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Farofa da Gkay: marketing de influência, marcas e a transmissão pelo Multishow

A transmissão ao vivo no Multishow e na Globoplay é patrocinada pelo Instagram, que está entre as marcas com ativações especiais no evento; saiba mais sobre o case de sucesso da 6ª edição da iniciativa

Gkay aposta em look sustentável para 2° dia da "Farofa"
Gkay. (Foto: Instagram/@afarofadagkay)

A edição especial do aniversário de 30 anos da criadora de conteúdo, atriz e humorista Gessica Kayane, a Gkay, que acontece de 05 a 07 de dezembro, em Fortaleza, firma a sua presença no calendário de eventos fixos do mercado do entretenimento e publicitário. Com mais de 500 convidados, entre influenciadores e celebridades, a 6ª edição da Farofa da Gkay, que existe desde 2017, traz a força do marketing de influência, novas formas de consumo na era digital e o grandioso envolvimento de marcas.

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Entre as marcas presentes, o Instagram que está patrocinando a transmissão ao vivo no Multishow e na Globoplay durante os dias 5, 6 e 7 de dezembro, a partir das 22h, direto de Fortaleza, no Ceará. O evento contou com shows de Pedro Sampaio, Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Matuê, Léo Santana, Wesley Safadão e hoje encerrará a programação com as apresentações de: Simone Mendes, Gloria Groove e Ivete Sangalo, entre outros artistas.

De acordo com dados da plataforma de gerenciamento de visibilidade online, Semrush, em dezembro do último ano, o nome da influenciadora foi pesquisado mais de 1 milhão e 200 mil vezes e o termo “Farofa da Gkay” 201 mil. Uma grande conquista se analisarmos que, no restante do ano, o máximo que a influenciadora conseguiu em um mês, ainda que um número alto, foram 246 mil buscas.

Buscas pela Farofa da Gkay em 2022 no Google
Buscas pela Farofa da Gkay em 2022 no Google. Foto: Reprodução Google

Farofa da Gkay: case de sucesso de Marketing de Influência

Entre os convidados do evento, estão alguns dos maiores influenciadores da atualidade no Brasil, capazes de atingir e engajar um público de milhões de jovens, que estão conectados nas redes sociais. Desde antes do início do evento, o convite para a Farofa da Gkay “entregue em um saco de lixo” foi uma da ações para crescer o nome do projeto e que teve mais de 1 milhão de curtidas apenas no Instagram.

Para Ane Oiticica, Content Manager & Cool Hunter da Agência Califórnia, a Farofa é um evento que mobiliza todas as redes sociais e afeta o mundo do marketing como um todo e pode ser aproveitada de diversas maneiras.

“Quando falamos de relevância na internet, a Farofa da Gkay é um dos cases de maior sucesso da atualidade. Durante três dias, as redes param para falar do que acontece no evento: os shows, as celebridades, quem pegou quem – tudo ocupa o espaço nos assuntos mais comentados. Você acorda e todos os trending topics estão relacionados com a festa. Do lado de cá, a gente fica de olho em tudo que acontece”, diz Ane.

Ane Oiticica, Africa
Ane Oiticica, Agencia Califórnia. Foto: Reprodução LinkedIn

A profissional continua: “conhecer novos influenciadores, aproveitar as oportunidades – porque mesmo quem está fora da festa, pode surfar nos assuntos. Na edição de 2021, rolou o reencontro de Solange Almeida e Xand Avião no palco da Farofa. Na época, ambos eram patrocinados pela Skol, que não perdeu tempo e celebrou a reconciliação no Twitter – ganhando de volta, o engajamento do público que estava ligado na festa!”, explica Ane.

Dessa forma, o Marketing de Influência é uma forma estratégica para alcançar novos públicos engajados e pode ser um bom custo-benefício para aumentar rapidamente a consciência de marca de produtos e negócios. No entanto, além de encontrar o influenciador ideal para cada campanha, é necessário estabelecer as métricas e fazer as devidas análises em relação aos objetivos propostos.

Experiência e ativação das marcas na Farofa da Gkay

Com o crescimento da última edição da Farofa da Gkay, o evento em 2022 ganhou ares de festival e teve participação de marcas como: Instagram, Avon, XP Investimentos, LATAM, Vivara, Listerine Esportes da Sorte.

Em uma das ações mais comentadas e inéditas envolvendo uma ação digital com um número expressivo de influenciadores, iniciou no transporte até Fortaleza. A Farofa da Gkay fretou e adesivou uma aeronave da LATAM com 216 lugares, saindo de Guarulhos, e a interação entre os passageiros era transmitida, em tempo real, nas redes sociais dos convidados.

A Head de marketing da Latam Brasil, Amira Ayoub, comentou ao Meio & Mensagem que a ação foi vista pela marca como uma forma de se aproximas do público brasileiro, com foco na brasilidade, diversidade e inclusão.  

“A Gkay entrou como cliente e saiu como parceira da Latam. A Gkay é uma mulher nordestina que traz à cena grupos sub-representados na nossa sociedade. É por esse motivo que fomos além nesse fretamento”, disse Amira.

Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, a eficiência dos anúncios tradicionais está em declínio, enquanto as colaborações com influenciadores continuam a se tornar  bem-sucedidas. O que explica o olhar das marcas em estratégias de ativações para esse tipo de evento.

De acordo com o executivo, isso se deve principalmente ao fato de que os consumidores preferem postagens em redes sociais aos anúncios tradicionais, e o engajamento com eles é feito de uma forma totalmente diferente: “A colaboração com um influenciador não é percebida como se você estivesse sendo alvo de publicidades da mesma forma. As pessoas olham aquela ‘publi’ como uma dica oferecida por uma pessoa de confiança”.

Avon, por exemplo, se juntou a essa grande festa com objetivo de colocar a marca sob uma nova perspectiva, que está cada vez mais presente em todos os cenários, que se reinventa, que se adapta a cada geração e entrega produtos hero para todos.

Criada pela Wunderman Thompson, a campanha #VemDeAvonNaFarofa terá como peça-chave a maleta espiã, a mesma versão que foi sucesso da Avon durante o BBB 22.

“Para que a gente possa estar em projetos do tamanho e temática da Farofa, foi preciso construir uma consistência de marca muito forte em diversos pilares, construindo valor e colocando a marca como protagonista da própria história que irá contar. Estar na Farofa junto com a Gkay não é só amplificação de mensagem, mas uma oportunidade de contarmos a história num formato AVON, moldado junto com a Gkay. A co-criação com influenciadores é um caminho que acreditamos muito. Trazer a verdade da marca e da influenciadora juntas para o evento é a receita ideal para construirmos uma linha de raciocínio mais forte, personalizada e que faça sentido para ambos”, diz Carolina Bertelli, Diretora Creators & Influencers.

Carolina Bertelli, Diretora de Influência Wunderman
Carolina Bertelli, Diretora de Influência Wunderman. Foto: Reprodução/LinkedIn

Dessa vez, o Instagram também está marcando presença no evento levando a campanha #MeteUmReels para os criadores e convidados presentes. A Gkay faz parte do time de mais de 1.000 criadores de conteúdo escalado pelo Instagram para fazer estrelar a campanha e mostrar que qualquer situação pode virar um Reels.

Nomes como @martinklayverpop, @vanessalopesr_, @_pequenalo e @lucasguedez também fazem parte do elenco da campanha e vão postar Reels antes, durante e depois da festa com a hashtag #MeteUmReels, mostrando tudo o que está rolando por lá. Também é possível acompanhar o evento nos perfis da @gessicakayane e da @afarofadagkay no Instagram. 

 

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No local da festa, o Instagram conta com ativações incluindo um espaço exclusivo onde os criadores podem fazer Reels super divertidos com o apoio do videomaker @marlonbrambilla

Saiba mais detalhes sobre as ativações do Instagram na Farofa da Gkay:

  • Red carpet: estrutura para a produção de vídeos com o efeito “Oscar” em slow motion. Um videomaker com uma câmera especial que traz esse efeito de “Glam cam” para os Reels; Neste link você encontra vários exemplos de criadores como @_pequenalo, @bianca e @divadepressao no red carpet do Instagram;
  • #MeteUmReels: espaço com cenografia instagramável com globos espelhados + suporte do videomaker@marlonbrambilla para a produção de Reels. Confira aqui; O Instagram também criou junto com a Gkay o áudio original ‘Farofa da Gkay – Mete um Reels’, lançado ontem e que já tem mais de 300 Reels produzidos pelo público a partir dele;
  • Brindes: os mimos para os convidados na pool party (festa na piscina) estão garantidos! Bonés e copos do Instagram serão distribuídos no local.

A transmissão ao vivo no Multishow e na Globoplay da Farofa da Gkay acontece a partir das 22h, direto de Fortaleza, no Ceará.