Foto: StockSnap/Pixabay
in ,

Confira dicas de criatividade do Instagram para seus vídeos e fotos

O Instagram é uma rede social muito visual, por isso, investir em boas fotos e vídeos para chamar atenção do seu público é peça fundamental para o sucesso do seu perfil. Assim, para se destacar entre os milhares de posts e marcas no Feed, uma das chaves é a criatividade. Para deixar suas fotos e vídeos mais chamativos, existem alguns passos que você pode seguir – e, assim, conseguir aumentar suas chances de atrair os olhares das pessoas para a sua marca.

Além disso, de acordo com a nossa colunista Mariana Mattoso, CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo, é fundamental definir metas e objetivos para entender quem você é como artista, qual é o seu propósito, qual é o seu nicho, o que você quer passar à sua audiência e qual é o objetivo do seu próximo lançamento. Para saber mais sobre objetivos macro, médio e curto prazo, clique aqui.

Está precisando de um empurrão para gerar conteúdo bacana no seu perfil do Instagram? Confira as dicas que a rede social separou para ajudar você a dar os primeiros passos criando fotos e vídeos de qualidade:

1. Dê a cara da sua marca

Tanto em uma foto quanto em um vídeo, é fundamental usar a identidade visual da sua marca. Assim, as pessoas reconhecem rapidamente que é um post ou story seu. Você pode fazer isso usando cores, fontes, ícones ou quaisquer outros elementos que representem o seu negócio.

2. Garanta uma boa resolução

Boa resolução não significa que você precisa ter uma câmera profissional ou celular de última geração. Aqui, a dica é evitar escolher imagens embaçadas, com muito texto ou mesmo uma captura de tela.

3. Aproveite o contexto e estilo de vida do público

Se as pessoas ainda não sabem que precisam do que você está vendendo, é hora de fazer essa vontade despertar. Uma ideia, nesse caso, é refletir, em um post ou story, uma situação com a qual o seu público-alvo pode se identificar.

4. Aposte em um único ponto focal

Muita informação confunde! Chame e prenda a atenção das pessoas direcionando o olhar delas para um único lugar da tela: o seu produto! Não significa que precisa ser um conteúdo básico: você pode brincar com diferentes ângulos e cenas ou dividir a tela ao meio para criar imagens diferentes do habitual.

5. Principalmente na foto, escreva apenas o suficiente

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca fez tanto sentido nesse caso. Mais do que falar sobre o que você quer vender, você deve, acima de tudo, mostrar. Caso precise adicionar alguma informação que você considere indispensável, seja breve e objetivo.

6. Quadrado no Feed, vertical no Stories

Criar imagens na orientação e proporção certas para cada posicionamento garante uma experiência muito melhor para a audiência. Por isso, anote para não esquecer: 1:1 no Feed (uma imagem de resolução 1.000 x 1.000, por exemplo) e 9:16 no Stories (como 720 x 1.280).

7. Em vídeos, 3 segundos para marcar

Quando se trata de Stories, você piscou e ele acabou. Por ser um lugar onde as pessoas consomem conteúdo de maneira muito rápida, o ideal é que você mostre a sua marca (seja o nome, o logo ou o @) logo nos primeiros três segundos para que as pessoas te reconheçam.

8. Contraste e animação para chamar atenção

Cores chamativas – quando combinadas corretamente – são uma ótima solução para fazer com que as pessoas parem de rolar o Feed ou o Stories. Outra dica é transformar uma imagem estática em vídeo utilizando um recurso simples e prático: o Adesivo para Stories. Na galeria de GIFs, você encontra uma variedade incrível de animações para usar!

Dicas extras

  • Para juntar e acelerar vídeos, você pode usar o aplicativo Cap Cut
  • Para colocar 2 vídeos em um mesmo story, a dica é o aplicativo Unfold
  • Não se esqueça de aproveitar todos os recursos disponíveis para Stories, como as Enquetes, Caixa de Perguntas, entre outros. Além de estimular o engajamento, você ainda pode conhecer melhor o seu público e o que ele espera da sua marca!

Escrito por Rafa Ventura

Live do RBD

Depois do sucesso da live, o RBD fará shows para celebrar sua história?

RDx: conheça o sistema que melhora arrecadação de direitos conexos