Após ser denunciado publicamente via rede social pelo empresário e gestor artístico de Dilsinho, Mumuzinho, Menos é Mais e outros artistas, Andriws Moraes, sócio da GH Music, o Hotel ibis Styles São Mateus, no Espírito Santo, se pronunciou por meio de nota de esclarecimento. Em uma publicação no seu perfil no Instagram, neste domingo (23), o empresário relatou o preconceito sofrido por músicos dentro do hotel.
> Empresário de Dilsinho e Mumuzinho denuncia preconceito sofrido por músicos no hotel ibis
Segundo o empresário, hotel retirou todos os itens que normalmente são disponibilizados nos frigobares dos quartos e ao tentar comprar uma água, após chegar de um show de madrugada, ele foi informado que precisaria pagar no ato. “Constrangedor e totalmente descabido uma rede que tem hotéis espalhados por todo o mundo ter, ainda hoje, essa postura“, declarou.
“Eu disse que não levava carteira pro show e perguntei porque eu teria que pagar no ato. Ele [o recepcionista] respondeu que “bandas tem pagar na hora”, questionei de novo a atitude, ressaltei que isso era preconceito e ele finaliza “também não acho certo mas estou aqui só cumprindo ordens do gerente”, escreveu Andriws.
E completou: “Ele respondeu que ‘bandas tem pagar na hora’, questionei de novo a atitude, ressaltei que isso era preconceito e ele finaliza: também não acho certo mas estou aqui só cumprindo ordens do gerente”.
O hotel ibis Styles São Mateus informou que, por padrão, todos os quartos mantêm o frigobar desabastecidos. “Além disso, é uma política da marca e um procedimento regular cobrar diretamente qualquer item de consumo extra. Lamentamos qualquer divergência na interpretação de nossos protocolos”, destacou em nota.
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Entenda o caso
Após o incidente, o empresário se mostrou inconformado com o ocorrido, principalmente por não ter sido a primeira vez que vivenciou algo parecido. Segundo ele, já é tradicional os hotéis do Brasil fazerem um “limpa” em frigobares dos quartos disponibilizados para as bandas e todos que trabalham com música. “Muitas vezes nem um simples amendoim deixam nos quartos destinados a nós”.
Para ele, o que aconteceu (e vem acontecendo nos hotéis do país) é um “completo absurdo”. “Se de fato existe ou existiu esse comportamento por parte das bandas, seja de pagode ou não, cabe aos hotéis cobrarem das produtoras que se responsabilizaram pelas reservas e essas repassam para os escritórios o débito em aberto, simples assim. Agora ser tratado dessa forma é totalmente descabido e constrangedor! Nós da música temos que sempre relatar esse tipo de atitude!”, escreveu.
“Já basta o poder público e a sociedade achar que nosso segmento é secundário e nos relevar sempre a segundo plano como temos visto durante toda essa pandemia! Agora, além de estarmos nisso por hobby, viramos bandidos? Até quando seguiremos sendo tratados com tanto desrespeito?! Lamentável”, finalizou.
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Artistas e profissionais da música comentam
Dilsinho comentou na publicação consternado com a situação: “O respeito é pra todos! triste saber que ainda nos dias de hoje somos tratados com diferença entre as pessoas, isso não devia existir em nenhuma situação…”. Wander Oliveira, empresário e sócio da Workshow, respondeu: “@dilsinho concordo plenamente, não por ser de banda ou algo assim, por se tratar de pessoas”.
Dois integrantes do grupo Menos é Mais também se pronunciaram na publicação de Andriws, que também é empresário da banda. Ramon Alvarenga, declarou que o fato é uma “Triste realidade” e Jorge Farias declarou que é uma falta de bom senso. “O recepcionista já estava envergonhado, pois disse que já tinha recebido a mesma reclamação muitas vezes, e até hoje não fazem de nada pra mudar. Se soubesse como a estrada é desgastante…”, lamentou.
“A maioria dos hotéis são assim com a nossa classe. Absurdo esse preconceito e discriminação!”, escreveu Tairote, produtor do grupo.
Outro seguidor também declarou que o fato não acontece apenas no hotel ibis: “O pior de tudo é que isso ocorre em vários hotéis, e os artistas/músicos, mesmo passando por esse preconceito, retribuem tirando fotos e dando atenção aos hóspedes e funcionários”, escreveu Fernandinho.
Quem também se pronunciou foi Sergio Jr., nosso colunista, integrante e músico do Sorriso Maroto, “Também acho um absurdo!”, escreveu o músico. O cantor e compositor Tiee, declarou que acha o que ocorreu “Lamentável!!!”, e Suel parabenizou Andriws pela atitude de denunciar:
“Parabéns pela atitude de expor esse tipo de situação, irmão. Essas coisas acontecem quase sempre e isso tá muito errado! Merecemos respeito”, escreveu Suel.
Paulo Pimenta, diretor da bpmcom, empresa que assessora grandes artistas como Anitta, Juliette, Thiaguinho e Maria Rita, também se pronunciou na publicação: “Sendo banda ou não banda, tendo DNA de música ou sendo dono de rádio, o que vale é o código de defesa do consumidor. O relato fere um dos 9 direitos básicos. Número 4: métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços. A regra é clara. Tá errado. Se vale pra um. Tem que vale pra todos. Corrijam. Peçam desculpa. Água mata a sede, não resolve o problema”.