Após um relato do DJ e produtor musical mu540 sobre um possível roubo de Diplo de um remix dele tomar uma proporção gigantesca, que acabou sendo reforçada pela vinda do norte-americano ao Brasil para o Carnaval, o DJ Mulú veio a público falar sobre o assunto. Se sentindo na responsabilidade de se posicionar já que a situação ocorreu em seu baile de Carnaval, ele saiu em defesa de Diplo e afirmou que ele mesmo ou alguém da produtora Brabo Music havia enviado o mashup de mu540 ao integrante do Major Lazer.
LEIA MAIS:
- Diplo rouba pendrive de artistas brasileiros? Entenda a treta que envolve produtor americano!
- Após leitura labial, Diplo nega ter dito que Beyoncé comprou Grammy
- Ela trabalha mais do que qualquer outra pessoa, diz Diplo sobre Anitta
Na manhã desta sexta-feira (24), o DJ (ex-Omulu) veio dar o seu parecer sobre o caso no Twitter. Ele expõe que o próprio mu540 fala no Podpah, após o corte, que o mashup de autoria dele teria sido enviado a Diplo, que o tocou em um show em Las Vegas após ter conhecido mu540 e ouvido o tal remix, em 2018.
Mulú relata, ainda, que está de acordo com todas as discussões propiciadas pelo caso, no entanto, afirma que muitos DJs ganham maior visibilidade na cena de música eletrônica após receberem apoio de artistas lá de fora.
Eu tava até achando graça nessa história do Mu540 com o Diplo mas como fui eu que convidei eles pro meu baile de carnaval e como o negócio tá tomando proporções gigantescas venho aqui esclarecer que quem mandou o mashup dele pro Diplo fui eu ou alguém da Brabo Music, o próprio
— DJ MULÚ (@o_mulu) February 24, 2023
mu540 diz isso depois do corte do podpah. Naquela época geral curtia ter suporte de gringo, isso ajudou mta gente a ganhar visibilidade e vender data antes de ser famoso. Eu mesmo ganhei visibilidade por ele ter tocado meu remix no Lolla junto com o Skrillex. O Klean acabou de
— DJ MULÚ (@o_mulu) February 24, 2023
ficar conhecido pela Riri botar o remix funk dele no superbownl. Acho super válida a discussão sobre complexo de vira lata, apropriação e práticas predatórias do mercado musical mas ninguém, absolutamente ninguém merece ser acusado de roubo sem provas.
— DJ MULÚ (@o_mulu) February 24, 2023
LEIA MAIS:
- Música eletrônica no Carnaval de Salvador: Alok e Major Lazer puxam trios e fazem foliões fritar
- Como Major Lazer usa artistas brasileiros para emplacar hits anualmente no país?
- Major Lazer leva música eletrônica para o Carnaval de Salvador
Entenda toda a história…
O público tomou conhecimento dessa possível atitude do 1/3 do Major Lazer a partir de uma declaração do DJ e produtor musical brasileiro mu540 no Podpah, em janeiro deste ano. No bate-papo, mu540 resgatou um episódio de 2018 em que Diplo veio ao Brasil e ele teve a oportunidade de tocar para o gringo. Ele relembra que o DJ brasileiro Mulú o aconselhou a dar o melhor de si para impressionar Diplo, porém, uma situação que deveria servir para abrir portas a mu540 e expandir seu networking acabou tendo um outro desdobramento…
Ele conta que, algum tempo depois do momento que teve com o americano, o mesmo tocou um remix de Spice Girls de autoria de mu540 em um show em Las Vegas, sem dar os devidos créditos e reconhecimento. Ele relembra, ainda, que à época da vinda de Diplo ao nosso país ele chegou a “perder” seu pendrive, sugerindo que o integrante do Major Lazer possa tê-lo pego. “O Diplo merecia um pau”, esbravejou mu540.
Nesta segunda-feira de Carnaval (20), Diplo, que sempre se mostra antenado no que está em alta na música brasileira, postou uma foto na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, com a legenda “quando eu te encontrar é sequência de lovezinho”. Evidentemente, ele também caiu nas graças de “Lovezinho”, hit na voz de Treyce que conta com sample de “Say It Right”, de Nelly Furtado, um dos destaques da folia desse ano. Nos comentários, no entanto, os internautas não deixaram a polêmica do pendrive passar batida e ironizaram a situação.
quando eu te encontrar é sequência de lovezinho pic.twitter.com/2NPp8d1Rii
— diplo (@diplo) February 20, 2023
escondam os pen drives pic.twitter.com/qxhbFYc7ZQ
— Papisa Motopapi (@papisa__) February 21, 2023
Diplo na mesma proporção que divulgou nosso país ele ganhou bastante pegando da nossa cultura pra ganhar lá fora, pq sabe que o br vende né, enfim, alguns relatos por aí
— Felpp (33K) (@felppz01) February 21, 2023
ladrao de pendrive safado
— Evelynn (@evelynmackus) February 21, 2023
sorteia um fã pra você devolver o pendrive do mu540
— vidá (@021PRB) February 21, 2023
Acabou pra você Diplo pic.twitter.com/bC3mwrKQUm
— pedro (@pedroalmodovr_) February 21, 2023
— Bebel Mineira (@coronavach) February 22, 2023
Dois dias antes, no sábado (18), Diplo agitou os foliões do circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador, com a 3ª edição do Trio Major Lazer. Em seu set, o DJ provou que está mesmo ligadíssimo no que está rolando no Brasil e tocou uma música de MC Pipokinha. Ele também surfou na onda de “Zona de Perigo”, hit de Léo Santana, ao postar um filtro da dancinha da música no Instagram.
De olho na Pipokinha? Diplo toca hit da cantora revelação no carnaval e cria expectativa de parceria. Tomara que venha aí! pic.twitter.com/qu61Dn3CLK
— POPline (@POPline) February 20, 2023