O músico Damon Albarn, vocalista do Blur e do Gorillaz, pediu desculpas à Taylor Swift, após declarar – em entrevista ao “Los Angeles Times” – que ela não escrevia suas próprias canções. Nesta segunda-feira (24), a cantora respondeu a fala do artista britânico em sua conta no Twitter.
Leia mais:
- Taylor Swift rebate declaração de Damon Albarn sobre seu trabalho como compositora
- Damon Albarn causa polêmica e afirma: “Taylor Swift não escreve suas músicas”
- Com 4 discos, Adele iguala marca de Taylor Swift na Billboard 200
- Recorde! Taylor Swift tem 9 discos com mais de um bilhão de streams
“Damon Albarn, eu era uma grande fã sua até ver isso. Eu escrevo TODAS as minhas próprias músicas. Sua declaração sensacionalista é completamente falsa e MUITO prejudicial. Você não precisa gostar das minhas músicas, mas é muito fod* tentar desacreditar minha escrita“, escreveu Swift.
Damon reconheceu o seu erro e disse que sua declaração ao Los Angeles Times, que diferenciava o processo de composição e co-composição, foi reduzida a um clickbait.
“Eu concordo totalmente com você. eu tive uma conversa sobre composição e infelizmente foi reduzido a clickbait. Peço desculpas sem reservas e incondicionalmente. A última coisa que eu gostaria de fazer é desacreditar suas composições. Espero que entenda”, respondeu Damon.
I totally agree with you. i had a conversation about songwriting and sadly it was reduced to clickbait. I apologise unreservedly and unconditionally. The last thing I would want to do is discredit your songwriting. I hope you understand. – Damon
— Damon Albarn (@Damonalbarn) January 24, 2022
Entenda
Mais cedo, Damon, causou polêmica ao afirmar que Swift não escreve realmente suas músicas. Para ele, co-escrever é algo bem diferente – essa visão seria algo mais “tradicionalista” no conceito de composição.
Na entrevista, eles estavam falando de bons compositores e o conceito do que é realmente uma boa música. Foi aí que o entrevistador soltou o nome de Taylor Swift como um exemplo positivo, mas ele não concordou.
“Isso não conta. Eu sei o que é co-escrever. Co-escrever é muito diferente de escrever”, disse Albarn. “Não estou odiando ninguém, só estou dizendo que há uma grande diferença entre um compositor e um compositor que co-escreve. Não significa que o resultado não possa ser realmente ótimo”, soltou ele.
Albarn ameniza citando ícones que não são compositores: “E alguns dos maiores cantores – quero dizer, Ella Fitzgerald nunca escreveu uma música em sua vida. Quando eu canto, eu tenho que fechar meus olhos e apenas estar lá. Acho que sou um tradicionalista nesse sentido“, comentou.
Da nova geração, ele elogia Billie Eilish: “Uma compositora realmente interessante é Billie Eilish e seu irmão. Estou mais atraído por isso do que por Taylor Swift. É apenas mais sombrio – menos infinitamente otimista. Muito mais íntimo e estranho. Acho ela excepcional”.