se tornou viral?”.

Infelizmente, a plataforma sabe que as contas verificadas podem apresentar um risco de segurança para seus donos. Hackers podem tentar tomar o controle de uma conta verificada para comercializar o perfil com base no selo e número de seguidores.

Por isso, eles recomendam que as contas verificadas ativem a autenticação de dois fatores para se protegerem contra hackers e que as pessoas fiquem atentas quanto à fraudes e perfis que possam estar se passando por você.

Posso transferir meu selo de verificação para outra conta?

As contas verificadas não podem mudar o nome da conta ou transferir essa verificação para uma conta diferente. O objetivo do selo de verificação é que as pessoas saibam que a conta foi analisada e nós confirmamos que elas são quem dizem ser.

O que acontece quando uma verificação é suspeita ou mal-intencionada?

Se for descoberto pela plataforma que a verificação foi adquirida de forma indevida, ou que uma pessoa está vendendo contas verificadas a outros, o Instagram declara que “tomaremos as devidas providências”.

“Realizamos varreduras regulares tanto dentro como fora da plataforma para encontrar e remover indivíduos mal-intencionados do Instagram. Estamos sempre fazendo mudanças para melhorar a experiência de todos no Instagram e no Facebook, e esperamos que esta publicação ajude a explicar mais detalhes sobre como a verificação funciona na plataforma”, finaliza.

 

Escrito por Rafa Ventura

Drake bate próprio recorde e detém melhor estreia da história do Spotify

Angelina Jolie revela história tensa com Brad Pitt e Harvey Weinstein