O ABBA Voyage, concerto virtual do ABBA, conta com apresentações sete vezes por semana na ABBA Arena, construída para 3 mil pessoas, no leste de Londres. Segundo o Music Business Worldwide, neste primeiro ano de operação, o espetáculo atraiu mais de 1 milhão de visitantes, sendo 20% de fora do Reino Unido.
Criado com Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, dirigido por Baillie Walsh e produzido por Svana Gisla e Ludvig Andersson, o ABBA Voyage foi inaugurado em 26 de maio de 2022. O espetáculo foi elaborado em parceria com a Pophouse Entertainment e a Industrial Light & Magic, empresa de efeitos visuais fundada por George Lucas e de propriedade da Disney.
O membro fundador do ABBA, Björn Ulvaeus, é acionista e membro do conselho da Pophouse Entertainment. A empresa é liderada por Per Sundin, ex-diretor administrativo da Universal Music Suécia.
Leia Mais:
- ‘Voyage’ do ABBA sairá em turnê virtual ‘Around the World’
- Voyage” se torna o álbum de maior sucesso do ABBA
- 40 anos depois, ABBA está de volta! Ouça o álbum “Voyage”
- ‘ABBA Voyage’: bastidores do show virtual que marca retorno do grupo após 40 anos
Os dados foram coletados pela consultoria global de pesquisa e estratégia Sound Diplomacy e pela consultoria de valor social RealWorth e fazem parte do novo relatório que cobre o primeiro ano operacional do ABBA Voyage — de maio de 2022 a maio de 2023. O documento também inclui uma análise pontual do período de construção da ABBA Arena.
De acordo com o relatório, o ABBA Voyage “teve um impacto econômico e social significativo e positivo” em Londres e nos bairros mais próximos da localização da Arena em Pudding Mill Lane.
Algumas das principais estatísticas do relatório de impacto econômico do ABBA Voyage foram que, entre maio de 2022 e maio de 2023, o espetáculo contribuiu com £ 322,6 milhões para a economia de Londres.
O relatório explica ainda que o valor do volume de negócios de £ 322,6 milhões é calculado como o valor econômico de bens ou serviços gerados pela construção da ABBA Arena em Londres e na área da operação do ABBA Voyage.
Também está incluído nesse valor o valor econômico dos bens ou serviços vendidos aos participantes na área local, quando frequentam o ABBA Voyage.
Em outros lugares, o relatório mostra que o ABBA Voyage proporcionou oportunidades de emprego para 5.075 trabalhadores em Londres, incluindo aqueles diretamente ligados ao concerto e aqueles em outros setores que são apoiados pela existência do espetáculo, ou seja, garçons, vendedores, funcionários de hotel e etc.
Ainda de acordo com o relatório, 181.674 visitantes internacionais contribuíram com £42,72 milhões (36%) dos gastos diretos dos participantes na área local.
“Saber que no nosso primeiro ano completo, as operações do ABBA Voyage tiveram um impacto econômico em Londres de £322 milhões é extraordinário, e o nosso desafio será manter e aumentar este número, e garantir que os seus efeitos sejam duradouros”, disse Michael Bolingbroke, CEO/Produtor Executivo do ABBA Voyage.
“O fantástico sucesso do ABBA Voyage mostra mais uma vez como Londres é a capital mundial da música e está se recuperando do impacto da pandemia. (…) O sucesso do espetáculo é uma prova do apelo duradouro do grupo e espero que continue a encantar o público e a ajudar a enriquecer a economia local nos próximos anos, à medida que construímos uma Londres melhor para todos”, declarou Sadiq Khan, prefeito de Londres.
“O ABBA Voyage tem sido um sucesso incrível para a área e uma adição vibrante às atrações do Parque Olímpico Queen Elizabeth”, disse Lyn Garner, CEO da London Legacy Development Corporation. “Este uso inovador do nosso terreno em desenvolvimento resultou numa das melhores e mais populares atrações turísticas de Londres, com um enorme impacto na economia e no emprego locais”, completa.
Ainda de acordo com o MBW, recentemente, o KISS fez parceria com o Pophouse Entertainment Group no seu programa de avatares.