Nesta semana Adele foi acusada de plágio pelo compositor brasileiro Toninho Geraes, de 59 anos. Sua música “Million Years Ago“, do álbum “25”, chamou a atenção pela semelhança com a faixa “Mulheres“, muito famosa na voz de Martinho da Vila, e um debate sobre o assunto repercutiu nas redes sociais… Mas sabia que essa não é a primeira vez que astros gringos “se inspiram” em artistas brasileiros?
Aqui no POPline você já entendeu qual é a diferença entre sample e crédito de interpolação com o caso entre Olivia Rodrigo e Paramore devido a música “deja vu“. Agora, o foco será nas polêmicas envolvendo supostos plágios e aqui você acompanha 5 situações controversas que aconteceram com obras nacionais e internacionais.
Adele X Toninho Geraes
O suposto plágio cometido por Adele veio à tona depois que Toninho Geraes concedeu uma entrevista à Veja. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, comentou o compositor.
Duas notificações extrajudiciais já foram enviadas à cantora e Greg Kurstin, outro compositor da faixa. A gravadora XL Recordings/Beggars Group e o grupo Sony Music também estão cientes.
Escute “Mulheres”:
Escute “Million Years Ago”:
A semelhança é tanta que tem até mashup na internet, juntando as duas canções em uma só. Confira:
Gotye X Luiz Bonfá
O ano era 2012 e o refrão “Now you’re just somebody that I used to know” tocava sem parar nas rádios. O sucesso do cantor belga Gotye foi certeiro, mas ninguém imaginava que “Somebody That I Used To Know” tinha um detalhezinho brasileiro em sua composição.
A música usa duas notas de “Seville“, lançada em 1967 pelo violonista Luiz Bonfá, e foi parar na justiça. A família do brasileiro entrou com um pedido e Gotye concordou em pagar royalties.
Escute “Seville”:
Escute “Somebody That I Used To Know”:
Leia mais:
- Adam Levine sobre Olivia Rodrigo e Paramore: “poderia ter mais compaixão”
- Paramore é creditado em “good 4 u”, de Olivia Rodrigo
- Olivia Rodrigo x Paramore: Você sabe o que é crédito de interpolação?
Rod Stewart X Jorge Ben Jor
Outro caso muito famoso foi quando Rod Stewart lançou em 1978 o hit “Da Ya Think I’m Sexy?”. O ponto alto da música lembra muito o “Têtêtêtêretê” de Ben Jor em “Taj Mahal” e o cantor brasileiro chegou a abrir um processo. O britânico, no entanto, reconheceu o plágio e os dois chegaram a um acordo amigável.
Escute “Taj Mahal”:
Escute “Da Ya Think I’m Sexy?”:
Black Sabbath X Vanusa
E qual a relação entre Vanusa e Black Sabbath? De primeira não existe nenhuma, mas a banda de heavy metal foi acusada de “copiar” a introdução da música “What to Do” da brasileira em seu sucesso “Sabbath Bloody Sabbath“.
Isso foi em 1973, quando as duas músicas foram lançadas com poucos meses de diferença. O disco da cantora brasileira saiu antes. Vanusa, no entanto, não recorreu e certa vez declarou que não passava de uma “coincidência musical”.
Escute “What to Do”:
Escute “Sabbath Bloody Sabbath”:
KISS X Secos e Molhados
Já no caso do Secos e Molhados e KISS, o cantor Ney Matogrosso acredita fielmente que os norte-americanos cometeram um “plágio visual” pela maquiagem pesada em seus rostos. Isso porque em 1970, três anos antes do lançamento da banda americana, ele, João Ricardo e Gérson Conrad já apostavam na mesma estética.
Um produtor tentou levá-los para os Estados Unidos. Sem sucesso, este mesmo produtor esteve envolvido no início da carreira da banda liderada por Paul Stanley e Gene Simmons. Coincidência?