Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs

Descubra maneiras assertivas e simples que os artistas podem fazer para fortalecer a conexão com o fandom
Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs
Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs. Foto: Divulgação

A importância dos fãs não é segredo para nenhum artista, seja em qual estágio da carreira estiver posicionado. Aqui, o conceito do artigo “1.000 Fãs Verdadeiros” (1.000 True Fans) escrito por Kevin Kelly será utilizado como a base para qualquer profissional do entretenimento que deseja que o seu projeto musical seja conhecido por ainda mais pessoas, mas, que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Leia Mais:

De acordo com Kelly, para ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões. Você precisa apenas ter, em média, 1.000 fãs verdadeiros. Para o escritor, um “verdadeiro fã” é definido como a pessoa que compra qualquer coisa que o artista produz. Esses fãs obstinados vão se deslocar por horas e milhares de quilômetros para ver o ser artista preferido cantar; eles comprarão as versões de capa dura, brochura e audível do seu livro; eles vão comprar sua próxima estatueta sem ser vista; eles pagarão pela versão em DVD “best-of” do seu canal gratuito no YouTube; eles virão à mesa do seu chef uma vez por mês. Se você possui cerca de 1.000 fãs verdadeiros como esse (também conhecidos como superfãs), Kelly acredita que você pode ganhar a vida – se estiver contente em ganhar a vida, mas não através, necessariamente, de uma fortuna.

E se o profissional analisar de forma realista o mercado, vai perceber que o Digital facilitou a realidade de milhões de seguidores no Instagram ou mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas digitais e em um clipe no YouTube, por exemplo, mas, apesar de mais comum, a realidade de “verdadeiros fãs” é ainda específica para quem souber fazer o trabalho de base.

‘Rentabilizar o fandom é o futuro do streaming’, diz artigo

Maneiras simples para fortalecer a base de fãs

1- Converse e seja cada vez mais próximo do seu fã

Em geral, as estratégias são para que a música alcance mais pessoas. Mas, depois que essas pessoas são alcançadas, qual a sua tática? Não adianta manter um perfil no Instagram com milhares de seguidores se você não se envolver com eles.

Então, utilize as ferramentas das plataformas ao seu favor: lives, direct, comentários, curtidas, ligações, entre outros. Explore a sua criatividade para conhecer e ficar próximo dos seus fãs. Faça perguntas: como eles conheceram a sua música? A sua arte é um elo de conexão para que o fã também se identifique com o artista, que possui características únicas.

Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs

Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs. Foto: Unsplash

2- Não abra mão dos boletins informativos

Como você acredita que os fãs acompanham as suas novidades? Que tal criar uma Newsletter, um canal no WhatsApp ou Telegram para compartilhar o seu dia-a-dia ou informações ainda inéditas aos fãs? Crie grupos fechados e explore as comunicações internas da sua própria carreira.

Quem acompanha um artista, de forma geral, quer estar perto e apoiar o seu trabalho. Use recursos que são simples e gratuitos para que os fãs estejam envolvidos com os próximos passos. Mas, para isso, você também precisa conhecê-los. Estude as métricas que as plataformas e redes sociais proporcionam, para entender quais as melhores estratégias de comunicação que podem ser criadas.

Por exemplo, se seu público for mais jovem, qual a plataforma que ele costuma utilizar? Se comunica através de memes e gifs? Aqui, o importante é que você se comunique dentro da realidade do seu público, mas, sem perder a sua identidade. Lembre-se: as pessoas querem te conhecer verdadeiramente e não uma versão do que você acredita que elas gostariam, por causa de cases de sucesso terceiros.

3- Desenvolva ferramentas de exclusividade aos fãs

Que tal levar os fãs para a gravação do seu videoclipe ou algo mais simples, como enviar uma carta autografada? Pense em maneiras de privilegiar quem acompanha e torce diariamente pelo seu trabalho, independentemente de qual estágio da carreira você esteja.

SZA cria modelo de lançamento com base na aprovação dos fãs

Um dos ativos mais importantes da atualidade é a atenção, principalmente diante do universo de informações no qual estamos imersos diariamente. Se uma pessoa deu atenção ao seu trabalho, sua música, crie formas de retribuir e colocá-los como parte do processo. Mais do que apenas pedir por streams nos Stories do Instagram, crie formas para que os fãs se envolvam com a sua história.

Essas dicas simples independem do estágio e do poder aquisitivo disponível para investir na sua carreira, mas, tratam-se de observar com atenção e cuidado, para um dos principais protagonistas da sua trajetória: o fã. Dê esse passo e inicie uma nova fase na sua trajetória.

 

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Destaques

#Mercado

Apresentando um modelo alternativo de negócio para o artista e uma experiência diferenciada para o fã de música, a plataforma Tune.Play chega ao mercado nacional....

#Geek

"Sei que mergulhei nesse projeto por um longo, longo tempo, e sei que isso foi difícil pra vocês", escreve Ariana Grande. Leia a carta!

#Geek

Silêncio, por favor! Rede de cinema solicita que público se cale nas sessões do filme "Wicked", apesar de conhecer as músicas.