in ,

Com dois álbuns novos, Frank Ocean acirra a disputa pelo Grammy 2017


Em vez de um, o cantor Frank Ocean lançou dois álbuns na semana passada: o visual “Endless” no dia 19, e o “blond” no dia 20. Com produção superaguardada desde que estourou em 2012 com “channel ORANGE”, que lhe rendeu um Grammy, o cantor californiano chegou a tempo da disputa pelo Grammy de 2017. Todos os álbuns lançados até 30 de setembro são qualificados para indicações. Frank já é cotado. A disputa promete ser boa.

endless blond

Ed Sheeran, por exemplo, já disse que só lançará seu álbum após esse prazo, visando o Grammy 2018: não quer concorrer contra Adele, impulsionada pelo sucesso do disco “25”. Rihanna, com “ANTI”, Beyoncé, com “Lemonade”, Drake, com “Views”, e Justin Bieber, com “Purpose”, também são fortes candidatos a indicações – senão na categoria principal, álbum do ano, nas categorias segmentadas (pop, R&B) e nas de composição e gravação.

Segundo o pai do Bruno Mars, o cantor quer lançar seu álbum dentro do prazo para o Grammy, o que aquecerá ainda mais a disputa nas categorias pop. Fãs da Britney também alimentam esperanças de que “Glory”, que vazou no fim de semana, seja lembrado pelo júri (a última vez que ela foi indicada foi em 2010 por “Womanizer”). Já Lady Gaga, que anunciou seu single novo para setembro, poderá concorrer ao menos nas categorias de composição e gravação, caso o disco não saia a tempo. Segundo seu colaborador RedOne, uma das músicas novas dela “é digna de Grammy”.

frank ocean

A próxima edição da premiação reconhecerá os melhores lançamentos entre 1º de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016. Uma novidade deste ano é que o Grammy passa a considerar também as faixas lançadas apenas em streaming. Além disso, a categoria Best New Artist (Artista Revelação) não vai mais considerar apenas os artistas com álbuns lançados. A nova regra avalia também os nomes que lançaram entre cinco e 30 singles. Outra mudança é na categoria Best Rap/Sung Collaboration, que teve seu nome alterado para Best Rap/Sung Performance. Dessa forma, a categoria passa a incluir gravações solo em que um artista tanto canta quanto faz rap – casos de Drake e Nicki Minaj em diversas faixas.

Os nomeados serão revelados em 6 de dezembro, e a premiação está marcada para 12 de fevereiro de 2017.

Grammy