Você sabia que neste mesmo dia 22, há exatos 34 anos atrás, a 1ª atriz transexual apareceu em uma novela brasileira? O nome dela é Cláudia Celeste, que recebeu hoje uma homenagem do Google Doodle. A artista abriu as portas para a comunidade trans na teledramaturgia em “Olho por Olho”. Infelizmente ela morreu em 2018 de infecção pulmonar, mas seu legado permanece!
LEIA MAIS:
- Com Gloria Groove e Grag Queen, SB Music é o principal selo LGBTQIA+ do mundo
- Daniel Lenhardt e Kéfera posam juntos em Parada LGBTQIA+ de Madri
- ‘#OrgulhoFamília’: Multishow lança série com o Instagram sobre rede de apoio para a comunidade LGBTQIAP+
Quem foi Cláudia Celeste?
Cláudia Celeste foi uma atriz e dançarina transexual carioca de Vila Isabel, nascida em 14 de julho de 1952. A princípio, ela trabalhava como cabeleireira de um salão até que começou a se apresentar sua dança no Beco das Garrafas, Rio de Janeiro, em 1973, aos 21 anos.
Logo depois, ela chegou a participar do concurso “Miss Brasil Pop” e venceu! Então, Cláudia começou a se apresentar em várias casas noturnas do Brasil.
Com todo este sucesso, ela foi notada pelo diretor de TV, Daniel Filho, que a convidou para participar de “Espelho Mágico”, em 1977. No entanto, os capítulos não chegaram a ir ao ar, já que houve um grande alarde após descobrirem que ela era transexual.
“Antes, ninguém sabia que eu era travesti, nem Daniel Filho. Ninguém nunca me perguntou! E, como ficou muito ti-ti-ti, tiraram os capítulos que eu já tinha feito“, disse Cláudia, em 2013, em entrevista à revista Geni.
LEIA MAIS:
- Casa UBC recebe ‘Sarau do Orgulho LGBTQIA+’, realizado pelo selo Peneira Musical
- Pabllo Vittar celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com “fashion show” para o Facebook
- Carlinhos Maia expõe críticas da comunidade LGBTQIA+ contra ele
Atuação
Após este episódio, Cláudia Celeste chegou a atuar em dois filmes. “Beijo na Boca”, de Paulo Sérgio de Almeida, e “Punk’s, Os Filhos da Noite”, de Levi Salgado. Enquanto no teatro, ela atuou em espetáculos como “Gay Fantasy”, de 1982, “Bonecas com Tudo em Cima” e “Febre”.
Mas, somente aos 34 anos, em 22 de agosto de 1988, ela estrelou em “Olho por Olho”, da extinta TV Manchete. Ela fez o papel de Dinorah e entrou para a história como a primeira atriz transexual a aparecer em uma novela brasileira.
Cláudia Celeste morreu em 13 de maio de 2018 por complicações de uma pneumonia. No entanto, seu legado permanece vivo até hoje!