Connect with us

O que está procurando?

#Noticias

Cláudia Celeste, 1ª atriz trans em novelas, é homenageada

Ela deixou um legado à comunidade LGBTQIA+ na novela “Olho por Olho”, em 1988
Cláudia Celeste, 1ª atriz trans em novelas, é homenageada
Foto: Divulgação/ OI Play

Você sabia que neste mesmo dia 22, há exatos 34 anos atrás, a 1ª atriz transexual apareceu em uma novela brasileira? O nome dela é Cláudia Celeste, que recebeu hoje uma homenagem do Google Doodle. A artista abriu as portas para a comunidade trans na teledramaturgia em “Olho por Olho”. Infelizmente ela morreu em 2018 de infecção pulmonar, mas seu legado permanece!

Foto: Divulgação/ Google

LEIA MAIS:

Quem foi Cláudia Celeste?

Cláudia Celeste foi uma atriz e dançarina transexual carioca de Vila Isabel, nascida em 14 de julho de 1952. A princípio, ela trabalhava como cabeleireira de um salão até que começou a se apresentar sua dança no Beco das Garrafas, Rio de Janeiro, em 1973, aos 21 anos.

Logo depois, ela chegou a participar do concurso “Miss Brasil Pop” e venceu! Então, Cláudia começou a se apresentar em várias casas noturnas do Brasil.

Foto: Divulgação

Com todo este sucesso, ela foi notada pelo diretor de TV, Daniel Filho, que a convidou para participar de “Espelho Mágico”, em 1977. No entanto, os capítulos não chegaram a ir ao ar, já que houve um grande alarde após descobrirem que ela era transexual.

Antes, ninguém sabia que eu era travesti, nem Daniel Filho. Ninguém nunca me perguntou! E, como ficou muito ti-ti-ti, tiraram os capítulos que eu já tinha feito“, disse Cláudia, em 2013, em entrevista à revista Geni.

LEIA MAIS:

Atuação

Após este episódio, Cláudia Celeste chegou a atuar em dois filmes. “Beijo na Boca”, de Paulo Sérgio de Almeida, e “Punk’s, Os Filhos da Noite”, de Levi Salgado. Enquanto no teatro, ela atuou em espetáculos como “Gay Fantasy”, de 1982, “Bonecas com Tudo em Cima” e “Febre”.

Mas, somente aos 34 anos, em 22 de agosto de 1988, ela estrelou em “Olho por Olho”, da extinta TV Manchete. Ela fez o papel de Dinorah e entrou para a história como a primeira atriz transexual a aparecer em uma novela brasileira.

Cláudia Celeste morreu em 13 de maio de 2018 por complicações de uma pneumonia. No entanto, seu legado permanece vivo até hoje!

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Destaques

#Noticias

Com muito romance, drama, mistério, aventura e pitadas de humor, “Mania de Você” é a atual novela das 21h na TV Globo. A trama...

#Noticias

Como diz seu próprio nome, “Volta por Cima” é uma história de superação, de pessoas que enfrentam as batalhas do dia a dia com...

#Noticias

Dois anos após Bless e Titi, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, sofrerem racismo em Portugal, a Justiça do país anunciou a condenação...