Não é de hoje que J.K. Rowling causa polêmica na mídia ao dar declarações transfóbicas. O discurso da autora fez com que vários fãs da saga “Harry Potter” perdessem um pouco do amor que sentiam pela história. Em recente entrevista, Daniel Radcliffe falou sobre o assunto e pediu desculpas pela escritora.
LEIA MAIS:
- Novo livro de J.K. Rowling tem personagem perseguido por transfobia
- Vladimir Putin defende J.K. Rowling da “cultura do cancelamento”, e ela reprova
- Harry Potter: mídia critica ausência de J.K. Rowling no especial
Essa não é a primeira vez que o intérprete de Harry Potter fala sobre as polêmicos envolvendo J.K. Rowling. O ator já havia publicado uma carta aberta no site do The Trevor Project, organização sem fins lucrativos que trabalha em prol da saúde mental de LGBTs. Em entrevista ao IndieWire, Radcliffe explicou porque sentiu necessidade de falar publicamente sobre o assunto.
“A razão pela qual senti que precisava muito dizer algo foi porque, particularmente desde que terminei ‘Potter’, conheci tantas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com Potter“, disse. “E então vendo eles machucados eu queria que soubessem que nem todos na franquia se sentiam assim. E isso foi muito importante” completou.
LEIA MAIS:
- J.K. Rowling é criticada por mais um comentário transfóbico
- Daniel Radcliffe comenta morte de Robbie Coltrane, de “Harry Potter”
- Evan Rachel Wood é Madonna e Daniel Radcliffe é Weird Al em trailer
Daniel Radcliffe, inclusive, trabalhou no The Trevor Project e justamente por isso não aguentou ficar calado. “Foi muito importante porque trabalhei com o Trevor Project por mais de 10 anos, então acho que não conseguiria me olhar no espelho se não tivesse dito nada. Mas não sou eu quem adivinha o que se passa na cabeça de outra pessoa“, declarou.
Por último, o astro pediu desculpas para cada pessoa que foi magoada pelos comentários feitos por J.K. Rowling. “Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários causaram a vocês. Eu realmente espero que vocês não percam inteiramente o que era valioso nessas histórias para vocês“, concluiu.