Foto: @dadayute/@ruxellnobeat/@thiagopantaleao Instagram
in ,

Especial: 30 artistas para conhecer antes de 2021 acabar

O ano está acabando, você ainda pode conhecer músicas novas!

Falta pouco tempo para o ano de 2021 acabar. O ano foi intenso em vários sentidos, inclusive no mundo da música. No entanto, enquanto não acaba, ainda há tempo para conhecer coisas novas. Por isso o Portal POPline vem para te ajudar com o especial “30 artistas para conhecer antes de 2021 acabar“.

Convidamos 30 artistas já muito conhecidos do público para indicar um outro artista que está começando. Com isso, você nomes nomes para curtir e ouvir muita música boa.

30 artistas para conhecer antes de 2021 acabar
Foto: Portal POPline

Leia Mais:

Conheça os artistas!

PRETA GIL indica KYNNIE

A estreia foi com Preta Gil indicando a artista Kynnie, a macaense que está em alta na cena R&B e tem os elementos certeiros para conquistar o Brasil.

Uma artista incrível que super indico é a Kynnie. Uma cantora Pop super potente, que canta desde muito novinha. Tivemos a oportunidade de trabalhar juntas num projeto/ep dela, o single ‘ORO’. Além de seu envolvimento com a música, Kynnie é uma mulher super empoderada e engajada em pautas sociais extremamente importantes nos dias atuais”, comentou Preta Gil.

LUDMILLA indica BIN & DIGGO

Ludmilla fez questão de indicar quem realmente aparece em suas playlists: Bin e Diggo!

“Ah! Eu indico quem eu ouço de verdade e na playlist não podem faltar Bin e Diggo. O Bin eu gosto demais, já temos até uma grande parceria juntos, que é a ‘Apê 1001’, que está na boca da galera. O Diggo é outro que estou sempre escutando. No ano passado mesmo, me perguntaram de uma música que eu estava ouvindo muito e era a dele: ‘Pernoite’. Todos talentosíssimos e que eu adoro me embalar ao som.”

ANY GABRIELLY indica CYNTHIA ERIVO

Any Gabrielly, a integrante brasileira do Now United, rasgou elogios a Cynthia Erivo, quem ela considera como um exemplo de excelência e uma inspiração.

“Na minha opinião, Cynthia Erivo é uma das maiores vocalistas do mundo e tem um talento gigante. Foi vencedora de um Tony, um Emmy e um Grammy e agora vai trazer a bruxa do oeste, Elphaba, a vida na versão em filme de Wicked! Ela é um exemplo de excelência, me inspira demais com o seu trabalho mas sua trajetória de vida também. Vou recomendar a música “I’m Here” do musical A cor Púrpura e o filme Harriett onde a Cynthia é a protagonista e também a compositora da música tema, stand up! Tenho certeza que vocês vão ficar de queixo caído assim como eu.”

MC Du Black indica Adrian Jean

MC Du Black, um dos nomes maios conhecidos do funk, aconselha que as pessoas conheçam melhor Adrian Jean, que é dos Estados Unidos, mas existe uma forte identificação e eles até trabalharam juntos!

O Adrian Jean é americano, vem de uma realidade totalmente diferente da minha, mas já me sinto próximo demais dele e acho que muita gente vai conseguir se identificar com o seu trabalho. Só consigo indicar ‘TBT (Várias Como Você)’, nossa parceria que acabou de sair, e que tem um significado bem profundo para nós dois: o videoclipe foi produzido por uma equipe 100% negra! Estou nessa caminhada há algum tempo e não é sempre que vemos iniciativas assim. Visibilidade importa em todos os espaços. Sinto muito orgulho dessa parceria”, explicou ele.

XAMÃ indica Major RD

Xamã já é um artista bastante conhecido do público e uma das principais revelações da nossa música nos últimos anos, agora, ele quer que o Brasil conheça Major RD, artista que mistura ritmos em sua música.

“Queria indicar o Major RD! Ele é um artista muito autêntico e ninguém faz o estilo que ele faz, que é uma parada meio punk e trap ou rock com trap. Ele impõe essa mistura muito bem nas batidas e acaba de lançar um álbum que é sucesso, se chama “Troféu”. Foi o artista que mais ouvi esse ano no Spotify. Então indico o Major RD pra vocês! Brabo demais!”, explicou Xamã.

VIEGAS indica JOTA.PÊ

Para sua indicação, Viegas escolheu um artista com quem ele já trabalhou: Jota.Pê, que ele descreve como tendo um talento indiscutível e uma musicalidade absurda.

“Me sinto muito feliz em conhecer e ter tido oportunidade de gravar uma música com um artista como o Jota.Pê. O cara tem um talento incontestável, uma musicalidade absurda, e traz uma leveza que aquece o coração até mesmo do maior vilão de qualquer filme. Com estilo inconfundível e timbre inigualável, ele tem uma doçura que penetra nos ouvidos facilmente com melodias que fogem do óbvio. Ele tem uma voz que sorri! Entre muitas músicas lindas, ‘Garoa’ é uma das minhas favoritas. Ela traz um sentimento de alegria, um olhar pras coisas simples da natureza e da vida como um todo. Vale muito a pena conferir”.

PRISCILLA ALCANTARA indica AMEN JR

Priscilla Alcantara foi um dos nomes de destaque da música brasileira de 2021, está vivendo uma nova fase na carreira e indicou pra gente seus amigos da banda Amen Jr.

“Esses caras são meus amigos pessoais e artistas que eu sempre apostei! Eles compõem muito bem a cena de rock alternativo, tem um look incrível e letras inteligentes. Os vocais são únicos, o vocalista é mesmo um rock star.”

IZA indica MARIAH NALA

IZA, uma das cantoras mais queridas do pop brasileiro, indicou uma nova e grande voz que vem de uma menina: Mariah Nala!

“Eu indico a Mariah Nala, uma artista incrível que eu admiro demais. Ela tem uma das vozes mais lindas dessa nova geração. Me dá muita vontade de ver tudo o que ela vai conquistar, porque é uma daquelas artistas que quando aparecem já deixam todo mundo de queixo caído. Curiosamente, ela também foi divulgada pelo Paulo Gustavo, o que me faz lembrar da minha trajetória. Inclusive, vamos cantar juntas no Prêmio Multishow, em homenagem a ele.”

LIA CLARK indica GRAG QUEEN

Uma das drag queens mas adoradas do Brasil, Lia Clark, indicou uma outra drag: a Grag Queen!

“Acho que precisamos de cada vez mais Drags no cenário musical e não posso deixar de indicar uma das que mais aposto pro futuro! Acho que a Grag tem seu estilo único, um vozeirão e muito interessante de acompanhar…. principalmente na rede vizinha onde ele dá surra de conteúdo. Ela vai representar o Brasil no novo reality show feito pra Drag cantoras e tenho certeza que ela vai trazer essa vitoria pra nós.”

SILVA indica RDD

O cantor Silva também deixou sua contribuição em nossa lista especial e indicou o músico e produtor RDD.

O Rafa é do tipo de gente que eu quero sempre por perto. Energia boa e criativa o tempo todo. Gosto muito da mistura de sons que ele faz. É um dos melhores produtores de música eletrônica bem brasileira que tive o prazer de trabalhar junto.

DI FERRERO indica MARÔ

Ex-vocalista da banda NX Zero, o cantor e compositor Di Ferrero trouxe do cenário alternativo a sua indicação: Marô.

A Marô tem além do básico que o artista tem que ter, que é cantar bem e ter um estilo próprio. Eu vejo nela uma pessoal muito interessante que consegue colocar isso pra música. Ela tem um flow muito legal, tem atitude rock n’ roll e sabe fazer o pop muito bem também. Isso chama a atenção, é interessante, é legal! Então, ela tem muito a oferecer e eu tenho certeza que ainda vamos ouvir muito o nome dela nos próximos meses e nos próximos anos.

Vitor Kley indica Allen Stone e Ole Børud

“Os 2 têm uma musicalidade que me chama muita atenção. O controle vocal, as ideias de arranjo, os caras são demais ao vivo, são de verdade mesmo. O NPR Tiny Desk do Allen Stone é incrível! Foi lá que conheci ele. Fica a dica pra quem quiser conferir”.

Alceu Valença indica Martins e Isabela Moraes

O Alceu Valença indica dois artistas especiais no quadro de hoje. Ele é um artista super conceituado, ou seja, para estar entre suas indicações tem que ser realmente bom!

Vocês não podem deixar de ouvir o Martins e a Isabela Moraes, dois super artistas da cena musical Pernambucana. Além de cantores, são baita compositores e eu não poderia deixar de enaltecer pessoas da minha terra querida. Também não posso esquecer dos meus filhos: Juba e Ceceu Valença“, disse ele.

PITTY indica JOSYARA

Como boa baiana, Pitty tem uma indicação de sua terra: Josyara. Segundo Pitty, ela descobriu Josyara em suas pesquisas por novas músicas e acabou descobrindo, depois, muitas coisas em comum com ela.

“Minha indicação é a Josyara. Pesquisando música, me chamou atenção uma artista nova, então escutei o ‘Mansa Fúria’, disco dela. Depois, participando do WME, eu a encontrei e disse a ela que gostei muito do seu trabalho. Um tempo depois, descobrimos várias coisas em comum: ela toca em uma banda com meninas que já tocaram comigo no passado, além de ser da Bahia também.”

Duda Beat indica Bivolt

Emplacando hit atrás de hit, Duda Beat escolheu o talento de Bilvolt para nossa lista de fim de ano. E a indicação vem com quem conhece de perto o talento da cantora. Afinal, as duas já dividiram vocais numa parceria, intitulada “Raspa Placa”, quando a voz de “Bichinho”, pode conhecer melhor a arte e a história da colega.

“Minha artista indicada é óbvio que é a Bivolt. Acabei de fazer um feat com ela, que se chama “Raspa Placa”, e nesse processo pude conhecer melhor da Bivolt, da história dela, que é linda. Então procurem saber dessa artista maravilhosa, que tem força na voz, força nas palavras e que eu tenho certeza que vai encantar muito o mundo”, diz Duda.

LÉO SANTANA indica DIGGO, GIBI8 e YOÚN

Léo Santana é um dos maiores nomes da música baiana atual e para sua indicação de artistas para prestarmos atenção em 2022, ele veio logo com três nomes: Diggo, Gibi8 e Yoún. Os três artistas mostram a pluralidade musical brasileira, misturando pagode e trap.

“O Diggo eu já conheço há um tempo e antes de se tornar artista independente, ele era compositor de alguns sucessos meus, inclusive “Contatinho” é uma composição dele. Ele se lançou como artista através da força do Rafinha RSQ, produtor, lançou um EP de pagotrap com canções autorais e desde sempre me identifiquei muito com ele e com o estilo musical dele de fato. O Gibi8 é um moleque de Salvador que tá vindo com um pagotrap também bem interessante e composições autorais. Ele tá metendo as caras e já tá criando um buxixo aqui em Salvador, tem um som muito peculiar que eu gosto muito – essa mistura de trap e pagodão. Já Yoún tem um som bem lindo! Um pop romântico com ideias e atitudes e que eu venho ouvindo demais. Ainda não conheço Yoún pessoalmente, mas o som eu já conheço muito. Acredito que esses artistas prometem muito em 2022.”

PK indica JHOW

PK indicou JHOW, um artista que tem uma origem bem parecida com a dele.

“Assim como eu, o JHOW é cria das batalhas e é da Ilha também. Ele é um artista de trap com uma estética de rima muito boa, bem carioca e tem tudo pra explodir no próximo ano!”, explicou.

Curtiram o som do Jhow? Ele lançou o single “Estrela” recentemente e merece um pouquinho da sua atenção!

Sandy indica Madison Cunningham

Sandy é uma das cantoras mais talentosas em nosso país e tem um ótimo gosto musical. É bom ficar ligado na dica dela, não é mesmo? Ela indica Madison Cunningham, uma cantora, compositora e guitarrista californiana.

Madison Cunningham é um cantora e compositora talentosíssima. O que me chamou a atenção logo de cara, foi o tanto de recursos e timbres q ela tem na voz. Quando ouvi um álbum inteiro, rapidamente me identifiquei demais com o ‘estilo’ musical, com as belas composições e, conhecendo mais, fui admirando-a mais e mais tb como instrumentista. Ela é pouco conhecida no Brasil e mesmo nos EUA, seu país de origem e onde ela até já ganhou Grammy. Mas, aposto q não vai demorar muito pra q ela seja aplaudida por um público muito maior, quem sabe, aqui no Brasil tb. Ela merece todo reconhecimento“, disse Sandy.

LEXA indica NICK

Como boa carioca funkeira, Lexa resolveu indicar um nome que está crescendo no cenário do Funk Carioca: Nick.

“Eu acho que um artista que tem que ser notado, ainda mais notado, nesse próximo ano, sem dúvidas, é o Nick. Que é um cantor de funk tão gente boa, faz o som dele, o trabalho dele, dança pra caramba! Sempre entrega músicas legais, divertidas. Acho que a galera pode ficar de olho nele também nesse próximo ano”, afirmou Lexa.

FLAY indica FARINA

Flay tem um estilo e um gosto muito eclético. Para sua indicação, ela foi à Colômbia e exaltou a cantora Farina.

Ela é uma artista completa, rapper, compõe, canta, atua, e faz tudo de forma impecável. As músicas dela trazem muita personalidade, Farina é uma representante da música latina, pioneira do reggaeton na Colombia, eu admiro demais e acho que todo brasileiro deveria conhecer“, elogiou ela.

GLORIA GROOVE indica LUKINHAS

Gloria Groove tá sempre muito antenada aos novos talentos, tanto nacionais como internacionais, e para sua indicação de artista que devemos prestar atenção em 2022, a drag queen escolheu Lukinhas, que trabalhou com ela em várias composições do álbum “Lady Leste”.

“Vou indicar o LUKINHAS, pq é um multiartista carioca que está presente em mais de uma composição do álbum Lady Leste e que com certeza ainda vai causar muito na cena pop”, afirmou Gloria Groove.

Gabi Melim indica Anna Pêgo e Marília Lopes

Gabi incluiu dois talentos femininos para a lista. Lopes e Pêgo apresentam uma sonoridade bem próxima a do Melim. Quem acompanha o trabalho do grupo, certamente vai gostar das indicações:

“A Anna Pêgo eu conheci ela no show do OUTROEU que a gente foi fazer participação, ela também tava lá cantando, fazendo abertura. E eu fiquei impressionada assim com a voz dela, ela cantando, tocando… eu achei incrível. Uma artista maravilhosa de uma voz única. Assim que eu bati o olho ela me chamou atenção, acho que ela tem muito carisma também. Ela tem um brilho. Não consigo dizer, é muito subjetivo, acho ela uma estrela. Incrível.

E a Marília Lopes tem uma voz forte, uma voz muito presente, muito madura. Ao mesmo tempo doce, rouca… eu acho lindo ela cantando. Também é instrumentista, as duas são. Eu acho isso muito poderoso, as duas escreverem músicas, cantarem, tocarem, são artistas completas. Eu acho elas maravilhosas, com muito potencial, e lindas. Então acho que a galera devia conhecer.” 

Juliette indica Soulucas

Juliette se tornou um dos maiores fenômenos do entretenimento do ano e também deu sua indicação. Ela está ligada nas novidades da música nacional e indicou o Soulucas.

Tudo que envolve o trabalho do Soulucas é culturalmente muito rico e gostoso de ouvir: tem R&B, uma levada meio blues e muita brasilidade também. O Lucas Dantas, que encabeça essa projeto, tem uma voz linda e acolhedora”,  elogia ela.

Gaby Amarantos indica Leona Vingativa e Viviane Batidão

Quem mandou o recado pra gente foi a Gaby Amarantos! Ela escolheu dois grandes nomes da música paraense: Leona Vingativa e Viviane Batidão!

“A Leona é uma artista do meu bairro, do Jurunas, e é uma artista trans, preta. Ela tá num feat comigo no “Purakê”, numa música que se chama “Arreda”, junto com a Viviane Batidão, que também é uma expoente do tecnomelody. São duas grandes artistas e a Leona também estava no último clipe que a Anitta gravou em Belém. Sou apaixonada por ela, pela criatividade, pelo trabalho, pela persistência dela, pelo talento dela. E a Vivi também é uma artista maravilhosa que tem vários clipes e já tem uma carreira consolidada no Pará, já está pronta pra conquistar o Brasil. Ambas! Muita gente já conhece a Leona, mas eu não consigo não falar dela porque ela é minha afilhada!”

HITMAKER indica Carolzinha

HITMAKER também entrou na lista e indicou a Carolzinha, da dupla Carol e Vitória. Olha só o que eles falaram:

“Ela acabou de lançar sua carreira solo, uma música chamada Perfume com participação do Igor e Nairo. Ela vem no pop misturado com o trap, uma ótima compositora com flows e uma voz muito forte… Então esperem dela muito por vir, clipes, estética surreal. É a nossa aposta de 2022 e também pra ouvir ainda em 2021!”.

Péricles indica Jeniffer Nascimento

A indicação de Péricles não poderia faltar. O cantor indicou a maravilhosa Jeniffer Nascimento. Se liga:

“Eu quero indicar a Jeniffer Nascimento, que há muito tempo conheço e há muito tempo vem fazendo bastante sucesso, seja como atriz, cantora de musical e agora lançando-se na carreira de cantora muito bem. Uma novidade bem bacana no mercado, uma grande cantora que vem surgindo, que emociona a gente quando vê ela cantando. Estou muito ansioso pra ver o que ela tem pra mostrar pra todos nós. Segura que a Jeniffer tá chegando!”

JÃO indica NATHY PELUSO

A indicação do momento é do Jão! Ele escolheu a maravilhosa Nathy Peluso pra vocês conhecerem, olha só o que ele falou:

“A Nathy Peluso é uma das artistas mais legais e interessantes que conheci nos últimos anos. Ela tem uma identidade musical marcante e um repertório bem bacana!”.

Daniel Boaventura indica Bryan Behr

Ícone das performances musicais, Daniel Boaventura conta o que lhe chamou a atenção na arte do músico Bryan Behr.

“Fui apresentado ao Bryan Behr este ano. Acho que o que mais me chamou atenção foi como ele descobriu seu timbre vocal e sua identidade / estilo musical tão cedo. Que felicidade também ter encontrado um direcionamento artístico bem alicerçado na figura do empresário / produtor Juliano Cortuah. A sonoridade da sua música é convidativa sem ser simplória, sua voz consegue manter a mesma sonoridade suave trafegando pela sua extensão vocal cuidadosamente pensada para suas composições. Acho que ainda vamos ouvir falar muito (e bem) desse rapaz. Um artista com voz própria e trabalho original.”

 

Ruxel indica Dada Yute, Thiago Pantaleão, Kynnie e Lukinhas

Ruxell encerra nossa lista de indicações com quatro nomes incríveis, confira o que ele disse sobre cada um deles:

“Tô aqui para indicar quatro artistas que estão em crescimento que eu acho que todo mundo deveria ouvir! Vamos lá: o primeiro da lista para mim é o Dada Yute, ele é um dos grandes nomes de aposta para o cenário do reggae brasileiro que eu acredito muito que ele vá transcender e vai se tornar um dos ícones pops do Brasil! Ele está sendo um dos primeiros a trazer essa mistura do reggae com o trap para o Brasil e com mensagens positivas para dentro do trap, trazendo uma nova ótica sem perder a identidade dele em nenhum momento. Eu acho que ele tem um potencial gigantesco e, além de ser um grande artista, ele tem muita colaborar com o mundo com seu olhar de uma forma positiva, trazendo inovações também! Ele é um cara muito antenado no mundo da NFT, ele pode ser chamado de crypto-rasta… Então ele é um cara que eu acredito que tem muito para somar na arte do Brasil, não só na música, mas como uma figura artística mesmo.

O segundo da lista vai ser o Thiago Pantaleão! Ele é um dos grandes artistas que a gente aposta pra ser uma revelação pop para os próximos anos, porque ele tem tudo o que um artista pop pede e de sobra ele canta pra caramba! Tem alcances vocais absurdos, desde um gravão sinistro até um agudo absurdo, vocês podem ouvir nosso som “Bumbum Check”. E além de tudo ele é um cara que tem um coração enorme, uma humildade e simplicidade que poucos carregam nessa caminhada da música pop do mainstream. Eu acho que isso vai trazer um diferencial para ele muito importante, essa pureza e inocência, ao mesmo tempo tendo toda a ousadia que ele tem nos looks, na forma de fazer críticas ao sistema, às vezes sem precisar cantar, só por estar presente da forma que ele quer ser, como ele quer ser artisticamente, como ser humano… Então ele é um dos que a gente acredita muito!

O terceiro da lista vai ser a Kynnie, uma grande artista também que tá crescendo a cada dia. Eu acho que ela é essencial para a música brasileira, para essa renovação da música pop brasileira, porque ela vem ocupando um novo lugar de uma artista pop que a gente não tem aqui ainda. Essa coisa que traz uma bagagem super retrô de influências e traz alcances vocais também absurdos, ao mesmo tempo sendo moderna. Então eu acho que ela tem essa semelhança com o Tiago, de só precisar existir sem precisar cantar, saca? Aquela pessoa que quando chega sente que ela realmente precisaria existir no mundo para que as pessoas possam ter ela como referência, e eu acredito que ela vai ser referência para muitas pessoas nos próximos anos e tem uma carreira linda pela frente. Acredito muito muito muito no potencial dela, não só como artista, mas como ser humano também, trazendo muitos temas importantes para serem falados dentro da cultura pop e trazendo novas sonoridades, com um olhar completamente diferente do que tem acontecido buscando uma influência ancestral… Então acho que ela vai trazer esse pop conceito muito bem entregue, tenho certeza.


E o último da lista, mas não menos importante, vai ser o Lukinhas, que eu acho que é um dos grandes fenômenos que a gente pode dizer desses últimos dois anos… É um artista que nasceu na pandemia, então ainda não teve oportunidade de fazer show e já acumula milhões de plays. Eu acho que ele vai muito muito longe, porque agora ele de fato se encontrou e tem aí um caminho brilhante pela frente. Ele é um dos mais incríveis que eu já conheci na vida, também carrega essa pureza e simplicidade junto com ele… Ele é sinistro, com alcances vocais absurdos, canta de tudo, produz muito também, então acho que isso joga ele como uma uma grande arma de versatilidade para o mercado. Ele pode um dia aparecer como o Justin Bieber da favela, outro dia ele pode aparecer com um grupo de pagode cantando ao lado dele e você vai sentir que no fundo de tudo tem Lukinhas. Ele tem essa personalidade que tá cada vez mais firme e agora no próximo ano eu acho que vocês vão conhecer de fato o Lukinhas como artista. Ele também é um cara que tem muito a agregar para além da música pop, porque ele é um cara que bebe das fontes urbanas, do pagode e tem muita influência do pop. Eu acho que isso tudo torna ele muito único, além do talento inegável dele, multi-instrumentista…Não tenho nem tantas palavras para definir porque ele realmente é sinistro!” 

Obs.: Esta publicação será atualizada assim que novos artistas revelarem suas indicações.

Escrito por Caian Nunes

BTS reage ao cover de “Dynamite” em “Emily in Paris”

Grag Queen vence a primeira temporada do Queen of the Universe