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Billboard e Twitter criam ranking de músicas mais tweetadas

A classificação será uma das primeiras da Billboard, que não mede o quanto as pessoas ouvem música

Foto: Logo Billboard e Twitter/Divulgação

A Billboard, uma das principais referências de rankings musicais em escala global, está publicando uma classificação das músicas mais populares nos EUA com base em uma nova métrica: conversas no Twitter.

De acordo com a publicação da Bloomberg, a Billboard atualizará o gráfico todos os dias e também escreverá histórias e gravará vídeos sobre os dados que aparecerão em seu site e no Twitter. Os anunciantes podem pagar para patrocinar o gráfico, chamado de “Hot Trending da Billboard Powered by Twitter”, ou comprar patrocínios nos vídeos e artigos produzidos nos gráficos.

Twitter Internal 2021
Foto: Twitter Marketing

 

A Billboard tem sido o principal recurso da indústria musical para medir o que é popular: ela já publica as principais paradas de músicas e álbuns mais populares, bem como classificações específicas para gêneros como Country e Hip-Hop, nos EUA. A Bloomberg aponta que a Billboard abordou o Twitter há cerca de um ano, para criar um novo gráfico que refletisse sobre as músicas sobre as quais as pessoas mais falam nas redes sociais. As duas empresas anunciaram a oferta em uma apresentação no Twitter para anunciantes nesse mês.

A música é o tópico de conversa mais popular no Twitter, de acordo com Sarah Rosen, Chefe de Parcerias de Entretenimento da empresa de mídia social. Quando um artista lança um novo álbum e um novo produto, ou faz uma aparição em um grande festival de música, seus fãs vão ao Twitter para falar sobre isso. O gráfico é incomum para a Billboard porque não mede o que as pessoas estão ouvindo, mas sobre o que falam. A música mais popular em um determinado dia pode não ser a mais popular no rádio ou no Spotify, mas pode estar em alta por causa de um aniversário ou uma apresentação em um programa como o “Saturday Night Live”, por exemplo.

“Isso tudo está ligado à conversa”, disse Rosen. “Esta é outra maneira legal de dividir e dividir dados musicais que são diferentes do que eles estão fazendo com todas as outras paradas lá fora”, afirma.

De acordo com o Twitter, o tópico de streaming e experiências baseadas em conteúdo, cresceram +198% após o início da pandemia. As menções às transmissões ao vivo e às experiências virtuais imersivas também aumentaram, com +551% e +546%, respectivamente. As pessoas estão muito engajadas no assunto e 2021 promete ser um ano histórico para o volume de Tweets sobre entretenimento. 

Billboard e Twitter criam ranking de músicas mais tweetadas
Foto: Twitter Marketing

O Ranking do Twitter é uma nova ferramenta divertida para os fãs e uma oportunidade para as duas empresas obterem lucro. O Ranking é a seção mais popular do site da Billboard e gera o maior número de interações nas mídias sociais. É um motivo para os especialistas do setor pagarem por uma assinatura e para o fã comum ir à Billboard e impulsionar seus negócios de publicidade. Os gráficos também criam suas próprias notícias – Justin Bieber passou para o primeiro lugar! – e a Billboard planeja criar vídeos analisando os movimentos.

“Os anunciantes podem se alinhar com as tendências mais quentes da música e os tópicos mais interessantes”, disse o presidente da Billboard, Julian Holguin, em uma entrevista. “Mover-se na velocidade da cultura é difícil, e este gráfico pode ajudar os anunciantes a participar disso.”

Com o objetivo de resgatar a proximidade em um momento de incerteza, as pessoas passaram a compartilhar seus momentos de entretenimento, dando opiniões, dicas e discutindo sobre os bastidores. Desde o início da pandemia, a necessidade de distanciamento social reforçou o papel da plataforma de encurtador de distâncias.