O livro “Rock in Rio: a história” chega às livrarias e lojas digitais, pela Globo Livros. A obra em uma edição revista e ampliada, elaborada pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro, que teve a primeira versão publicada em 2011, ganhou uma nova roupagem para abarcar detalhes de todas as oito edições brasileiras do festival, até agora.
Leia Mais:
- Ping-pong? Veja quais são as exigências para camarins do Rock in Rio
- Série sobre Rock in Rio estreia no Globoplay
- Série do Rock in Rio exalta funk e Roberto Medina nega discriminação
O Rock in Rio marcou a história dos grandes eventos desde a sua estreia. No entanto, no início, empresários e agentes de artistas internacionais não achavam que a ideia daria certo. O publicitário e empresário Roberto Medina e sua equipe tiveram mais de 400 reuniões, durante 70 dias em Nova Iorque, tentando convencer artistas internacionais a se apresentarem no primeiro Rock in Rio. Até um renomado astrólogo, Bola, foi consultado para prever os pontos altos e baixos do evento.
Com o festival, Roberto Medina revigorou a imagem brasileira dos anos anteriores, ao mesmo tempo em que gerava empregos e turismo. Ozzy Osbourne, por exemplo, foi o primeiro a assinar contrato para se apresentar. Em seguida, veio o Queen e Medina até chorou quando o AC/DC topou ser um dos nomes do primeiro Rock in Rio.
“Não existe só uma história do Rock in Rio. Existem ao menos três: a história do festival propriamente dito, aquele que ocorre no palco; a saga da produção, que faz o who’s who do pop rock mundial nos últimos 37 anos; e a crônica da passagem pelo Rio dos astros e suas manias, sejam mil rosas compradas, centenas de toalhas brancas ou vinte quentinhas de comida kosher. Luiz Felipe Carneiro entrelaça todas essas dimensões e (…) seu relato nos teletransporta às melhores noites de nossa vida”, destaca o jornalista Arthur Dapieve.
Rock in Rio: as oito edições cariocas
Durante os oito festivais em solo carioca, o Rock in Rio garantiu apresentações de tirar o fôlego do público, histórias eletrizantes de bastidores que estão detalhadas neste lançamento, como o recorde de público do Queen e Iron Maiden, de suas carreiras, já na primeira edição.
Em uma grande viagem no tempo, o livro abre as portas dos bastidores e revela diversos segredos de produção dos mais de 30 anos de história.