Para além da polêmica com Min Hee Jin, CEO da ADOR, agora a HYBE encara uma nova acusação de “manipulação dos charts” do BTS. Isso porque um caso judicial antigo envolvendo a subsidiária BIGHIT ressurgiu na mídia e nele foram investigadas supostas práticas ilegais por parte da agência com o grupo de K-Pop.
> BIGHIT toma atitude após divulgação de processo judicial envolvendo BTS
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Em agosto de 2017, um homem intitulado como Sr. A foi condenado a um ano de prisão por extorsão conjunta depois de ameaçar divulgar informações sobre marketing ilegal para a mídia a menos que fosse pago. Isso fez com que ele extorquisse 57 milhões de won, cerca de R$ 211 mil. A decisão do tribunal levou a especulações de que o BTS poderia ter se envolvido em práticas ilegais de marketing, como manipulação de charts, o que a BIGHIT sempre negou.
Entretanto, apesar da negação da agência, o tribunal destacou descobertas contrárias. O Sr. A e seus associados se disfarçaram de terceiros que haviam invadido e-mails para adquirir dados sobre marketing ilegal conduzido pela agência que representava a empresa para a qual trabalhavam.
Posteriormente, o tribunal também mencionou que o Sr. A mentiu sobre o fato de ter sido chantageado com dados de marketing hackeados referentes ao BTS, cliente da agência de entretenimento para a qual prestava serviços, e explorou esse cenário forjado para extrair o dinheiro.
Embora reconhecendo que as vítimas se envolveram em práticas de marketing não convencionais que serviram de pretexto para a chantagem, o tribunal observou que o dano financeiro real foi limitado 42 milhões de won, por volta de R$ 155 mil.
Assim, ao contrário das alegações da agência, o tribunal aceitou as conclusões de que o Sr. A havia ameaçado expor as manipulações das paradas musicais e outros atos relacionados ao grupo. Além disso, o tribunal apontou que as próprias práticas de marketing da BIGHIT contribuíram para a situação.
Sendo assim, a HYBE anunciou novas ações legais e a BIGHIT se manifestou:
“Recentemente, houve várias tentativas organizadas para manchar e difamar o BTS. Deixamos nossa posição clara em 2017 e mantemos essa postura”.
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BTS já foi acusado de manipular seus resultados no passado
Aliás, vale ressaltar que inúmeras acusações semelhantes já foram feitas ao longo dos anos. Em 2021, após o sucesso de “Butter” e “Permisson to Dance”, o BTS foi questionando sobre o assunto durante uma entrevista.
“É uma pergunta justa”, disse RM sobre as alegações de que o trabalho dos fãs equivale à manipulação de gráficos. “Mas se houver uma conversa dentro da Billboard sobre o que o número 1 deve representar, então cabe a eles mudar as regras e fazer o streaming pesar mais no ranking“.
“Bater contra nós ou nossos fãs por chegarmos ao primeiro lugar com vendas físicas e downloads, não sei se isso é certo … Parece que somos alvos fáceis porque somos uma boy band, um ato de K-pop , e temos essa grande lealdade dos fãs“.
Ademais, na entrevista, Shin Young-Jae — presidente da Big Hit Music (subsidiária da HYBE) — também foi questionado se a própria agência “organiza os fãs para manipularem os charts“.
“Não seria bom se realmente tivéssemos a capacidade de arquitetar tal coisa?” ele diz. “Eu entendo que existem desenvolvimentos de mercado [relacionados ao BTS] que são perturbadores para algumas pessoas. Mas não acredito que o mercado dos EUA possa ser facilmente superado apenas por downloads. Achamos que o impacto das músicas foi demonstrado de várias maneiras e estamos orgulhosos dessa conquista”.