in ,

Beyoncé vai retirar palavra ofensiva da música “Heated”

A equipe afirma que não foi intencional.

Foto: Divulgação

Quando Beyoncé lançou o “RENAISSANCE” na última sexta-feira (29 de julho), o clima foi de celebração, com a maioria das pessoas aclamando. Mas nem tudo são flores. Uma única palavra acabou causando críticas, já que é considerada ofensiva e capacitista.

isso aconteceu na música “Heated”. Em um dos versos, Beyoncé canta “Spazzin’ on that ass, spazz on that ass”. O problema está no termo “Spaz“. Coloquialmente, é muito usada para dizer que alguém está “surtando”. No entanto, formalmente, é usada para descrever os espasmos de quem tem paralisia cerebral. Portanto, de forma pejorativa, é utilizada para se referir a pessoas com deficiência, principalmente a própria paralisia cerebral.

Beyoncé vai retirar palavra ofensiva da música "Heated"
Foto: Divulgação

Leia Mais:

A solução vai ser substituir a faixa “Heated” com esta parte da letra alterada. “A palavra, não usada intencionalmente de maneira prejudicial, será substituída”, diz a equipe da cantora em um comunicado.

Lizzo passou pelo mesmo problema

Este é justamente o mesmo erro que Lizzo cometeu ao lançar a música “Grrrls“. A solução foi a mesma: lançar uma nova versão cortando a palavra. A vantagem desse caso é que ela ainda não tinha lançado seu álbum “Special“, dando a chance de alterar em tudo. No caso da Beyoncé, ficará registrado nas versões físicas já distribuídas.

Na época, Lizzo escreveu um pedido de desculpas. “Foi trazido ao meu conhecimento que há uma palavra prejudicial na minha nova música ‘GRRRLS’. Deixe-me esclarecer uma coisa: nunca quis promover linguagem depreciativa. Como uma mulher negra gorda na América, eu tive muitas palavras ofensivas usadas contra mim, então eu supero o poder que as palavras podem ter (intencionalmente ou no meu caso, não intencionalmente)“, escreveu Lizzo.