in

“Voyage” se torna o álbum de maior sucesso do ABBA

Lançado recentemente, o disco que marca o retorno do grupo foi o que alcançou as melhores posições nas paradas musicais

ABBA quebra hiato de quatro décadas com singles, álbum e show
(Foto: Divulgação)

O álbum “Voyage” marca o retorno do ABBA após mais de 40 anos e já é o projeto de maior sucesso do grupo. Lançado no início de novembro, o disco de inéditas estreia em segundo lugar na Billboard 200 de 20 de novembro, tornando-se o primeiro do grupo a estar no TOP 10 da parada.

Até esta semana, o álbum de maior sucesso do ABBA na Billboard 200 era o  “The Album”, de 1978, que alcançou a 14ª posição em julho de 1978.

Voyage” é o 14º álbum do ABBA na Billboard 200 e o sétimo a chegar ao top 40 – sem contar as trilhas sonoras do filme “Mamma Mia!”, que são covers das músicas do grupo.

ABBA quebra hiato de quatro décadas com singles, álbum e show
ABBA Voyage. Foto: Divulgação

O álbum também conquistou o topo da parada britânica pela segunda semana e obteve a maior contagem de abertura de um LP no Reino Unido desde “Divide”, do Ed Sheeran, lançado em março de 2017.

10º álbum #1 do ABBA no Reino Unido

É o décimo nº1 do ABBA na parada de álbuns britânica. “Voyage” conseguiu a façanha com 204 mil unidades equivalentes em sete dias. É maior semana de lançamento de um álbum no Reino Unido em quatro anos. A maior de 2021.

ABBA quebra hiato de quatro décadas com singles, álbum e show
(Foto: Divulgação)

Nos últimos dez anos, só quatro artistas conseguiram bater as 200 mil cópias na semana de lançamento no Reino Unido. Além de ABBA e One Direction, os outros foram Adele (com “25”) e Ed Sheeran (com “÷”).

Os feitos deste lançamento não param! O ABBA conseguiu vender 29,9 mil cópias do “Voyage” em vinil em sete dias: é o disco que vendeu mais vinis em menos tempo neste século. O título antes era do “Tranquility Base Hotel & Casino” (2018) do Arctic Monkeys.

Além disso, com a chegada de “Voyage” ao topo da parada, o ABBA completou 58 semanas de liderança no total. Só dois outros artistas ficaram tanto tempo no topo da parada de álbuns britânica: The Beatles e Elvis Presley.