Nesta segunda-feira (1), o Brasil perdeu Nelson Freire, considerado um dos maiores pianistas da atualidade. Sua obra e seu legado são dignos de todas as homenagens. Por isso, o Curta! faz um tributo à sua memória, exibindo o documentário “Nelson Freire”, dirigido por João Moreira Salles, neste sábado (6), às 22h.
> Letieres Leite, maestro e compositor, morre aos 61 anos
O filme mostra a trajetória do menino-prodígio do interior de Minas Gerais que ganhou o mundo através de sua música. A narrativa se dá em uma linha do tempo contínua entre a infância, os primeiros contatos com o piano e a maturidade de Nelson.
No documentário, o diretor dispensa os clássicos depoimentos de familiares, críticos e especialistas. A exceção está na presença de Martha Argerich, renomada pianista argentina e amiga de Nelson há mais de 40 anos, que esteve ao lado do músico em seus momentos finais.
Leia mais:
- Produtora de “Framing Britney Spears” lançará documentário sobre Janet Jackson no Super Bowl 2004
- Warner Music e SK Global: parceria em documentários musicais
- “Mostra Esse Poder”: Documentário da Lexa será exibido no Mutishow
Além de sua história de vida, a equipe de filmagem também mostra a rotina de Nelson em concertos e recitais entre Brasil, França, Bélgica e Rússia; de maio de 2000 e agosto de 2001. O espectador se vê diante não só de um artista notável, mas sobretudo de um homem de temperamento introspectivo e com uma imensa capacidade criativa.
Confira o trailer:
Falecimento de Nelson Freire
O pianista morreu aos 77 anos, em decorrência de uma queda na madrugada desta segunda-feira (1º), na própria casa em que morava, no Joá, no Rio de Janeiro. Nelson Freire teve uma concussão cerebral e faleceu no momento da queda – da qual ainda não há detalhes. O velório, aberto ao público, foi realizado nesta terça-feira (2), no Theatro Municipal, e o enterro em Boa Esperança (MG), terra natal do músico.