A Natiruts, primeira banda no mundo a gravar um videoclipe com o “selo de carbono zero”, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realizam nesta segunda-feira (21), quando é comemorado o Dia das Florestas, uma live no TikTok na qual contam detalhes da gravação do clipe pioneiro, feito em parceria com a Carbonext, além de discutirem temas importantes sobre meio-ambiente e desenvolvimento sustentável.
Leia mais:
- Duda Beat investe em dancinha de TikTok como estratégia de divulgação de “Dar Uma Deitchada”
- Distribuidora do TikTok, SoundOn fecha parceria com TuneCore
- TikTok promove campanha de empoderamento e cursos gratuitos para mulheres
Além de disseminar informações relevantes sobre o assunto, o evento também tem como objetivo estimular a criação de vídeos com temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade por meio da hashtag #PelaNatureza. A parceria reflete o comprometimento da plataforma em promover e engajar ainda mais seus usuários em pautas que impactam diretamente a vida de toda a população do mundo.
O PNUMA atualmente é a principal autoridade que promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.
Clipe do Natiruts com neutralização de carbono
Com direção de Mess Santos, o clipe de “De Tanto Sol”, com participação da Melim, é o primeiro registro audiovisual carbono neutro no mundo. Isso significa que as emissões de carbono geradas com a produção do vídeo foram compensadas com ações que evitam o desmatamento e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.
O selo de carbono zero contabiliza a emissão de gases do efeito estufa e reverte em plantio de árvores, com o objetivo de neutralizar os problemas causados por esses elementos, como o aquecimento global.
Mais ações em prol do meio ambiente
Em fevereiro do ano passado o TikTok realizou uma campanha para reflorestamento ambiental em parceria com Gilberto Gil e o Instituto Terra que resultou no plantio de 40.000 árvores em área degradada da Mata Atlântica.
Recentemente, a plataforma também promoveu outra campanha para reflorestamento ambiental em parceria com Gaby Amarantos e o IDESAM e tem o compromisso de plantar 20.000 árvores na Amazônia até o final do ano. “As iniciativas refletem a preocupação com as mudanças climáticas e a importância de contribuir para restauração dos ecossistemas”, destaca o TikTok.