Não que você não a conheça, mas Azealia Banks é uma rapper estadunidense que estreou na cena em 2012 com sua primeira mixtape, “1991”. Irreverente e de “personalidade forte”, a artista tinha a ‘faca e o queijo’ na mão para se consolidar como uma das maiores rappers da indústria, no entanto, a infinidade de brigas que comprou e de polêmicas em que se envolveu acabaram por abafar o seu talento, fazendo com que fosse vista com demérito e até mesmo como “piada”. Relembre algumas das situações controversas que ela já protagonizou nesses onze anos de carreira…
LEIA MAIS:
- Azealia Banks é vaiada e deixa o palco mostrando os dedos do meio
- Azealia Banks defende Anitta de acusações de uso de termo racista
- Azealia Banks pede dinheiro a fãs para lançar novo álbum
Azealia Banks x Cardi B
“Bodak Yellow” (2017) foi o primeiro grande hit de Cardi B, responsável por alavancar sua carreira. Azealia, no entanto, parece não ter ficado muito contente com a chegada de Cardi à cena e a acusou de utilizar um ghostwriter para a composição da música. Não satisfeita, ela ainda proferiu várias ofensas à novata, à época: “Nicki Minaj do homem pobre”, “rato analfabeta e sem talento” e “caricatura de uma mulher negra” foram algumas delas.
Azealia Banks x Nicki Minaj
É claro que um dos maiores nomes do rap a nível mundial não ficaria de fora do repertório de críticas de Banks. E Nicki Minaj não escapou mesmo. A treta aconteceu pelo fato de Azealia ter recusado entrar em turnê com Nicki pela Europa em 2012, quando estava focada em concluir seu disco de estreia. Na sequência, a voz de “Super Bass” tweetou sobre “uma vadia estar delirando”, e Banks encarou como sendo uma indireta à ela. Bastou isso para a rapper se enfurecer e criticar Minaj publicamente.
Azealia Banks x Iggy Azalea
Certa vez, a dona do hit “Fancy” deu um forte depoimento em que disse que as críticas que recebera desde o início de sua carreira já a fizeram pensar em suicídio. Banks reagiu e simplesmente incentivou o suicídio de Iggy. Mais tarde, no entanto, as rappers parecem ter se entendido e até chegaram a gravar uma música juntas.
LEIA MAIS:
- Azealia Banks detona Kanye West após briga com Kim Kardashian: psicopata
- Azealia Banks critica fala de Nicki Minaj sobre vacinas: estúpido e egoísta
- Azealia Banks em música: minha b****a é gorda como Lizzo
Azealia Banks x Zayn
No ano em que Zayn se lançou como artista solo após deixar o One Direction, ele virou um dos alvos de Azealia. Via Twitter, ela acusou o cantor de roubar seu trabalho, foi rebatida por ele e não levou desaforo pra casa. Ela proferiu uma série de ofensas ao intérprete de “PILLOWTALK”, inclusive em relação à etnia dele. “Quando toda a sua família extensa for destruída pelos bons e velhos Estados Unidos, você ainda estará tentando agir como um menino branco fingindo ser negro?”, chegou a dizer ela.
Azealia Banks x Beyoncé
Beyoncé foi aclamada pelo disco “Lemonade” (2016), encabeçado pelo hit “Formation”, hino de empoderamento às mulheres negras. Azealia, no entanto, não gostou da representação e atacou a artista. “Se ela quiser nos ajudar, ela CALARÁ A BOCA e deixará a nova vanguarda das mulheres negras surgir, em vez de roubar de nós”, esbravejou a rapper.
Azealia Banks x Pharrell
Os dois artistas já colaboraram juntos na faixa “ATM Jam”, no entanto, Banks não gostou da maneira como Pharrell promoveu a música e disparou uma série de ofensas ao artista. “A razão pela qual o congestionamento do caixa eletrônico foi ruim é porque Pharrell mudou de ideia sobre querer ser associado a mim depois que ele teve seu retorno à pele lite”, declarou ela.
No Brasil, temos um ‘case’ de personalidade que pode estar trilhando o mesmo caminho… MC Pipokinha!
São muitas as diferenças que separam Azealia Banks e MC Pipokinha. Elas estão inseridas em contextos culturais distintos, dominam estilos e gêneros musicais diferentes, têm tempos de carreira bastante discrepantes e ganharam fama de maneiras desconexas uma à outra. Porém, ambas estão ‘bebendo’ de polêmicas e mais polêmicas para manter o seu espaço na mídia.
Pelo desenrolar dos fatos ao longo dos onze anos de carreira da rapper norte-americana, é como se ela sempre fosse ser lembrada de maneira negativa, ainda que coloque na praça uma obra-prima musical. E já soa como se fosse uma imagem irreversível, impossível de recuperar. Pipokinha, que colocou os pés na estrada há pouco tempo e ganhou espaço na mídia agora, já trilha um caminho similar.
Apenas nesta semana, a dita “Rainha da p*taria” já comprou briga com a classe de professores após uma fala infeliz e causou confusão em um hotel ao encontrar uma bagunça em seu quarto. A MC ainda não furou a bolha de um nicho de público que a conhece, porém o “alfinete” já está engatilhado e, indo pelo caminho que tem se seguido, não será uma apresentação muito agradável.
Será que Pipokinha já refletiu a respeito disso? Em como fará para manter sua carreira e sua imagem na mídia a longo prazo? Os R$70 mil que fatura por cada um dos bailes que realiza, como ela mesma disse, estão na conta, mas e a longevidade de sua imagem e o modo como é apresentada? O que ela tem a fazer sobre?