in ,

Deezer aponta crescimento no consumo das músicas dos games

Para o “Dia do Orgulho Nerd” celebrado hoje (25) a Deezer mostrou também que, diferentemente dos demais conteúdos da plataforma, as faixas dos jogos são reproduzidas mais pelo computador do que via smartphones

Deezer aponta crescimento no consumo das músicas dos games
Deezer aponta crescimento no consumo das músicas dos games. Foto: Divulgação

A cultura nerd está cada vez mais forte e entrelaça as superproduções de filmes de super-heróis à criação de eventos temáticos, com direito a data especial.Hoje, dia 25 de maio, é celebrado o “Dia do Orgulho Nerd” e a Deezer realizou um levantamento com dados que apontam o aumento do consumo de músicas correlacionadas a esse universo, além de ter mapeado as dez músicas de jogos eletrônicos mais ouvidas pelos usuários da plataforma em 2022.

Leia Mais:

Twitch lança programa para dar 'renda estável' aos criadores
Foto: Unsplash

Segundo a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, 74,05% da população brasileira afirma jogar jogos eletrônicos. O mesmo estudo apontou que 60,9% do público afirma ter consumido mais conteúdos diversos relacionados a jogos, como suas trilhas sonoras.

Abrindo a lista da Deezer, a faixa que acumula maior quantidade de streams é a trilha sonora de um dos games mais jogados de todos os tempos, liderando em quase todos os anos os rankings de jogos com mais adeptos: “Minecraft”.

Além disso, a faixa leva o mesmo título do jogo e foi escrita pelo compositor e engenheiro de som alemão C418. Ao mesmo tempo, ela consegue a façanha de não apenas acompanhar o player em sua jornada pelo mundo digital, mas também no seu dia a dia.

No entanto, não foi apenas o mundo dos blocos que os usuários da Deezer revisitaram por meio das músicas. O público também reviveu as aventuras de Ezio Auditore da Firenze em meio à uma Itália renascentista, e “Ezio’s Family” de “Assassin’s Creed II” aparece logo na segunda posição. E, fechando o pódio, temos “Dragonborn”, do famoso RPG “The Elder Skrolls V: Skyrim”, um dos mais amados pelo público,  que se aventurou enfrentando dragões ou explorando ruínas antigas.

Confira abaixo a lista completa da Deezer:

  1. Minecraft (Minecraft)

  2. Ezio’s Family (Assassin’s Creed II)

  3. Dragonborn (The Elder Skrolls V: Skyrim)

  4. Mass Effect Theme (Mass Effect)

  5. Halo (Halo)

  6. Life Will Change (Persona 5)

  7. Floral Fury (Cuphead)

  8. Still Alive (Portal 2)

  9. Ori, Lost In the Storm (feat. Aeralie Brighton) (Ori, Lost In the Storm)

  10. Extraction Point (Call of Duty: Modern Warfare 2)

Deezer aponta crescimento no consumo de músicas dos games

Através do crescimento do público que consome esse tipo de mídia, principalmente entre os mais jovens, percebeu-se que o consumo das músicas se deu majoritariamente pela faixa-etária de 18 a 35 anos, o que resultou num Top 10 apenas com jogos lançados neste século.

Entretanto, o cenário muda bastante quando se trata de títulos mais antigos, trilhas de jogos como Mario e Zelda são dominados por adultos entre 36 a 45 anos.

Projeto “Forró Viral” da Deezer ganha série documental exclusiva

Além disso, outra descoberta interessante é que as composições têm um número de reprodução muito elevado por computadores. Logo, o resultado é diferente do que é visto habitualmente quando o assunto é streaming de música, onde os smartphones dominam.

Ao analisar playlists editoriais da Deezer, como XBOX 20th, por exemplo, foi notado que 65% dos ouvintes a acessam pelo desktop. Um dos motivos para isso pode se dar pelo fato de que 65% dos jogadores utilizam do PC para suas gameplays, segundo a  pesquisa da PGB.

Confira mais detalhes sobre a pesquisa, acessando aqui.