in ,

Alô, Ministério Público! Fala infeliz de MC Pipokinha irrita professores

Alguns deles estão publicando cartas abertas nas redes sociais contrariando a fala da MC

Várias professoras estão repudiando a fala de Pipokinha, no TikTok. Fotos: Divulgação; Reprodução TikTok/@alinecdecamargo; @tatyprofs; @isabelanascimentto95

MC Pipokinha x professores! Este início de semana está sendo marcado por um novo movimento que ganha força nas redes sociais, após uma fala em que a funkeira desdenha do ofício dos professores e chega a comparar o ganho dela com um show ao salário deles. Com isso, educadores começaram a publicar cartas abertas em que reprovam o posicionamento da MC e mostram, através de argumentos, a importância da profissão no contexto social.

Foto: Divulgação

LEIA MAIS:

“Quem te ensinou a escrever e a ler? Uma professora. Quem ensinou você a ser advogado, médico? Um professor”, argumentou Tatiana, professora. “Como se já não bastasse professor passar por tanta problemática no dia-a-dia, agora vem mais essa”, disse Denise, professora aposentada.

Veja os relatos:

@tatyprofs #educacao #sociedade #realidade #alunos #vida #adolescentes #professor #pipokinha ♬ Aesthetic – Gaspar

@tatyprofs #pipokinha #professor #adolescentes #vida #alunos #realidade #sociedade #educacao #escola ♬ som original – Tatiana ( professora)

@famososdosite Foi mexer logo com os professores, Pih? Após responder uma seguidora (fã) que havia discutido com sua professora, em defesa da própria Pipokinha, e Pipokinha responder de uma forma que os professores acabaram se sentindo ofendidos, a professora aposentada, @Denise Azevedo , resolveu responder a cantora. Em sua resposta, Denise ressaltou que ficou muito tocada com o que Pipokinha disse, e que espera que o Ministério Público tome conhecimento do que foi dito e tome providências. Confira! Sigam a @famososnosite para mais babados 24 horas ✨ Imagem internet/ Texto Coluna Famosos no Site #mcpipokinha #fyp #mcpipokinha #pipokinha ♬ som original – Famosos

@maryminion #papai #mamae #alerta #pipokinha #mcpipokinha #maeefilha #reacaomae #reacaodafamilia #professores #professoresnotiktok ♬ som original – Mariana

@isabelanascimentto95 carta aberta de uma professora para Mc Pipokinha. #education #pipokinha #brazil #viral #professora #respeito #funk #fy #foryou ♬ som original – Política, livros e cultura

@desmistificaprof A fala da MC Pipoquinha é totalmente contraproducente com o trabalho realizado por professoras nesse país. a escola é feita por mulheres, merecemos respeito. #mcpipokinha #respeitoaoprofessor #aprendizagem #educacao #professor #professora #professores ♬ som original – Desmistifica, Prof!

@profrebecacafe #mcpipokinha Ser professora nao me diminui ! #respeiteoprofessor ♬ som original – Prof. Rebeca Café

@alinecdecamargo Desculpa mas eu não poderia deixar de comentar #mcpipokinha #fyp #professor #respeito ♬ Gratidão – AltairMakin

Entenda a polêmica!

Um novo dia, uma nova polêmica de MC Pipokinha. Dessa vez, a autointitulada “Rainha da p*taria” mexeu com a classe dos professores e recebeu uma série de críticas na internet. Recentemente, um seguidor da funkeira contou à ela que tinha discutido com uma professora que teria “falado m*rda” sobre Pipokinha. A mensagem foi suficiente para que ela aconselhasse o fã, de maneira a protegê-lo, mas ao mesmo tempo ferisse a honra e a dignidade de toda uma classe de professores. Pegou (muito) mal e a web não perdoou!

LEIA MAIS:

“Discuti com minha professora por sua causa, não gosto de ninguém falando m*rda sobre você”, dizia a mensagem que a MC recebeu através de uma caixinha de perguntas no story do Instagram.

Foi aí que Pipokinha se perdeu. Ela poderia facilmente ter aconselhado o fã até mesmo com um recado clichê, como “não é legal discutir com sua professora”, “obrigada por me defender, mas é importante reconhecer que cada um tem sua opinião” ou simplesmente “foque nos estudos!”. Claramente na defensiva, a MC foi bacana com o seguidor, mas partiu para a humilhação no que se refere àqueles que lecionam.

É notável que o início de seu discurso representa uma tentativa de “defender” o fã e aconselhá-lo de uma forma para que este “não se desse mal” na escola. Pipokinha diz que não vale à pena entrar numa discussão já que um professor poderia, em retaliação, reprovar o aluno, passar mais trabalhos, dentre outras ações. Não que evitar um embate desses com alguém em posição de superioridade deva se limitar às possíveis consequências do ato, mas ela poderia ter parado por aí.

“Coitada, deixa ela. O meu baile tá 70 mil, 30 minutinhos em cima do palco eu ganho 70 mil reais. Ela não ganha nem 5 mil sendo professora às vezes. Precisa estudar muito. Discute com ela, não. Discute, não”, proferiu Pipokinha, em tom debochado e desdenhando do salário da classe.

A defensiva de Pipokinha a deixou tão cega que ela certamente não realizou o quão injusta foi a comparação que traçou, diante de um público virtual de mais de 3,1 milhões de seguidores. Sobretudo quando se refere à uma profissão de extrema importância para o avanço da sociedade, cujo ofício é desvalorizado e seus direitos, sucateados, em um problema social que já se desdobra em décadas.

Talvez não agora, no auge do sucesso, mas em algum momento Pipokinha há de realizar a seriedade disso.

Veja a repercussão na web: