Menu
in ,

Entrevista: Jaloo detalha show onde apresentará seus 3 álbuns na íntegra

Apresentação acontecerá em abril e será marcada por mudança de visual, novas roupagens para músicas e participações especiais

Foto: Caia Ramalho

Um show, 3 álbuns, 3 eras. É desta maneira que Jaloo irá se apresentar no próximo dia 5 de abril, em São Paulo. Uma show para marcar oficialmente o lançamento de seu terceiro disco, “MAU” (2023), mas trazendo toda sua obra, para alegria dos fãs que lhe acompanham desde 2015. O POPline conversou com a artista sobre essa apresentação em especial e como esse show poderá se desenvolver em uma turnê por outras cidades.

LEIA MAIS

Foto: Caia Ramalho

Um show à altura de uma trilogia de álbuns elogiada é o que os fãs de Jaloo poderão contemplar no mês que vem. A cantora paraense está se preparando para lançar oficialmente o seu terceiro álbum “MAU”, que chegou às plataformas de streaming em outubro do ano passado e figurou na lista dos 50 melhores discos nacionais de 2023 segundo a APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Dividido em três atos, a apresentação, que acontecerá na Audio, marcará a nova fase da artista ao passo que também resgata toda sua obra.

No show, Jaloo irá apresentar integralmente todas as faixas que compõe os discos “#1” (2015), “ft (pt. 1)” (2019) e “MAU”, com direito a caracterização diferenciada para cada uma das eras. Ela explicou como surgiu a ideia para o show neste formato e como será a dinâmica:

“Percebi que estava no timing certo, porque agora tenho 3 discos, e, cronometrando os 3, também percebi que não seria um show chato. Ao mesmo tempo também fiz uma coisa, que acho que é o sonho de quem faz um show longo, que é uma paradinha pra pegar a bebida, ir ao banheiro. Então teremos 3 atos e nesses intervalos teremos o Pedrowl, que é o DJ da noite, e vai segurar a pista. Além disso, cada ato é um disco, então teremos luz, balé, caracterização minha. Tudo para você revisitar, começar e terminar o disco.”

Tocar todas as faixas dos três álbuns é um presente aos fãs, mas também um desafio para Jaloo. Nessa empreitada, a cantora, além de pensar tecnicamente sobre essa apresentação, também teve a oportunidade de revisitar seus trabalhos mais antigos e, é claro, poder refletir sobre essas músicas que servem como documentação de sua vida pessoal. Sobre essa reflexão, ela disse:

“Eu fiquei emocionada (nesse processo) e olhei de forma carinhosa para esse meu ‘eu’ do passado. Percebi que ele não tinha tanto conhecimento como eu tenho hoje. Hoje tenho muito mais conhecimento e se quero fazer um disco, faço rapidamente. Não querendo me vangloriar, mas antes eu tinha muita dificuldade e insegurança, além de que eu fazia tudo com poucas ferramentas. Quando revisitei a minha obra e olhei pra essa criança, eu olhei pra ela como mãe, com carinho, com orgulho. Percebi que existia muita criatividade no pouco. Foi um reencontro bem bonito.”

O primeiro álbum de Jaloo, que traz grandes sucessos de sua carreira como “Chuva”, “Last Dance”, “Insight” e “Ah! Dor”, está prestes a completar 10 anos em 2025. De lá pra cá, muita coisa mudou e as comparações são inevitáveis, seja por parte dos fãs ou dela mesmo. Quando questionada sobre essas mudanças, ela disse:

“O meu primeiro eu do primeiro disco estava desbravando o mundo e se encantando com tudo. Tinha acabado de me mudar pra São Paulo e estava vivendo o meu primeiro amor. Esse disco é sobre isso. Músicas como ‘Ah! Dor’ são muito dramáticas e hoje penso ‘meu deus, eu jurava que era o fim do mundo’, risos! É bonito isso. Poder registrar dessa forma esses momentos da vida é um privilégio. Ouço as músicas e sei exatamente em que lugar no espaço e no tempo eu estava. Mas eu acho bonito a forma como levo meu trabalho. Sempre me desafiando, sempre propondo uma outra discussão e um outro olhar em relação ao amor.”

Para o show das 3 eras, Jaloo pretende trazer essas faixas revisitadas, além de poder apresentar outras pela primeira vez ao vivo. “Vou abrir o show com uma música que tenho a impressão que nunca executei ao vivo. Quero que já comecem a tentar deduzir qual é, risos. É uma música muito querida, então já começo com ela pra puxar aquela emoção,” contou. Já sobre uma nova roupagem para as músicas, ela disse:

“Vai ter um momento do ‘ft (pt.1)’, por exemplo, que vai ser só voz e guitarra pra entrar numa coisa mais íntima. Não vou mentir, eu assisti a um show da Filipe Catto que tinha esse momento e achei muito lindo e por que não abaixar um pouco o tom e concentrar só na voz e um instrumento? Já as do primeiro disco, eu retrabalhei algumas músicas porque hoje acho elas meio chatas, risos. ‘Odoiá’, por exemplo, tem uma flautinha que não para nunca e a música é meio sonolenta, relaxante demais, então dei um ‘pique’ nela pra essa versão nova. E eu tenho planos para essas versões novas… Em 2025 o álbum faz 10 anos, então já aproveita a deixa! Risos!”

Alguns colaboradores do “ft (pt.1)” também marcarão presença no show, no ato relacionado ao disco. MC Tha, que canta “Céu Azul” junto com Jaloo, está confirmada, como adiantou a cantora: “Não quero entregar todo o jogo de cara, pra que as pessoas sintam mais do que elas imaginam que podem sentir, mas já confirmei a MC Tha, por exemplo… Mas teremos mais surpresas.” 

LEIA MAIS

MAU

Foto: Ivan Erick

Apesar de revisitar outras duas eras, o show que Jaloo apresentará no dia 5 de abril é mesmo para lançar e divulgar o álbum “MAU”, que até o momento já ganhou um clipe para a faixa título e um visualizer para a música “Quero Te Ver Gozar”. Mesmo já tendo se apresentado em Salvador, no festival Sangue Novo, e no Psica, em Belém, com as novas músicas, um novo show ainda não estava 100% formatado. Como esse show será adaptado para seguir em turnê para outras cidades além de São Paulo? A cantora explica:

“Sim, o foco desse show é mesmo o ‘MAU’. A gente já tá conversando sobre isso, sobre outras cidades. Ainda não fechei nada em específico para poder anunciar, mas cronometrando o tempo dos discos, o mais longo é o primeiro, mas a maneira que colocamos as músicas no show tornou ele o mais rápido. Também consegui dar uma enxugada em algumas do segundo. O terceiro disco é mais curto, então tenho essa sorte de conseguir executar todas as faixas do ‘MAU’ na íntegra e ainda assim conseguir um timing legal de 1h30min ou 2h, o que já torna ele mais curto e que dá pra viajar pra outros lugares.”

Enquanto a turnê não viaja, os fãs de Jaloo se movimentam para ir até São Paulo para assistir ao show. Os comentários em seu perfil do Instagram são muitos e dos mais variados lugares. Sobre essa dedicação, ela diz: “A forma como anunciamos o show já deu esse impacto e as pessoas se colocaram nesse lugar de ‘não posso perder’. É verdade, pessoas de outras cidades tão se jogando pra fazer isso, o que me preocupa um pouco, risos, fico pensando ‘ai meu deus, será que vai todo mundo vai ficar de boa fazendo um esforço desses?'”.

Brincadeiras à parte, Jaloo também confirmou nesta semana a abertura da lista trans/nb para o show 3 Eras, que vai garantir o acesso de pessoas transgênero e não binárias de forma gratuita ao evento. “É algo que me deixa muito feliz e que é importantíssimo para mim nesse momento da minha vida e carreira e para o público também,” comemorou.

Novos singles e agenda

A era do disco “MAU” apenas começou e ele ainda será explorado em mais singles e um clipe está prestes a ser lançado. No entanto, Jaloo ainda não confirmou para qual faixa é a produção, mas garantiu que é uma das “dramáticas”:

“Tem um clipe que tá beirada do precipício, risos! Falo precipício porque é para uma música bem dramática. Não sei se vai dar tempo de ser lançado antes do show, mas se eu conseguir isso será maravilhoso. Seria um presente a mais. Além de outros roteiros que não param de brotar na minha cabeça. Estou num momento de querer voltar a dirigir meus clipes, como fiz com os do projeto Os Amantes, os do primeiro disco e ‘Say Goodbye’ também. Agora estou me sentindo mais focada e quero retomar isso, porque tou cheia de roteiros estrambólicos na cabeça e quero colocá-los em prática.”

Antes de sair com o novo disco Brasil à fora, Jaloo ainda tem mais duas datas confirmadas em São Paulo. A cantora se apresenta no dia 20 de abril no festival Hopi Pride, que também contará com shows de Pabllo Vittar, Banda Uó e Lia Clark, e no dia 18 de maio no festival C6 Fest, que ainda tem Noah Cyrus, Daniel Caesar, Raye e Liniker no line-up.

SERVIÇO

Jaloo – 3 Eras
Data: 05 de abril de 2024
Local: Audio – Av. Francisco Matarazzo, 694 – Barra Funda – São Paulo – SP
Horário: 21 horas (abertura da casa)
Classificação: 18 anos
Ingressos: Ticket360 – há meia-entrada e lista trans/NB através da @luanegrarte

Compartilhe:

Sair da versão mobile