Realizado na noite de ontem (12), o 31ª Prêmio da Música Brasileira (PMB) reuniu artistas e executivos da indústria fonográfica brasileira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nesta edição, o evento homenageou Tim Maia, com shows inéditos de Marisa Monte, Ney Matogrosso, IZA e Simone.
LEIA MAIS:
- Prêmio da Música Brasileira 2024: Veja os vencedores da premiação!
- Prêmio da Música Brasileira se une à UBC e lança nova categoria em 2024
- Artistas e editoras musicais americanos acusam Spotify de diminuir o pagamento de royalties
Sob a direção de José Maurício Machline e Giovanna Machline, a noite celebrou a carreira de Tim Maia. Os clássicos interpretados em 11 apresentações, por mais de 20 grandes nomes da música brasileira como Marisa Monte, Ney Matogrosso e IZA, unindo vozes consagradas e novos talentos da música nacional.
O PMB também premiou cantores, compositores, produtores e musicistas que mais se destacaram no decorrer de 2023, em 33 categorias. Apresentado por Regina Casé, o evento simulou o formato dos programas de auditório, com dança e cenografia assinada por Gringo Cardia. A premiação contou ainda com arranjos musicais de Pretinho da Serrinha.
José Maurício Machline deu as boas-vindas ao público, celebrando o legado de Tim Maia e passou oficialmente a liderança das próximas edições do PMB para sua filha, Giovanna Machline. Diretora de TV e cinema há mais de 20 anos, Giovanna dirigiu as últimas edições do PMB ao lado do pai.
“Mais um ano aqui nesse palco reverenciando a nossa música e os nossos artistas que são tão imensos quanto o tamanho do nosso país. Neste ano foram praticamente 12 mil inscritos. […] Gostaria de contar que essa semente tem um nome e ela se chama Giovanna, minha filha, diretora há mais de 20 anos, e que tem participado da direção ao meu lado em inúmeras edições e conhece esse prêmio como ninguém. Esse ano, ela passa a assumir oficialmente os novos voos desse legado. Eu estou muito orgulhoso de ter ao meu lado alguém que entende e que ama, primeiro esse país, e depois a música e seus artistas tanto quanto eu”, declarou Zé Maurício.
Silva, Jaques Morelenbaum, Sued Nunes, Negra Li, Xamã, Rachel Reis, Criolo, Lazzo, Yan Cloud e Jota.pê também subiram ao palco do Prêmio da Música Brasileira para prestar homenagem à Tim Maia. Entre os destaques das categorias do PMB, Xande de Pilares, Jards Macalé e Armandinho Macedo foram o mais premiados da noite, ganhando em 2 categorias cada um.