O rapper 50 Cent aumentou a lista de críticos ao Grammy Awards neste ano. Desde que anunciou a lista de indicados à premiação, a Academia da Gravação vem sendo criticada por nomes como The Weeknd, Justin Bieber e Nicki Minaj, com endosso de Elton John e Drake.
50 Cent postou e apagou uma crítica à Academia pela seleção de títulos da categoria Melhor Álbum de Rap. Ele postou uma imagem com os cinco escolhidos e escreveu: “eles estão fora da realidade, né? Dêem o fora daqui”. O print foi divulgado pelo site HipHopDX.
Veja o post apagado por 50 Cent:
A crítica de 50 Cent se deve ao fato da Academia da Gravação ter selecionado álbuns pouco populares – que não tiveram impacto comercial. A categoria traz álbuns de D Smoke, Royce Da 519 e Jay Electronica, ignorando Lil Baby, Pop Smoke, Lil Uzi Vert e Roddy Ricch, que dominaram as paradas.
Na teoria, o Grammy Awards não é pautado pelas paradas. A Academia elege “os melhores”, em critérios subjetivos de qualidade, e não “os maiores”. Para isso, existe o Billboard Music Awards. Nesta semana, o presidente interino e CEO da Academia Harvey Mason Jr. tem repetido inúmeras vezes que os membros votantes buscam “a excelência”.
Empresário de Pop Smoke também critica Grammy Awards
Apesar do impacto na indústria, o álbum de Pop Smoke “Shoot for the Stars Aim for the Moon” não foi reconhecido pelo Grammy Awards. O rapper recebeu uma indicação apenas na categoria Melhor Performance de Rap, por “Dior”. Seu empresário, Steven Victor, teceu críticas públicas à Academia, em entrevista à revista GQ.
“Acho que o Grammy está de caozada, mano. Sem desrespeitar, mas quem é D Smoke? Não vou dizer que Pop Smoke começou um gênero, porque ele não começou o drill, mas Pop trouxe o drill para a vanguarda e fez isso ser mainstream. Ele teve um grande impacto. Esqueça que ele morreu, seu impacto foi sentido muito antes disso. Ele seria um mega astro. Como ele não é indicado para Álbum do Ano ou Álbum de Rap do Ano ou Artista Revelação?”, criticou.