'ABBA Voyage': bastidores do show virtual que marca retorno do grupo após 40 anos
Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid prometem um concerto revolucionário, 40 anos em criação, e um novo álbum de estúdio do ABBA, “Voyage”. Foto: Divulgação
in

‘ABBA Voyage’: bastidores do show virtual que marca retorno do grupo após 40 anos

Com uma equipe de 850 pessoas envolvidas, as versões digitais do ABBA foram criadas após semanas e meses de técnicas de captação de movimento e performance

“ABBA Voyage”: bastidores do show virtual que marca retorno do grupo aos palcos após 40 anos.O ABBA, um dos grupos pop mais bem-sucedidos de todos os tempos, anunciou que, pela primeira vez em 40 anos, eles estão de volta, com um novo show virtual revolucionário que verá Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid com uma banda ao vivo formada por 10 integrantes, em uma arena construída em Londres para este propósito, a partir de 27 de maio de 2022, além de um novo álbum de estúdio, chamado “Voyage”.

As versões digitais do ABBA foram criadas após semanas e meses de técnicas de captação de movimento e performance com os quatro membros da banda e uma equipe de 850 pessoas da Industrial Light & Magic, a empresa fundada por George Lucas, no que é a primeira incursão da empresa na música. 

“Desde o início de minha carreira, e tendo tido o privilégio de trabalhar diretamente com eles por muitos anos desde então, tem sido uma alegria tremenda estar cercado pelo ABBA e sua música. Sua criatividade sem limites e suas melodias atemporais nos fazem querer fazer parceria com eles em tudo o que eles fazem, porque sabemos que será simplesmente fantástico”, diz Sir Lucian Grainge, Presidente & CEO do Universal Music Group.

ABBA quebra recorde de pré-venda no Reino Unido

Agora, após 40 anos desde seu último álbum de estúdio “The Visitors”, o ABBA não apenas gravou duas novas músicas, “I Still Have Faith In You” e “Don’t Shut Me Down”, que serão ambas apresentadas no concerto, mas também gravaram e produziram um novo álbum inteiro. Gravadas juntas no estúdio Riksmixningsverket, do Benny, em Estocolmo,Voyage” será lançado mundialmente no dia 5 de novembro pela Universal Music Group.

ABBA Voyage: os bastidores do show virtual

ABBA Voyage” será inaugurado no dia 27 de maio de 2022, na ABBA Arena, uma arena de última geração com capacidade para 3 mil pessoas, localizada no Parque Olímpico Queen Elizabeth, em Londres. Os ingressos já estão à venda no site do ABBA Voayge, acesse aqui.

O concerto “ABBA Voyage” é feito com a ajuda do produtor Svana Gisla (David Bowie Blackstar/Lazarus, Beyoncé e Jay Z para HBO, Springsteen and I), do produtor Ludvig Andersson (And Then We Danced, Yung Lean – “In My Head”, Mamma Mia! Here We Go Again), do diretor Baillie Walsh (Flashbacks of a Fool, Being James Bond, Springsteen and I), do produtor Co-Executivo Johan Renck (Spaceman, David Bowie Blackstar/Lazarus, Chernobyl) e do coreógrafo Wayne McGregor CBE (The Royal Ballet, Company Wayne McGregor, Paris Opera Ballet).

“Eu assisti o ABBA ganhar o concurso da Eurovision, em 1974, e nunca imaginei que 47 anos depois eu estaria com eles nesta viagem extraordinária. A vida às vezes é estranha e maravilhosa”, diz o Diretor Baillie Walsh.

ABBA quebra hiato de quatro décadas com singles, álbum e show
ABBA Voyage. Foto: Divulgação

“A magia da ABBA e os esforços hercúleos de toda essa magnífica equipe alcançam hoje um marco há muito esperado.  Poder finalmente compartilhar esse esforço com o mundo é um momento de orgulho para nós e mal podemos esperar para recebê-los em nossa arena no leste de Londres, um lugar onde estamos tão felizes de estar”, disseram Svana Gisla (Produtora) e Ludvig Andersson (Produtor).

Carta Aberta – ABBA 

“Já faz um tempo que não fazemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que está na hora de acabar com isso. Dizem que é imprudente esperar mais de 40 anos entre álbuns, por isso gravamos uma continuação de “The Visitors“.

Para dizer a verdade, a principal inspiração para gravar novamente vem de nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular que você jamais poderia sonhar. Vamos ser capazes de, na próxima primavera, nos sentarmos em uma plateia e assistirmos nossos ‘eus digitais’ executarem nossas músicas em um palco, em uma arena construída sob medida em Londres. Estranho e maravilhoso!

A todos vocês que pacientemente nos seguiram de um modo ou outro nestas últimas décadas:

Obrigado por esperarem – é hora de uma nova jornada começar.

Leia Mais:

“Chamamos simplesmente ‘Voyage’ e estamos realmente navegando em águas inexploradas. Com a ajuda de nossos ‘eus’ mais jovens, nós viajamos para o futuro. Não é fácil de explicar, mas isso não foi feito antes”.

“É difícil dizer o que tem sido a coisa mais alegre para mim (Benny) com este projeto. Se é o envolvimento em criar o show junto com todos ou estarmos de volta ao estúdio juntos novamente, após 40 anos. Acho que ouvir Frida e Agnetha cantando novamente é difícil para superar. Quando você vier à arena, você terá nós quatro juntos com uma banda absolutamente gloriosa de 10 integrantes. E mesmo que não seja em carne e osso, estaremos ali, graças ao trabalho da equipe criativa e da ILM”.

“Essas primeiras sessões em 2018 foram tão divertidas e quando Benny ligou e perguntou se eu (Anni-Frid) consideraria cantar de novo, eu agarrei a oportunidade! E que canções! Meu respeito e meu amor vão para esses compositores excepcionalmente talentosos e verdadeiramente geniais! Que alegria foi trabalhar novamente com o grupo. Estou tão feliz com o que fizemos e espero sinceramente que nossos fãs sintam o mesmo”.

“Quando nos reunimos novamente no estúdio eu (Agnetha) não tinha ideia do que esperar…, mas o estúdio de gravação de Benny é um ambiente tão amigável e seguro e, antes que eu percebesse, eu estava realmente me divertindo! Mal posso acreditar que finalmente chegou o momento de compartilhar isto com o mundo!”

“Essas duas são cantores tão incríveis, que eu (Björn) fiquei completamente chocado com a maneira como elas entregaram as canções. Elas são verdadeiras musicistas; totalmente não impressionadas pelo glamour das estrelas pop, mas ainda se divertindo muito e sendo criativas em um estúdio de gravação. O projeto ‘Voyage’ injetou vida nova em nós em mais de uma maneira”.

“Então, novamente, obrigado por esperarem! Esperamos vê-lo no “ABBA Arena” e sim – assistam – porque nós infundimos uma boa parte de nossas almas nesses avatares. Não é exagero dizer que estamos de volta”.

 Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid

Sobre o ABBA

Com quase 400 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, 17 hits Nº1 e mais de 16 milhões de streams globais semanais, o ABBA é uma das bandas musicais de maior sucesso do mundo de todos os tempos.  Desde sua descoberta com “Waterloo”, em 1974, a música do ABBA tem conquistado os corações de pessoas em todo o mundo.

Hoje, as músicas que eles criaram – escritas e produzidas por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, e interpretadas com paixão e compromisso por Agnetha Fältskog e Anni-Frid “Frida” Lyngstad – são consideradas como uma parte importante do cânone musical internacional. No século XXI, o ABBA é mais popular do que nunca.

O álbum “ABBA Gold”, lançado originalmente em 1992, ultrapassou recentemente sua 1000ª semana no UK Album Chart, sendo o primeiro álbum da história a atingir este marco. O conteúdo usando a hashtag #ABBA no TikTok atingiu recentemente um bilhão de visualizações, sem que o catálogo estivesse oficialmente disponível na plataforma. Em 2010, o ABBA foi introduzido no Rock N’Roll Hall of Fame e “Dancing Queen”, uma de suas músicas mais amadas, foi adicionada ao GRAMMY Hall of Fame em 2015.

Escrito por Láisa Naiane

Jennifer Lopez e Ben Affleck desfilam juntos em tapete vermelho

MTV VMA: Saiba como assistir a premiação