A médica e ex-BBB Thelma Assis se tornou autora de um livro em 2021, o “Querer, Poder, Vencer”. Na obra, ela conta sua história de superação, marcada pelo racismo e pelo machismo desde a infância. Agora que ela está no mercado literário, o POPline quer saber: quais os livros favoritos da Thelminha?
Leia mais:
- Sandy indica seus três livros favoritos
- IZA conta quais são seus livros favoritos
- Rennan da Penha conta seus livros favoritos: “sou fissurado”
- Danna Paola indica seus livros favoritos
01) “Ensaio sobre a cegueira” – José Saramago
A primeira indicação de Thelma Assis é o romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995. A história gira em torno de uma misteriosa epidemia de cegueira branca, que abala as estruturas sociais e revela o melhor e pior de cada pessoa. O livro também foi adaptado para o cinema sob as mãos do cineasta Fernando Meirelles.
“Uma ótima oportunidade de questionar e tentar entender a essência humana. O livro mostra que é atemporal e traz uma boa reflexão sobre o que estamos vivendo atualmente”, diz a médica.
02) “A coragem de ser imperfeito” – Brené Brown
O best-seller da pesquisadora americana Brené Brown é um livro de autoajuda sobre como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é.
“Uma experiência de autoconhecimento e autovalorização que me fez muito bem”, comenta Thelma Assis.
03) “Quem tem medo do feminismo negro” – Djamila Ribeiro
O livro da filósofa brasileira Djamila Ribeiro é um ensaio autobiográfico que compila artigos publicados por ela na revista Carta Capital, entre 2014 e 2017. É uma referência para interessados em feminismo e negritude.
“Minha sugestão para os que buscam a transformação da sociedade através de atitudes antirracistas. Mostra como as mulheres negras são a base de uma pirâmide estrutural dessa sociedade que realiza diversos tipos de opressão e que precisa urgentemente ser repensada e reformulada”, diz Thelma.