Foto: Reprodução
in

Foco na África: Ingrooves compra distribuidora independente e inicia atividades no continente

Esta é a segunda notícia que o POPline.Biz é Mundo da Música publica em menos de uma semana sobre as investidas da Universal Music Group (UMG) na África. Como em uma dança ensaiada, a Ingrooves Music Group (que faz parte da UMG), deu mais um passo na demonstração de interesse do grupo pelo continente: acaba de anunciar a compra da Electromode – o distribuidor musical independente com sede na África do Sul. A iniciativa marca a entrada da Ingrooves no crescente mercado musical africano.

“O consumo de música na África continua a aumentar ano após ano e se tornou um dos mercados de música em crescimento mais estimulantes do mundo”, destaca Bob Roback, CEO do Ingrooves Music Group.

Para o diretor administrativo da Electromode, Chris Ghelakis – que será mantido no cargo, “a Ingrooves ajudará a abrir a porta para que muitos artistas sul-africanos e africanos sejam apresentados a novos públicos globais, enquanto cresce e desenvolve alguns dos grandes artistas independentes novos e estabelecidos que criam música na África”.

O negócio segue a expansão da Ingrooves nos últimos 12 meses na América do Sul, Ásia, Europa e Austrália com novos escritórios no Brasil, Japão, Coreia do Sul, Turquia e Espanha .

Sobre a Electromode

A lista da Electromode tem um catálogo geral de mais de 30.000 músicas e mais de 200 artistas e gravadoras associadas, incluindo a gravadora sul-africana DJ Maphorisa, New Money Gang (Scorpion Kings, Mas Musiq, Tyler ICU, Daliwonga) e Piano Hub (Kabza Da Small, Kelvin Momo). Além de gravadoras independentes influentes como a Ambitouz Entertainment (Blaq Diamond, Miss Pru, Malome Vector, Cici, La Sauce, Loyiso) e Spirit Music (Benjamin Dube, Omega, Woman in Praise).

A empresa terminou o ano de 2020 com 7 dos 10 melhores lugares na parada doméstica da Apple Music, tendo um bom desempenho nas paradas de streaming em 2019 e 2020, impulsionado pelo lançamento de The Scorpion Kings e Kabsa De Small, que recentemente ocuparam as 27 primeiras posições do Top 100 da Apple Music.

Os lançamentos da Eletromodo também ocuparam as cinco primeiras posições do Top 10 da parada sul-africana da Apple Music em novembro de 2020. Entre os sucesso estão “uThando” de Soa Mattrix, Soulful G & Shaun101 que dominou várias paradas, bem como “Jazzidisciples (Zlele)” de Reece Madlisa & Zuma, o hino de rua “VSOP” de Mr JazziQ, Busta 929 e “Ulazi” de JazziQ. A distribuidora também trabalha com o rapper Jub Jub dono do sucesso “Ndikhokhele Remake” (assista abaixo).

Escrito por Rafa Ventura

Pocah recebe homenagem de Vera Fischer, que lembra passado com a funkeira: “Orgulho de sua força”

Gibson adquire a fabricante de amplificadores Mesa/Boogie