Os Amantes. Foto: Maíra Henriques / Divulgação
in ,

Os Amantes, grupo de Jaloo e Strobo, apostam no rock no clipe de “Bye!”

Clipe é lançado com exclusividade pelo POPline nesta quinta-feira (27/05)

Jaloo e Strobo são velhos conhecidos da cena underground e, agora, retomam os trabalhos em conjuntos na banda Os Amantes. E nós, do POPline, trazemos com exclusividade o lançamento de “Bye”, novo single dos rapazes que traz como tema as desilusões amorosas. Quem nunca, né?

O hit chaga às plataformas digitais nesta quinta-feira (27/05), tendo como protagonista uma visão egoísta e egocêntrica sobre o amor. Com o sarcasmo e a controvérsia habitual, a banda se joga numa pegada rock n’ roll, com um videoclipe dirigido pelo próprio Jaloo. A inspiração foi o termo “ghosting”, usado para aquelas pessoas que não sustentam a separação , simplesmente, somem!

“Isso é a cara do eu-lírico dos Amantes, essa ‘persona’ que pensa só nela mesma. A maioria das músicas de amor são extremamente egoístas, é sempre do ponto de vista de alguém que só quer o seu bem acima de tudo, de querer ter uma comunicação com a pessoa mesmo tendo sofrido ‘ghosting’ dela. Acho divertido trazer isso pra banda”, conta Jaloo, aos risos.

Agora, a parte criativa do single foi de forma simples e muito poderosa. Ao som das guitarras, o cantor e compositor paraense com o duo conterrâneo Strobo, formado por Arthur Kunz (bateria e programações) e Léo Chermont (guitarra), tiveram até singles de video game como inspiração.

“É incrível quanta coisa a gente consegue fazer com poucas ferramentas. Fica uma lição, faz lembrar de uma época já antiga, em que os videogames não tinham tanta capacidade de processamento: trilhas sonoras icônicas de jogos marcantes como Final Fantasy, por exemplo, foram feitas por maestros que trabalhavam sem muito recurso – o que estimulava eles criativamente. A simplicidade de ‘Bye!’ tem essa energia”, diz Jaloo.

O guitarrista Leo Chermont comenta que o projeto Os Amantes é sobre diferentes momentos de um processo amoroso pelo qual todo mundo já passou. “O disco fala sobre várias fases e ‘caras’ do amor. Sexo, paixão, envolvimento profundo… as etapas todas. A desilusão faz parte disso também, seja pelo ‘ghosting’ ou não. É o sentimento que deu um ‘rosto’ pro nosso personagem rock dentro desse disco”, observa ele, criando empatia com a realidade de mita gente.

Os Amantes. Foto: Divulgação

Com um tom de autocrítica, Jaloo repassa que ninguém está livre de dar ou receber um ‘perdido’ desses. “A gente critica, critica e critica o ghosting… até que acaba fazendo em algum momento. E quando a gente faz com alguém, aí tudo muda de figura. Deixa de ser vilanismo, mau caratismo. ‘Bye!’ é sobre isso. Não tem que fazer sentido. O amor também não faz em vários momentos e tá aí, firme e forte” reflete o cantor.

A gravação do videoclipe foi uma outra aventura. O baterista Arthur Kunz conta que o processo foi bastante emocional. “Tivemos que ‘tocar’ a música duas vezes mais rápido pro Jaloo aplicar o slow motion nas imagens, acertar as entradas e trazer a violência da música pro vídeo, empregar essa raiva de estar sendo abandonado por alguém que tá praticando o “ghosting” com a pessoa. É legal ver que o sentimento da música tá 100% no clipe. Foi muito legal fazer o cosplay de roqueiro nele”.

Os Amantes. Foto: Maíra Henriques / Divulgação

Para o Jaloo, o resultado foi surpreendente. “Tem muita história legal dessa gravação, umas questões com sangue falso que não saía de jeito nenhum (risos), uns takes feitos na emoção… mas deu tudo certo. Eu sou um fã descarado de take único, eles têm uma magia do agora, do presente neles. Tem uma magia forte nisso”, diz o cantor, que também é diretor do clipe de “Bye!”.

O single “Bye!” faz parte do projeto que foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Nic Dias, Sumano MC, Festival MANA e Mestras do Pará, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 69 projetos até 2020, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.O disco completo de Os Amantes chega às plataformas no dia 10 de junho.

O último lançamento ods meninos foi o singleBatismo”, no 29 de abril. Antes do álbum, outros dois singles, “Linda” e “Bye”, chegam aos aplicativos e foram trabalhados como single.

Escrito por Leonardo Rocha

“Gueto”: IZA anuncia novo single para a próxima quinta-feira

Gibson lança iniciativa para combater casos de overdose na música

Gibson lança iniciativa para combater overdose na música