in

Criadores da Trends Brasil lançam plataforma de NFTs Musicais e Fan Tokens

Fundada por Luciana Pegorer e Marcelo Pera, a “KickOff Music” promete facilitar a comercialização e posse de NFTs

Criadores da Trends Brasil lançam plataforma de NFTs Musicais e Fan Tokens
Criadores da Trends Brasil lançam plataforma de NFTs Musicais e Fan Tokens. Foto: Divulgação

O mercado musical segue em um mergulho no oceano azul dos NFTs. Enquanto esse tema parece ser distante e intangível para muitos, a indústria brasileira cresce a cada dia a partir do surgimento de novos negócios. Seguindo essa tendência, os criadores da Trends Brasil Conference anunciaram o lançamento da “KickOff Music”, uma plataforma de NFTs Musicais e Fan Tokens que promete facilitar a comercialização e posse de NFTs.

Leia Mais:

“Do ponto de vista privilegiado que temos a partir da conferência, percebemos que havia um potencial enorme para o mercado musical na tecnologia blockchain, particularmente através de NFTs. Tínhamos uma visão muito clara do que poderia ser esse negócio para os criadores musicais, então decidimos encarar o desafio desse empreendimento”, conta Luciana Pegorer, co-fundadora da KickOff Music.

Para cumprir sua visão, a empresa adotou a tecnologia blockchain da Hathor Network. Desenvolvida por engenheiros brasileiros, a Hathor busca resolver os três maiores dilemas enfrentados pelas tecnologias de gerações anteriores: baixa capacidade de transações por segundo, altos custos operacionais e a complexidade na hora de desenvolver projetos reais em cima delas.

Luciana Pegorer e Marcelo Pera, fundadores da KickOff Music
Luciana Pegorer e Marcelo Pera, fundadores da KickOff Music. Foto: Divulgação

Na prática, isso significa que o consumidor ou o criador não precisam conhecer sobre criptomoedas ou blockchain para negociar esse novo produto musical. A famosa “taxa de gás”, que encarece e, muitas vezes, impede a previsibilidade de preços, também não é aplicada na KickOff. Além disso, a plataforma opera com todos os meios de pagamento convencionais além das criptomoedas e a sua rede tem emissão de carbono próxima de zero.

“O novo formato proposto pela KickOff é de fato pioneiro para a música. Não apenas cria novos tipos de fãs e experiências, como também permite que os criadores tenham controle sobre os preços do seu próprio conteúdo e gerem margens muito maiores, ao invés de se assumirem como coadjuvantes na oferta da música como acontece no modelo de streaming”, explica Marcelo Pera, co-fundador da KickOff Music.

A KickOff Music aposta nos NFTs e nos chamados “Fan Tokens” para trazerem de volta a ideia de valor para a música no seu sentido mais clássico, através dos conceitos milenares de escassez, exclusividade e diferenciação. “Queremos devolver aos criadores o protagonismo no controle e definição do valor de sua obra”, complementa Luciana Pegorer.

“As novas tecnologias vem revolucionando a indústria e modificando a forma como a música é consumida pela população. Os NFTs abrem um mar de oportunidades para todos os agentes e a KickOff está sendo pioneira em mostrar o quão viável é essa tecnologia. Temos muito orgulho de acelerar esse projeto”, afirma Gabriel Aleixo, desenvolvedor de Novos Negócios da Hathor Labs.

As barreiras de entrada que prometem ser eliminadas pela KickOff:

  • Tecnologia: a adoção da Rede Hathor na Blockchain permite que as operações com NFTs e Tokens ocorram de forma simples, rápida, segura e usual;
  • Carteira Cripto: desnecessária na KickOff para criadores e compradores;
  • Meio de pagamento: todos os tradicionais, como os cartões de crédito;
  • Taxa de Gás: um problema em outras redes blockchain que inexiste na rede Hathor;
  • Emissões de carbono: A Hathor tem uma pegada de carbono próxima de zero, já que 99% do poder de processamento que assegura o funcionamento da tecnologia provém de outras redes, num mecanismo conhecido como “mineração compartilhada” (merged-mining).

Em sentido prático, é como dizer que “ninguém está ligando novas máquinas para que a Hathor possa funcionar”, mas apenas compartilhando recursos pré-existentes, a fim de torná-los mais eficientes. Adicionalmente, a Hathor Labs tem um programa de incentivos ao uso de matrizes renováveis, cujos detalhes estão no seu site.

Sobre a Hathor Labs

Empresa criada pelos fundadores da Hathor Network, em 2018, com a missão de desenvolver e avançar o protocolo e fomentar casos de uso e soluções na rede. A Hathor Labs auxilia empresas de pequeno, médio e grande porte a utilizar a Hathor Network, uma blockchain que torna a adoção da tecnologia mais simples e sem barreiras. Entre outros diferenciais, destacam-se ainda: transações sem taxa, rápido processamento, permitindo a criação de novos tokens de maneira rápida e simplificada.