Você certamente já deve ter visto a marca “Parental Advisory Explicit Content” (Aviso aos Pais conteúdo explícito) ou simplesmente “E” nas plataformas digitais, em alguma faixa ou álbum. A logomarca “Parental Advisory”, conhecida mundialmente, foi criada em 1985 pela RIAA (Associação da Indústria Fonográfica dos EUA) como uma “espécie de alerta” aos pais para destacar as músicas que possuem a linguagem explícita.
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A música considerada com “conteúdo explícito” é àquela que possui linguagem inapropriada para todas as idades, incluindo o uso de palavrões, descrições gráficas de sexo, violência ou uso de drogas, por exemplo. Atualmente, as plataformas digitais utilizam o símbolo “E” ou “EXPLÍCITO” para destacar as músicas que são enquadradas nas características descritas anteriormente. E alguns artistas utilizam a logomarca “Parental Advisory Explicit Content” na capa de Singles ou Álbuns.
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As plataformas digitais incluem o aviso a partir as informações enviadas pelos detentores dos direitos sobre as músicas. Porém, se não houver a sinalização, os serviços notificam os detentores de conteúdo e avaliam negativamente as distribuidoras, selos e gravadoras, o que pode impactar em lançamentos futuros e, em alguns casos, podem haver punições legais a depender do território em que a música seja executada. Portanto, é fundamental que os artistas avisem antes de publicar o conteúdo e não deixem a cargo dos algoritmos das plataformas.
Uma característica comum dos serviços é permitir que os usuários façam filtros manuais sobre conteúdo explícito. Dessa forma, é possível bloquear faixas e álbuns que estejam sinalizados nas plataformas como “explícito”. É possível verificar se existem versões para todas as idades das músicas marcadas como explícitas, geralmente, os artistas têm optado em lançar as músicas nos dois formatos, o que é uma prática comum, sobretudo para músicas que tocam nas Rádios.
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