Olivia Rodrigo x Paramore: Você sabe o que é crédito de interpolação? (Foto: Dilvulgação/Getty Images - Uso autorizado POPline)
in ,

Olivia Rodrigo x Paramore: Você sabe o que é crédito de interpolação?

Entenda a diferença entre interpolação, sample e plágio!

Não há como negar as semelhanças entre “good 4 u“, de Olivia Rodrigo, e “Misery Business“, do Paramore. E nesta quarta-feira (25) Hayley Williams e Joshua Farro foram creditados no hit da artista teen. Essa ‘parceria’, se é que podemos chamar assim, é definida como crédito de interpolação. Você sabia?

A mudança nos créditos de “good 4 u” repercutiu e alguns internautas até acusaram Olivia Rodrigo de plágio. Só que, mesmo sem um pronunciamento oficial, uma fonte revelou à revista Variety que a cantora esteve em contato com o Paramore antes mesmo do lançamento de canção. Além disso, os nomes de Hayley Williams e Joshua Farro já estavam no site ASCAP .

Foi esta mesma fonte que citou o crédito de interpolação, que nada mais é do que um ‘empréstimo’ — musicalmente falando — no qual um artista pega um trecho de uma canção já gravada e cria algo novo. Pensou no sample? Então… São duas coisas diferentes!

Enquanto um sample é um trecho de uma música original que foi copiado e colado em um projeto inteiramente novo, uma interpolação é quando uma gravação é recriada nota por nota e reflete a composição subjacente.

Exemplos de interpolação

São inúmeros os créditos de interpolação espalhados por aí, afinal, essa prática é bem comum na indústria musical. DJ Khaled, por exemplo, usou a melodia de Maria Maria de Santana em Wild Thoughts. Já Gangsta’s Paradise de Coolio é herdeira direta de Pastime Paradise de Stevie Wonder.

Ed Sheeran é definido como o ‘rei da interpolação’ pela Rolling Stone norte-americana. A melodia de Shape of You foi emprestada de No Scrubs da TLC, enquanto It Wasn’t Me de Shaggy inspirou Strip That Down — hit que Sheeran cedeu para Liam Payne.

E Aaliyah, por sua vez, já foi ‘interpolada’ diversas vezes! Vítima de uma acidente aéreo em 2001, a artista contribuiu para canções de Kanye West (Fade), Solange Knowles (Borderline (An Ode to Self-Care)), Kehlani (Personal) e Normani (Wild Side)!

(Foto: Divulgação)

Viu só? Créditos de interpolação estão aí e agora você já sabe!

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Robert Pattinson fala sobre Batman na CinemaCon

Robert Pattinson fala sobre Batman na CinemaCon

Selena Gomez explica comentário que fez sobre seu passado na Disney