O universo do Metaverso, uma das principais apostas de Mark Zuckerberg que até alterou o nome do grupo Facebook para “Meta” em 2021, ganha cada vez mais adeptos. A prova disso é que a gigante do rádio norte-americano, iHeartMedia que revelou seus próprios planos para estabelecer a sua presença no Metaverso.
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De acordo com o MBW, o iHeart planeja criar eventos e experiências do iHeart no Roblox e também está se comprometendo a lançar o que chama de “comunidades tokenizadas para seus usuários e criadores” ao “construir um novo token que incentivará e recompensará a comunidade de criadores do iHeart de novas maneiras”.
A iHeart também diz que esse token dará “aos fãs acesso exclusivo a ofertas em suas múltiplas plataformas”. Uma série de tokens não-fungíveis (NFTs) colecionáveis também serão baseados nos NFTs do iHeartRadio Music Festival, lançados anteriormente pela iHeart, em parceria com a plataforma de NFTs OneOf em setembro de 2021.
A empresa afirma que “também usará seu alcance de mais de 90% dos americanos todos os meses e forte engajamento líder do setor” para criar o que diz ser a “consciência e as demandas necessárias para trazer novas plataformas metaverso e web3 para o mercado”.
Segundo o MBW, a expansão da iHeart para o metaverso ocorre dois anos depois de ter feito um “investimento significativo” em Inteligência Artificial. De acordo com o All Access, essas mudanças lideradas por Inteligência Artificial tiveram um custo para a equipe humana da iHeart, com nada menos que 57 funcionários nomeados – principalmente talentos no ar – à procura de novos trabalhos em janeiro de 2020.
O chamado “Metaverso” – um mundo virtual conceitual – tem se tornado cada vez mais falado no mundo da música na era da pandemia. No entanto, os mundos virtuais prevalecem há muito tempo no negócio de videogames, com um pioneiro discutível sendo a Rockstar Games, cujas franquias de sucesso de bilheteria no formato de mundo aberto Grand Theft Auto e Red Dead Redemption oferecem paisagens virtuais expansivas para explorar e interagir.
De fato, dois dos maiores jogadores neste espaço virtual em 2022 ainda são empresas de videogames, incluindo a fabricante de Fortnite Epic Games e a Roblox Corporation, controladora do fenômeno de jogos Roblox. O Fortnite e o Roblox atraem um grande público. Foram 350 milhões de jogadores registrados em maio de 2020 para o Fornite, e 47 milhões de usuários ativos diários em agosto de 2021 para Roblox.
Ambos os produtos permitem que os usuários joguem, assistam a shows e se comuniquem virtualmente com outros jogadores.
Bob Pittman, presidente e CEO da iHeartMedia, disse: “Embora haja uma série de ótimos novos produtos para o metaverso e web3 de uma ampla gama de criadores, com nosso alcance de público incomparável, várias plataformas e nossos confiáveis hosts de transmissão e podcast, a iHeartMedia está posicionada de forma única para criar a conscientização, a compreensão e a demanda do consumidor necessárias para que esses novos produtos e plataformas sejam bem-sucedidos.”
“Vemos isso como uma oportunidade única de atender às necessidades de nossos ouvintes, fornecer uma nova e importante camada de crescimento para a empresa e ajudar a desenvolver o potencial de publicidade e consumidor para o metaverso e a web3″, afirma Pittman.
Conal Byrne, presidente do iHeartMedia Digital Audio Group, acrescentou: “Da mesma forma que acreditamos e nos comprometemos com rádio digital e podcasting – e nos tornamos um forte número 1 em ambos – acreditamos muito no incrível potencial da web3. Já entramos no metaverso com NFTs e temos muito mais por vir.”
“O lugar da iHeart neste ecossistema – dando aos fãs acesso extraordinário aos eventos especiais e influenciadores que fornecemos todos os dias do ano – é o que estamos focados em construir enquanto trabalhamos com os principais parceiros e desenvolvemos uma rampa fácil de usar para o metaverso e web3 para o mercado de massa”, finaliza Byrne.