O YouTube Shorts lança ”Nosso Orgulho a Gente Cria’‘ em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAP+. A campanha tem início com o lançamento de um filme exclusivo com Linn da Quebrada e Glória Groove anunciando o #BaileDoShorts que convida o público a mergulhar na cultura Ballroom. O desafio acontece de 8 a 30 de junho.
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Cultura Ballroom
A manifestação cultural que se originou em Nova York no fim do século 19 e se espalhou pelo mundo como um movimento de ocupação de espaços e de celebração à diversidade de gênero, sexualidade e raça. No Brasil, o movimento é consolidado há décadas e este ano o YouTube Shorts celebra o primeiro Ballroom digital da história.
A campanha, criada pela Media.Monks, tem na dinâmica as embaixadoras e as “Houses”, como são conhecidos os coletivos que fomentam a cultura ballroom. House of Blyndex, Batekoo e Casa de Serpentes se reúnem para lançar o desafio que convida o público a performar em três categorias diferentes: dança vogue, look bapho e, por fim, dublagem.
“O Baile do Shorts é uma celebração da potência criativa e das histórias da comunidade LGBTQIAP+. Encontramos na cultura ballroom a inspiração para contrapor o preconceito e usar a arte e a expressão como arma poderosa contra as limitações, restrições e mentalidades ultrapassadas”, destaca Paulo Yanaguizawa, Regional Creative Director da Media.Monks.
Como participar do desafio #BaileDoShorts
Para participar do desafio, os usuários deverão gravar um vídeo curto no YouTube Shorts, no aplicativo do YouTube, inspirado no movimento, utilizando a hashtag #BaileDoShorts. Ao final da campanha, os Shorts que se destacarem serão divulgados nas redes sociais das embaixadoras Linn da Quebrada e Gloria Groove.
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Parada do Orgulho LGBTQIAP+de São Paulo
Ainda como parte da campanha, o público poderá fazer seus Shorts diretamente do espaço Baile do Shorts, entre os dias 16 e 19 de junho, acompanhando a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo, que ficará disponível das 12h às 20h, em frente ao Shopping Center 3, na Av. Paulista, e no Shopping Eldorado entre 17 e 27 de junho, das 10h às 22h.
Além disso, o espaço Baile do Shorts ganha uma versão móvel durante os dias 16, 17 e 18 de junho, dentro de alguns ônibus completamente customizados com a temática de ballroom, que rodarão por São Paulo, onde o público poderá criar seus Shorts e entrar no desafio.
“Eu estou muito contente com a minha participação no #BaileDoShorts! É tão importante construirmos esse projeto junto com a comunidade e falarmos sobre família e rede de apoio, ficou lindo! Vocês vão ver que ele fala muito sobre a importância das relações e como esses laços podem nos levar para outros lugares. Espero que nossa iniciativa seja bem recebida pelo público e que possa fortalecer ainda mais nossas batalhas.” comenta Linn da Quebrada.
Amplificar vozes
A campanha faz parte dos esforços de diversidade do YouTube, que é uma plataforma que amplifica vozes ao redor do mundo e tem como objetivo gerar visibilidade para causas como as do movimento LGBTQIAP+ e há anos faz ativações na Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo.
De acordo com Juliana Simão, Gerente de Marketing do YouTube, a campanha Pride 2022 é, essencialmente, sobre legado.
“Este ano, queremos conectar diferentes gerações e, assim, ajudar a reduzir o impacto causado pela invisibilidade histórica. Com esse projeto vamos celebrar o orgulho, a arte e a riqueza cultural que sempre fez parte da vivência desta comunidade.” comenta Juliana.