Conheça 10 dicas para fazer uma Live de sucesso no TikTok
Descubra como fazer Lives de sucesso no TikTok. Foto: Unsplash
in

Conheça 10 dicas para fazer uma Live de sucesso no TikTok

Para fazer uma Live no TikTok é necessário ter mais de 16 anos e um número de seguidores e engajamento considerável

O recurso de Live dá aos criadores a oportunidade de se conectar diretamente com seu público em tempo real. Os criadores no TikTok fazem transmissões ao vivo para compartilhar suas paixões, mostrar seus talentos ou apenas aprofundar seu relacionamento com o público. 

De acordo com o TikTok, começar uma transmissão ao vivo é a maneira perfeita de aumentar seu público, pois lhe dá a chance de compartilhar mais de si mesmo por meio de um “vídeo” mais longo. Também permite que você se conecte diretamente com seus seguidores em tempo real.

Ao contrário dos vídeos editados, que permitem aos espectadores comentar depois que o vídeo foi produzido e postado, a Live dá aos criadores e usuários a capacidade de interagir uns com os outros em tempo real. Os criadores podem fazer e responder perguntas, realizar pedidos e se conectar com seus seguidores em um nível totalmente diferente.

Antes de pensar em abrir uma Live, lembre-se de não solicitar ativamente presentes ou oferecer incentivos para presentear, pois esse tipo de isca para presentes viola as Diretrizes da Comunidade.

Quais os critérios para fazer uma Live no TikTok?

Para você fazer uma transmissão ao vivo no TikTok, você precisa ter no mínimo 16 anos, apresentar uma certa base de fãs (+ 1.000 seguidores) e um engajamento considerável. E se você tem 18 anos ou mais, pode ganhar presente enquanto estiver em Live.

Para começar uma transmissão ao vivo no TikTok, toque no ícone “+” para acessar a opção LIVE . Deslize para LIVE na navegação, escolha uma imagem e escreva um título para o seu stream. Quando estiver pronto, pressione Iniciar LIVE para iniciar sua transmissão.

Quando estiver no ar, você pode tocar nos três pontos para acessar uma variedade de configurações. Você pode virar a câmera, adicionar efeitos, filtrar comentários e até adicionar moderadores (até 20).

O recurso de presentes na LIVE permite que os seguidores apoiem seus criadores favoritos, enviando-lhes presentes virtuais enquanto o criador está transmitindo. Esses presentes podem ser trocados posteriormente por dinheiro.

Confira 10 dicas do TikTok para ter sucesso nas Lives na plataforma:

1- Intervalo de tempo

Um fator importante a ter em mente é quando abrir a sua Live. O horário nobre é o melhor horário para transmitir, mas você também deve levar em consideração o seu público. Pense em mudar sua transmissão para coincidir com a hora do dia em que eles estão mais ativos.

2- Duração de tempo

Outra coisa a se pensar é a duração da sua Live. A duração depende de você, mas 30 minutos é uma boa prática a ser considerada.

3- Fique ativo

É uma boa ideia postar um vídeo antes de sua transmissão ao vivo. Dessa forma, se um espectador vir seu vídeo postado durante sua LIVE, o ícone do seu perfil aparecerá piscando, assim permitindo que o usuário entre no seu stream diretamente através do feed “Para Você/For You”.

4- Iluminação

A iluminação é a chave para manter os espectadores envolvidos. Uma iluminação ruim torna mais difícil para os espectadores ver o que está acontecendo e pode ser uma distração. Uma boa iluminação ajuda a manter a atenção dos espectadores naquilo que você deseja que eles focalizem. Considere ter uma boa iluminação antes começar a transmitir!

5- Som

O som pode muitas vezes ser esquecido, mas é tão importante quanto o seu visual quando se trata de criar uma ótima Live. Afinal, você quer que seus espectadores ouçam tudo o que você está dizendo. O ruído de fundo pode ser uma distração, portanto, considere encontrar um lugar tranquilo de onde fazer o streaming.

Conheça 10 dicas para fazer uma Live de sucesso no TikTok
TikTok Live. Foto: Divulgação/TikTok

Leia Mais:

6- Conexão de internet

É uma boa ideia testar sua conexão com a Internet antes de fazer uma transmissão ao vivo. Uma Live exige uma conexão estável com a Internet, por isso é útil encontrar a mais consistente.

7- Ângulo da câmera

Você também precisar parar um momento e pensar sobre sua apresentação visual. Considere escolher um ângulo de câmera. Mover-se durante a transmissão pode levar a uma experiência de visualização difícil, então escolha um local fixo para o seu telefone e fique com ele.

8- Planeje

A preparação é sua melhor amiga. Pense no que você deseja fazer antes de começar. Não há necessidade de escrever um roteiro, mas ter um plano sobre o que sua Live irá abordar pode ajudar a manter o foco..

9- Envolva seu público

Quando você for fazer uma transmissão ao vivo, pense em se envolver com seus espectadores. Esteja você respondendo a comentários ou perguntas, considere ir ao vivo como uma forma de construir seu relacionamento com seu público.

10- Segurança ao vivo

O TikTok tem uma série de proteções para sua Live. Os criadores podem filtrar comentários, impedir que espectadores comentem e até mesmo bloquear alguém durante a transmissão.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Nego do Borel é expulso de “A Fazenda 13” após acusação de abuso sexual

Após desistir de “A Fazenda 13”, Medrado desabafa: “Vontade de sumir”