in ,

Envolver: Entenda o histórico de sucesso e recordes do hit da Anitta

Anitta quebrou todos os recordes de um artista brasileiro no Spotify Global.

Foto: Divulgação

Anitta faz história no top 10 do Spotify Global com ‘Envolver’“. Este foi o título da publicação feita aqui no Portal POPline no dia 16 de março, quando “Envolver” entrou pela primeira vez no top 10 Global no Spotify. Reiteramos uma trecho desta manchete: “fez história“. Sim, a história continua sendo feita e ganhando dimensões ainda maiores.

Leia Mais:

Envolver: Entenda o histórico de sucesso e recordes do hit da Anitta
Foto: Divulgação

Virando o jogo

A situação de “Envolver” fazer sucesso foi uma surpresa, já que é uma música lançada em novembro do ano passado, ou seja, há cerca de quatro meses – um grande tempo na era do streaming. A própria Anitta já tinha virado a página e lançado “Boys Don’t Cry” para divulgar o álbum “Girl From Rio“.

Embora muita gente estivesse botando fé em “Boys Don’t Cry“, foi de fato “Envolver” que provou que Anitta é, sim, um fenômeno global. De início, a própria gravadora não botou muita fé na música, “Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria força para lançar isso sozinha”, comentou a cantora.

“Envolver” se tornou viral

Tudo mudou quando “Envolver” viralizou no TikTok. O “el paso de Anitta” virou febre na rede social, com as pessoas tentando repetir uma sensual coreografia do clipe. Como isso começou? Os próprios fãs têm um nome. Trata-se de David Neves, um fã ferrenho de Anitta que tem um TikTok dedicado à cantora. Foi ele quem postou vários vídeos da famosa dança e, a partir daí, as pessoas começaram a compartilhar, fazendo suas próprias versões. Ele tem vários vídeos desse momento com milhões de visualizações.

Veja um deles:

@davidneves021 Envolver part 2… @anitta #ensaiosdaanitta #anitta #viral #foryou #fypシ #fy ♬ Envolver – Anitta

A escalada no Spotify Global

O Dia 05 de março foi quando tudo começou e entrou no top 200 com 829.410 streams, mais exatamente no 172º lugar. Pegou um novo pico logo no dia 07, subindo para #129, com 861.918 reproduções. A escalada continuou no dia seguinte: 104º lugar com 921.516. Depois, o top 100 veio! Em 09 de março estava em #93 com mais 1 milhões de streams (1.030.848). Em 10 de março já era #73 com 1.155.992. Os fãs já estavam comemorando – nem imaginavam o que vinham por aí.

Outros brasileiros já tinham chegado a esse posto. A diferença é que os próprios brasileiros davam streams o suficiente para entrar na parada global. No entanto, ficava claro para Anitta que ela estava emplacando em diversos países da América Latina – entrando nas paradas de outros países. Não era um fenômeno brasileiro, significava realmente a realização de uma carreira global.

Envolver: Entenda o histórico de sucesso e recordes do hit da Anitta
Foto: Divulgação

Voltamos à escalada: Entrou no top 50 em 10 de março na posição #73. A partir de então, a subida foi meteórica. #48, #33, #30, #27, #25, #21. Uma pausa no #21. Foi nesse ponto que ela começou a quebrar recordes. Nunca nenhum brasileiro tinha chegado até aí com uma música solo. Desde então, toda subida foi o recorde sendo estendido.

No dia 17 de março entrou pela primeira vez no top 20 em #17 (2.086.785 streams). No dia seguinte, entrou direto para o top 10, 9º lugar (2.583.383 streams). Depois veio o #7 e o #6. Agora a expectativa é para um top 5!

Recordes foram acumulados

◉ Anitta quebrou seus próprios picos no Spotify Global. “Vai Malandra” foi #18 e “Downtown” foi #19.
◉ No dia 19 de março Anitta foi a artista com a maior quantidade de streams em um único dia no ano, contando todo o seu catálogo.
◉ Em #6, se tornou o segundo maior pico de uma cantora latina na história do Spotify. Na frente dela, só está “Bichota“, do Karol G (esse recorde pode ser quebrado em breve).
◉ Quebrou o recorde de “Me Gusta” como música da Anitta com mais streams em 1 dia.
◉ Top 100 de artista mais escutados do Spotify.
◉ Entrou em grandes playlists.
◉ Top 30 em toda a América Latina.
◉ Maior pico de um artista brasileiro.

Envolver” ainda tem muita história para contar! Ficou claro que o mercado latino está mais favorável para Anitta fazer sucesso, sendo os Estados Unidos ainda um desafio.