O Twitter é palco de diversas conversas todos os dias e utilizado pelas pessoas ao redor do mundo para conversar sobre uma das principais paixões: a música. Em homenagem ao Dia Internacional da Música comemorado hoje (1), o Twitter traz os principais destaques das conversas sobre o tema no Brasil entre janeiro e setembro de 2021. O grupo sul-coreano BTS ( @BTS_twt ) e a cantora Anitta ( @Anitta ) lideraram em primeiro lugar nas listas de grupo e álbum mais comentados, respectivamente.
Como já era de se esperar, o fenômeno K-pop domina duas das listas: gêneros musicais e grupos mais comentados, com BTS (@BTS_twt) em primeiro lugar. O ritmo é um dos principais tópicos de conversa no Twitter em todo o mundo – o Brasil é o sexto país que mais Tweeta sobre o assunto de acordo com levantamento realizado recentemente pela plataforma .
Outro assunto de destaque do Twitter e que colocou os músicos no centro das conversas foi o Big Brother Brasil ( @bbb ) deste ano. O reality show foi um dos principais temas das conversas no primeiro semestre no Brasil, gerando mais de 380 milhões de Tweets, e contou com a participação de artistas como Projota ( @Projota ), Rodolffo Matthaus ( @iRodolffo ) e Karol Conká ( @Karolconka ). Com a aparição no programa, os cantores figuraram nos primeiros lugares da lista de artistas e grupos mais citados no Twitter no Brasil.
Leia Mais:
- Twitter libera recurso para monetização; saiba como usar
- Manu Gavassi é a nova ADM do Twitter do Itaú Unibanco
- ‘Comunidades’: Twitter lança função que cria grupos fechados
- #DiaDaHashtag: Quais os grupos de K-Pop mais famosos do Twitter?
- Twitter realiza 1º evento para produtores de podcasts no Brasil
As ativações dos artistas e a natureza da plataforma também foram uma combinação positiva para resultar em um grande engajamento dos fãs. No topo da lista ficou o disco “Girl From Rio”, de Anitta ( @Anitta ), cuja imagem de divulgação virou meme, gerando enorme repercussão.
Outro destaque do Brasil na lista dos álbuns mais comentados no Twitter neste ano foi “Batidão Tropical”, de Pabllo Vittar ( @pabllovittar ). O lançamento foi tema de um encontro especial na plataforma em junho, onde a cantora se conectou em tempo real para ouvir e comentar todas as faixas do disco com os fãs. Durante o encontro, Pabllo respondeu aos comentários de quem Tweetou com a hashtag #BatidãoTropical.
A música é um dos temas mais comentados no Twitter e conecta as mais diversas pessoas diariamente. Um estudo realizado pela plataforma no Brasil para entender o consumo deste tipo de conteúdo destacou a dimensão desta relação: 78% das pessoas que usam a plataforma no país se interessam por música e 57% não conseguem passar um dia sem ouvir uma.
Para mais da metade delas (68%), plataformas de streaming são a principal forma de aproveitar as melodias – 91% das pessoas utilizaram o streaming nos 30 dias anteriores ao levantamento, divulgado em julho de 2021. Confira o estudo completo acessando aqui.