Na frequência do momento, a Curseria, plataforma de ensino a distância que oferece cursos ministrados por personalidades e autoridades no mercado, em parceria com o B9, anunciaram o curso “Podcast: da Concepção à Monetização”, comandado pelas hosts do programa Mamilos, Ju Wallauer e Cris Bartis. As inscrições estão abertas.
> Exclusivo: Maria Gadú é a nova professora da Curseria
O curso chega com o objetivo de conduzir os alunos da edtech pelo universo desse novo segmento da comunicação e gerar autonomia para que possam ampliar seus repertórios técnicos e produzirem seus próprios conteúdos. Dessa forma, a novidade é indicada para profissionais que querem se aprofundar no formato e impulsionar seus negócios, ouvintes e admiradores de podcasts, ou para aqueles que desejam explorar essa ferramenta e fazer dela uma nova fonte de renda.
“É inegável que, nos últimos anos, o mercado de podcasts cresceu abruptamente, seja pela funcionalidade de seu formato ou pelas consequências da pandemia, que impulsionou as pessoas a descobrirem novos interesses e a encontrarem novos caminhos para o entretenimento, conhecimento e acesso a informações de qualidade”, ressalta Juliana Geve, diretora de comunicação da Curseria.
Segundo uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE, 57% dos brasileiros passaram a ouvir podcasts em meio à crise do novo coronavírus. E se engana quem pensa que este tipo de mídia cresceu apenas nesse período. De acordo com um relatório da Voxnest, em 2019, o Brasil foi apontado como o “País do podcast”, ocupando o segundo lugar no ranking mundial de consumo desse canal, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Olhando para o futuro, os podcasts foram apontados pela Kantar como tendência para o mercado em 2022. E neste contexto, mais do que consumir os programas já disponíveis nas principais plataformas de áudio e vídeo, as pessoas tendem a empreender e investir dentro da área. Dados da PodPesquisa apontam que 24,8% dos podcasters brasileiros já têm algum tipo de renda oriunda de seus programas.
“Um de nossos objetivos como plataforma de ensino é antecipar tendências e atender às necessidades de nossos alunos e do mercado. Percebemos que os brasileiros desejam não apenas consumir podcasts, mas produzi-los. A grande dificuldade é que eles ainda não sabem como fazer. O curso surge para suprir os desejos e as necessidades deste público, que inclui desde jovens e adultos interessados no tema até empresas que desejam capacitar sua equipe e marcas que buscam impulsionar os negócios”, explica Juliana.
Protagonismo do poscast no Brasil
Ju Wallauer e Cris Bartis são sócias do B9 e responsáveis pelo sucesso do programa Mamilos e assumem uma posição de protagonismo hoje no universo do poscast brasileiro. As novas professoras da edtech vão transmitir seus conhecimentos a partir de conceitos, ensinamentos práticos e análise do cenário nacional.
“Estamos felizes com esse novo projeto, no qual poderemos mostrar o universo de possibilidades por trás dos podcasts. Este é um mercado em ascensão, e sentimos isso na pele nos últimos anos. Certamente temos muito a agregar para aqueles que querem investir nesse segmento, mostrando os desafios a serem enfrentados e os melhores caminhos para a construção de um podcast”, destaca Ju.
A novidade chega para mostrar o potencial de crescimento do mercado de podcasts no Brasil e encorajar aqueles que querem investir nesse tipo de negócio. “Desenvolvemos um curso para que os alunos desenvolvam visão estratégica não somente sobre conteúdos, mas também sobre negócios. Queremos profissionalizar nossos alunos para que eles entendam sobre esse mercado democrático e ao mesmo tempo desafiador, que exige reinvenção, criatividade e relevância”, ressalta Cris Bartis.
Leia mais:
- Ouvir offline: Deezer disponibiliza função de download para Podcasts
- Spotify cria plataforma para acelerar crescimento de podcasts no Brasil
- Podcast: consumo cresce 24% no Brasil, aponta Deezer
- Spotify e Anchor: parceria em recurso interativo para podcast
Entenda como será o curso
Seguindo formato de trilha, o curso conta com 19 aulas, nas quais os alunos poderão aprender sobre assuntos como a evolução do rádio e a era dos podcasts, os formatos e tipo de linguagem, a concepção de ideias, a definição de conteúdo, as plataformas, e até mesmo como ganhar dinheiro com o seu novo negócio.
Cabe acrescentar que em todas as aulas as professoras trarão sugestões de outros conteúdos, entre podcasts, livros, filmes e vídeos, que vão complementar ou acrescentar algo nos temas abordados. Os alunos da Curseria também contarão com materiais de apoio disponibilizados em PDF para download, com a compilação dos pontos centrais das aulas, informações complementares, exercícios e outros conteúdos que estendam a experiência de aprendizado.