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Cantor latino Dalex aumenta seguidores em mais de 200% no Facebook e Instagram; conheça sua estratégia

Rede Social reúne os detalhes do planejamento que trouxe resultados positivos ao artista

Foto: Dalex, Billboard 2019 Latin Power Players (Rich Fury/Getty Images for Billboard)

O cantor latino Dalex, que iniciou sua carreira em 2015, aumentou seus seguidores em mais de 200% no Facebook e Instagram em menos de um ano. O artista se conectou à equipe de Parcerias do Facebook para trabalhar estrategicamente de modo a ampliar sua presença na rede social e no Instagram, em abril de 2020.

No final de 2019, a cantora Anitta foi uma das convidadas para a versão remix do single “Bellaquita” de Dalex, que atualmente possui mais de 225 milhões de visualizações no YouTube.

Utilizado atualmente como case de sucesso pela companhia, o crescimento do artista – que faz parte da Ingrooves – foi propulsor para que o cantor conseguisse se conectar mais com os fãs.

“O Facebook é importante para artistas em ascensão. Com ele, é possível alcançar muitos fãs novos em potencial, bem como interagir com eles de várias maneiras diferentes: conversando nos comentários, fazendo até mesmo sessões no Facebook Live”, conta Dalex.

De acordo com o Facebook, o artista recebeu orientações que incluíram melhores práticas de publicação e engajamento. Depois de dobrar a frequência de publicações, ele viu um aumento de 173% na taxa de interação semanal. Veja abaixo as melhores práticas que Dalex e sua equipe implementaram e que geraram sucesso e uma conexão mais forte com o público.

Metas e Resultados

  1. Crescimento substancial no Facebook e no Instagram;
  2. Destacar-se como artista emergente;

Resultados de acordo com o CrowdTangle, de abril a julho de 2020 em comparação com o período anterior:

  • 248% de aumento no número de seguidores no Facebook em 12 meses;
  • 228% de aumento no número de seguidores no Instagram em 12 meses;
  • 110% de aumento nas visualizações de vídeo no Facebook em comparação com os 12 meses anteriores;
  • 47% de aumento na contagem de publicações no Facebook em comparação com os 12 meses anteriores
  • 21% de taxa de interação no Facebook Live
(1) Resultados de acordo com o CrowdTangle, de julho de 2019 a julho de 2020
(2) Resultados de acordo com o CrowdTangle, de julho de 2019 a julho de 2020 em comparação com o período anterior

Estratégia

Para promover um crescimento substancial, Dalex e sua equipe implementaram uma estratégia tripla que incluiu: melhores práticas para distribuição de conteúdos, engajamento e vídeo ao vivo.

Os três elementos trabalharam juntos, com um impulsionando o sucesso dos outros. O uso de muitas das táticas listadas abaixo ajudou a aumentar a probabilidade de Dalex de alcançar mais fãs.

1- Maximizar a distribuição

Usando o Facebook e o Instagram juntos, você pode alcançar ainda mais pessoas que estão buscando inspiração. É possível fazer publicações cruzadas automaticamente de publicações e Stories do Instagram, assim como vídeos do IGTV, para o Facebook.

“A publicação cruzada é uma maneira realmente fácil e eficaz de manter sua Página do Facebook cheia de conteúdo”, afirmou Liz Miller, Gerente de Parceiros Estratégicos na equipe de Parcerias de Música do Facebook.

“A sobreposição entre os públicos do Facebook e do Instagram é menor do que a maioria das pessoas imagina. Para manter todos felizes, mostre seu dia a dia aos fãs em ambas as plataformas”, diz.

Saiba mais sobre a publicação cruzada clicando aqui.

2 – Publique vídeos de mais de três minutos

Vídeos de longa duração são muito envolventes e altamente recomendados pela equipe do Facebook para se qualificar para os anúncios in-stream. Um vídeo que reúne conteúdo, comunidade e conversa é a base de uma estratégia de vídeo eficaz.

“Como regra geral, constatamos que vídeos de mais de três minutos e com qualidade superior tendem a capturar a atenção dos espectadores, além de mantê-los engajados por um período mais longo”, adicionou Kristin Wong, Gerente de Soluções para Parceiros para parceiros de entretenimento na equipe de Parcerias de Mídia do Facebook.

“Os vídeos com pelo menos três minutos de duração também oferecem a oportunidade de monetizar conteúdo em nossa plataforma e aproveitar ao máximo os posicionamentos de anúncios in-stream.”

3- Diversifique sua combinação de conteúdo

Dalex publicou uma variedade de formatos de mídia, de fotos e vídeos a teasersatualizações de status e transmissão pelo Facebook Live. “Combinando tipos de conteúdo, é possível falar com fãs diferentes que estão procurando coisas diferentes”, disse Miller. “Depois de testar vários tipos de conteúdo, você poderá ver, nas informações da Página, qual tipo tem o melhor desempenho para qual público.”

4- Engajar os fãs

O Facebook sugere que sejam realizadas três publicações por semana, sendo pelo menos uma nativa do Facebook (não publicação cruzada). Antes de iniciar esse esforço, Dalex e sua equipe publicavam no Facebook em média duas vezes por semana. Com um plano de crescimento estratégico em andamento, a frequência de publicação na Página do Facebook de Dalex dobrou.

“No Facebook, centenas de milhares de publicações concorrentes disputam a atenção das pessoas”, explicou Miller. “Quanto mais as pessoas interagem com o conteúdo de determinada página, mais conteúdo desse tipo é exibido a elas. Muitas vezes, a maior visibilidade e o aumento do engajamento se convertem em alcance superior e mais fãs”.

 

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5- Comece ou interaja com um Grupo do Facebook

De acordo com o Facebook, Dalex lançou um grupo em 2018 para se conectar com seus fãs em um fórum mais privado e ter conversas autênticas. “Os Grupos do Facebook são um espaço para interagir de forma significativa com seus fãs e para recompensá-los”, declarou Miller.

Dica do Facebook: os artistas que não se sentirem prontos para começar seu próprio grupo poderão participar de grupos existentes a fim de compartilhar seu conhecimento, se conectar em torno de interesses comuns e saber mais sobre o público, caso decidam lançar um grupo próprio futuramente.

6- Responda aos comentários dos fãs

Além de ter um Grupo, interagir com os fãs na sua Página mostra que você está se conectando diretamente com eles. Eles podem ver que existe um rosto e uma personalidade por trás da tela, alguém que amam e cuja arte admiram.

7- Fazer transmissões ao vivo

O Facebook indica a realização de transmissões ao vivo para se conectar com seus fãs em tempo real, compartilhar conteúdo exclusivo e de bastidores e responder a solicitações conforme chegam. O Live é uma excelente maneira de aumentar seu público e se conectar com ele de forma autêntica, especialmente quando não é possível fazer turnês, encontros e outros eventos ao vivo.

Para a plataforma, ela é igualmente íntima e eficaz. A campanha de arrecadação de fundos para a COVID-19 no Facebook Live de Dalex, que teve quase uma hora de duração, alcançou uma taxa de interação média de 21%.

Os novos recursos para aprimorar a experiência no Facebook Live incluem um novo botão Assinar, para que os fãs possam optar por receber uma notificação quando suas figuras públicas estiverem usando o Live, e a reintrodução do Ao vivo com, que permite que os artistas se apresentem com outros artistas ou convidem um especialista para um bate-papo.

Para continuar os estudos sobre melhores práticas, clique aqui para conferir as dicas do Instagram.