Terceiro filme da franquia “Um Ano Inesquecível”, “Inverno” chega ao Prime Video na sexta (16/6). O filme, com Maitê Padilha (de “Gaby Estrella”) como protagonista, é baseado no conto publicado por Paula Pimenta, autora que gosta de ver suas obras adaptadas com fidelidade para o audiovisual. Mas “Um Ano Inesquecível – Inverno” traz algumas mudanças com relação ao conto.
“Esse filme não está totalmente fiel ao livro. Tiveram várias mudanças”, Paula Pimenta conta ao POPline, “enxerga-se o conto no filme, mas não é aquele filme que os leitores vão pensar ‘nossa, igualzinho!’. Não por isso é menos bonito. É um filme lindo e tenho orgulho de dizer que é inspirado no meu conto”.
Leia mais:
- Paula Pimenta sobre adaptação de livros para filmes: “gosto do que é fiel”
- “O filme me fez uma escritora melhor”, diz Babi Dewet sobre “Um Ano Inesquecível”
- Os segredos por trás de “Um Ano Inesquecível – Verão”
- Amazon aposta em filme musical brasileiro: “veremos como público receberá”
Idade de Mabel
A história gira em torno de Mabel, uma adolescente obrigada a viajar com a família para as montanhas nevadas do Chile em vez de curtir as últimas férias do colégio com as amigas. No conto, a personagem tem 14 anos. No filme, ela tem 17 e está no último ano do colégio.
“No projeto [da Amazon], quiseram traçar uma unidade entre os quatro filmes. A Mabel no livro tem 14 anos, e era a única com essa idade, então aumentaram no filme. Com isso, mudaram as questões dela, porque são diferentes as questões de uma garota de 14 e de 17 anos. Algumas coisas foram mudadas neste sentido, para condizer com a idade dessa menina”, conta a escritora.
Grupo de amigos no Chile
Na história, Mabel se aproxima de um grupo de adolescentes que também está no Chile. Mas o filme tem mais personagens do que o conto. “A turma que ela faz na viagem cresceu”, diz Paula.
Viagem das amigas
No conto, as amigas de infância de Mabel planejam passar as últimas férias escolares em um sítio em Belo Horizonte, Minas Gerais. No filme, o destino foi alterado para Porto Seguro, na Bahia, clássico de viagens de formatura.
Valle Nevado?
No conto, Mabel e a família se hospedam por uma semana em Valle Nevado, no Chile. Era para o filme ter sido gravado no mesmo local, mas não foi possível. “Foram muitos desafios neste filme, começando por encontrar a neve. A gente estava com um inverno muito quente no Chile. A gente ia filmar no Valle Nevado, mas não tinha neve, então a gente foi mais para o sul para encontrar essa neve”, conta a diretora Carol Fioratti.