Christina Aguilera: uma timeline de hits diferenciados
Relembre os mega hits “Dirrty”, “Can’t Hold Us Down”, “Beautiful” e muito mais!
A gente está prestes a receber o novo álbum em espanhol da Christina Aguilera, mas a verdade é que a música latina é apenas uma das vertentes musicais que Xtina explorou ao longo de sua carreira com maestria. Então, enquanto o sucessor de “Mi Reflejo” não chega, que tal embarcar em uma timeline e lembrar por onde ela já passou?
Na última segunda-feira, Christina Aguilera atualizou seu site oficial com uma mensagem em espanhol que dizia “redescobrindo raízes, nos vemos em breve”. É claro que a mensagem é um presságio do lançamento de seu novíssimo álbum em espanhol, que ela já vem falando há algum tempo. Ele servirá como sucessor do “Mi Reflejo”, que foi lançado em 2000, apenas um ano após a estreia de Xtina!
Leia mais:
- Christina Aguilera e o efeito de “Mi Reflejo” no pop em espanhol de hoje
- Christina Aguilera atualiza site com mensagem em espanhol
- Projeto em espanhol de Christina Aguilera terá lançamento ainda neste ano
Esse certamente foi um passo super ousado na carreira de Aguilera, que naquele momento curtia o sucesso de seu primeiro álbum e do seu primeiro single, “Genie In a Bottle”, que colocou seu nome em todo o mundo. Tanto o single de estreia como as faixas em espanhol mostravam o início de um caminho bastante plural para a cantora, que passaria a experimentar ainda mais nos seus trabalhos seguintes.
GENIE IN A BOTTLE
DIRRTY
Em 2002, Aguilera voltou aos holofotes com o pé na porta e deixou todo o público boquiaberto com seu novo visual e postura. A era “Stripped” estava decretada, trazendo uma artista ainda mais corajosa e sem medo da opinião alheia. No álbum lançado naquele ano, destaca-se o primeiro single do projeto, “Dirrty”, uma parceria com o rapper Redone que passou 40 semanas na Billboard Hot 100.
“Dirrty” trouxe uma bela mistura de pop e hip-hop que, junto com um clipe igualmente grandioso e quente, imprimiu uma imagem completamente diferente da artista que conhecíamos até aqui.
BEAUTIFUL
Apesar da era “Stripped” ter sido uma das mais ousadas de Christina Aguilera em termos de letras, ela também nos trouxe grandes composições, como “Beautiful”. A poderosa balada tem uma mensagem importantíssima, que em 2021 se faz mais atual do que nunca. “Beautiful” é uma música intensa, que trata de temas como baixa autoestima e insegurança, lembrando a todos a importância da beleza interior.
O single foi um sucesso comercial absoluto em quase todo o mundo, chegando a segunda posição da principal parada de singles da Billboard, a Hot 100. A canção levou o Grammy na categoria “Melhor Performance Vocal Pop Feminina” na cerimônia de 2004, além de ter sido indicada também como “Canção do Ano”. “Beautiful” também está na lista da Rolling Stone das 100 Maiores Músicas da Década e foi adotada pela comunidade LGBTQIA+ como um hino, rendendo a Aguilera um GLAAD Award.
CAN’T HOLD US DOWN
Indiscutivelmente, “Can’t Hold Us Down” é uma das melhores músicas da carreira de Christina Aguilera. A faixa é forte e ganhou um clipe luxuoso em 2003 dirigido por ninguém menos do que o aclamado fotógrafo David LaChapelle. Com letra feminista e atual, o single cativou os fighters de todo o mundo e pode ser usada até hoje sem tirar nenhuma linha sequer.
Em “Can’t Hold Us Down”, Christina trabalhou um R&B contemporâneo, com elementos de hip-hop e dancehall. Na música, a cantora ainda contou com a parceria da rapper Lil Kim, que já havia trabalhado com ela no mega hit “Lady Marmalade” em 2001. Juntas, as duas deram o recado sobre a diferença de tratamento de mulheres e homens na sociedade, resultando numa colaboração explosiva e marcante.
HURT
Em 2006, Christina nos presenteou com mais uma de suas baladas. “Hurt” é uma das faixas do excelente álbum “Back To Basics”, o quinto da carreira da cantora. Na produção e na composição da faixa tem o dedo de Linda Perry e Mark Ronson, que trouxeram uma letra e uma melodia recheadas de muita emoção, inspiradas pela perda de um ente querido.
Nos 4 minutos e 3 segundos de “Hurt”, mais uma vez, Aguilera explorou o seu potencial vocal ao máximo, se mostrando então como uma cantora “madura, emotiva e poderosa”, como disse a crítica da Billboard na ocasião do lançamento.
O clipe do single, em preto e branco, foi co-dirigido por Christina Aguilera e tem ares de anos 1930 e 1940, onde ela interpreta uma artista circense que perde seu pai.
CANDYMAN
Depois de experimentar os anos 1930 e 1940 no clipe de “Hurt”, Christina Aguilera entra de cabeça nessas duas décadas com “Candyman”. A inusitada faixa é uma mistura deliciosa de pop com jazz, blues e swing, sendo o último um estilo musical americano que revelou grandes artistas como Louis Armstrong, Louis Prima e Duke Ellington.
“Candyman” é surpreendente e não apenas por conta do estilo musical escolhido por Xtina aqui, mas também pela junção do clássico com uma letra super sexy, onde ela literalmente canta sobre relações sexuais.
O visual de “Candyman” também é incônico e arrebatador, com elementos dos anos 1940 e da época da II Guerra Mundial. Ambientado em um hangar, Aguilera interpreta três versões dela mesmo no clipe, morena, loira e ruiva, enquanto canta e dança, seduzindo os pilotos da Força Aérea americana.
Para ouvir esses e mais sucessos de Christina Aguilera, você pode acessar uma playlist completa, criada especialmente para você, que é fighter e fã de uma das miores divas do pop de todos os tempos! É só clicar AQUI e curtir muito!